8 coisas que você nunca deve deixar em seu banheiro

8 coisas que você nunca deve deixar no banheiro

Apesar de acreditarmos que a forma mais prática de guardar alguns objetos é mantê-los no banheiro, a verdade é que eles podem acumular bactérias perigosas neste ambiente.
8 coisas que você nunca deve deixar no banheiro

O banheiro costuma ser o centro da rotina matinal. Talvez você acredite que seus hábitos de limpeza são excepcionais e que este cômodo está perfeitamente limpo e desinfetado em sua casa.

Ainda que você possa ter razão, é importante lembrar que este ambiente possui algumas bactérias e toxinas prejudiciais.

Talvez desde pequeno você tenha criado o hábito de deixar neste cômodo a escova de dentes porque esta parece a decisão mais prática, mas esta não é uma boa ideia para a sua saúde.

Falaremos aqui de 8 objetos que nunca devemos deixar no banheiro. Descubra a seguir!

Objetos que não devem ser armazenados no banheiro

1. Escova de dentes

Se há uma coisa que todo mundo deixa no banheiro é a escova de dentes. Sabemos que é mais simples entrar e simplesmente pegá-la e usá-la ali, mas há riscos, especialmente se você compartilha o banheiro.

Pesquisadores da Universidade de Quinnipiac (Connecticut, Estados Unidos) encontraram material fecal em 60% das escovas de dentes guardadas em banheiros compartilhados, independentemente de como as mesmas eram armazenadas.

Isso significa que ainda que você mantenha bons hábitos, no fim estará promovendo o crescimento de bactérias neste objeto.

Além disso, você não pode se esquecer de que o banheiro é uma área muito úmida. Isso impede que sua escova de dentes seque corretamente entre um uso e outro. Nossa recomendação é que a guarde em seu quarto ou em uma área da casa que seja mais seca.

Para evitar que suje, você pode adquirir um estojo para escovas de dente. Há alguns que são completos e outros que cobrem a região onde estão as cerdas.

2. Remédios

comprimidos-no-banheiro

O calor e a umidade do banheiro tiram a efetividade dos medicamentos. Em alguns casos eles podem perder suas propriedades antes da data de validade indicada na caixa.

Para guardar seus medicamentos lembre-se:

  • Escolha lugares que sejam frescos e secos. Qualquer gaveta do seu quarto é boa ideia. Em contrapartida, na cozinha encontramos os mesmos problemas que no banheiro.
  • Mantenha seus medicamentos na caixa original. Isso não só lhe permitirá identificar bem o remédio e tomar os comprimidos correspondentes em cada caso, mas você poderá consultar a data de validade e evitará que se danifiquem ou despedacem.
  • Deixe seus medicamentos em um lugar onde não sejam de fácil acesso para crianças e animais de estimação.

3. Lâminas de barbear

O ambiente úmido pode fazer com que a lâmina do metal se oxide, inclusive antes mesmo de você usar.

O único momento em que você pode deixá-las no banheiro é quando ainda estiverem lacradas no pacote.

Este conselho também é válido para as tesouras e todos os produtos que contenham metal e possam se oxidar com facilidade.

4. Maquiagem

Manter sua maquiagem no banheiro pode ser um inconveniente. Ela não durará muito, já que os produtos vencerão antes do tempo.

O calor e a umidade vão degradando pouco a pouco as sombras, os blushs, batons e bases. Além disso, algumas bactérias podem se instalar nestes produtos com muita facilidade.

O melhor que se pode fazer é mantê-los em um lugar seco e fresco de seu quarto. Um dos truques de beleza é guardar os esmaltes de unhas na geladeira: isso evitará que sequem e fiquem espessos demais.

5. Perfumes

Sua fragrância favorita pode obter um odor rançoso se você a mantiver no banheiro por muito tempo. As altas temperaturas e o vapor d’água fazem com que os aromas mudem.

O conselho é manter esses produtos no quarto em uma gaveta, ou em um lugar onde a temperatura seja relativamente constante.

6. Preservativos

Você tem um armário em um banheiro que parece muito discreto e o lugar perfeito para guardar os preservativos? Bom, usar este espaço é um erro. O lugar correto seria em uma mesinha de cabeceira.

A exposição ao calor e à umidade pode danificá-los com o tempo, diminuindo assim seu percentual de eficácia.

7. Jóias

Assim como as lâminas de barbear, suas jóias e bijuterias favoritas podem ser afetadas pela umidade do ar.

Aqueles objetos que não são originais e que são banhados em metal ou outro material podem começar a se oxidar. A prata, por sua vez, empena com mais rapidez.

O ideal é que você tenha caixinhas especiais para suas joias. Elas costumam ficar bem fechadas e, na parte de dentro, possuem seções protegidas com tecidos de camurça. A função deles é fazer com que o pó não entre e que as joias se mantenham em bom estado sempre.

8. Pentes e escovas

coisas-que-nao-deve-deixar-no-banheiro

Os pentes e escovas de cabelo que são mantidos no banheiro também estão propensos a acumular germes. Mesmo se forem mantidos em gavetas, isso não será suficiente se estiverem em um ambiente úmido.

A umidade do ar ajuda as bactérias a prosperarem e inclusive pode causar a formação de mofo nas escovas. Guardá-los em seu quarto é o ideal.

Como você pode ver, armazenar certas coisas no banheiro não é o mais apropriado. Se você tem dúvidas em relação a algum objeto que não tenhamos mencionado, pense se pode existir algum problema relacionado ao desenvolvimento de germes e bactérias.