8 dicas para manter os rins saudáveis - Melhor Com Saúde

8 dicas para manter os rins saudáveis

A água é fundamental para que nossos rins funcionem corretamente. É muito importante que tomemos cerca de 2 litros por dia. Também podemos incluir sucos e outros alimentos hidratantes.

Os rins são órgãos encontrados na parte inferior das costas. Eles são os responsáveis pela produção da urina, eliminação de resíduos tóxicos, regular a água do corpo, equilibrar os minerais e ácidos do organismo e de manter a pressão sanguínea sob controle. Sua função é essencial para o corpo.

Tudo isso pode ser alterado quando os rins se intoxicam ou têm falhas em seu funcionamento. Por isso, é muito importante cuidar destes órgãos e adotar um estilo de vida saudável que irá garantir sua saúde.

Todas as pessoas podem fazer muito para cuidar de seus rins todos os dias. A seguir, compartilharemos 8 dicas para manter os rins saudáveis e que contribuem para a saúde e o bom funcionamento desses importantes órgãos.

Alimentação saudável

Alimentaçao-saudavel-500x329

O consumo de fast-food, alimentos refinados e açúcares sobrecarregam as funções dos rins e afetam a seu funcionamento, já que eles são responsáveis por metabolizar as toxinas que se acumulam no corpo.

É muito importante evitar este tipo de comida e adotar uma dieta saudável, que inclua frutas, legumes, cereais e alimentos com alto teor de fibras.

Fazer exercícios

Ter um peso saudável também é fundamental para manter os rins saudáveis e em bom funcionamento. Fazer exercícios físicos é a maneira mais eficaz para queimar gordura, diminuir o peso e manter o organismo saudável.

O ideal é praticar, pelo menos 30 minutos de exercício por dia, combinando exercícios cardiovasculares com rotinas de força.

Não se esqueça de ler: 11 passos para desinchar o abdômen

Controlar os níveis de colesterol

Pessoas que sofrem de colesterol alto correm maior risco de sofrer problemas ou danos renais. Reduzir os níveis de colesterol pode ajudar a melhorar os casos de insuficiência renal e, aliás, previne os problemas de hipertensão que são comuns em pessoas que padecem de problemas nos rins.

Beba bastante líquido

 Tomar-bastante-líquido-500x334

Muitos dos problemas nos rins ocorrem como consequência da desidratação. Para estes órgãos, é muito importante receber a hidratação adequada, pois isso é o que lhes permite funcionar corretamente.

Não há quantidade exata de água por pessoa, mas é sabido que aqueles que fazem atividades físicas ou que vivem em climas quentes devem aumentar o seu consumo.

Evitar medicamentos e drogas

Abusar de medicamentos de venda livre pode ser prejudicial para os rins a médio e longo prazo. Anti-inflamatórios e analgésicos em excesso causam dano renal e outros problemas de saúde que podem se tornar irreversíveis.

Por esta razão, recomenda-se que sejam consumidos somente sob prescrição médica e em doses mínimas. As drogas ilícitas também afetam os rins e outros órgãos vitais do corpo. Esta é, certamente, mais uma razão para evitá-las.

Não fumar

Nao-fumar-500x334

Atualmente, as pessoas que fumam são conscientes de que estão intoxicando seu corpo e aumentando o risco de sofrer de doenças tão graves como o câncer. Os pulmões são os órgãos mais afetados por este mau hábito, mas eles não são os únicos.

O consumo de cigarros pode causar câncer de laringe, faringe, bexiga, estômago e rins. Além disso, o risco de danos nos rins e câncer é maior para quem sofre de diabetes, hipertensão ou obesidade.

Evitar o consumo de sal

O sal é um ingrediente que está presente na maioria das cozinhas do mundo, para não dizer em todas. Este condimento, usado em milhões de receitas, é a causa de muitos problemas de saúde, incluindo danos e insuficiência renal.

Vários estudos têm demonstrado que nas pessoas que consomem mais do que a dose recomendada por dia, as consequências se tornam evidentes a médio e longo prazo.

É muito importante reduzir a ingestão de sal e evitar os alimentos que o contenham em grandes quantidades. Em vez disso, podem-se usar outras especiarias saudáveis como o orégano e a pimenta.

Quer saber mais? Leia: Cuide de seu coração e fígado com água morna com limão

Suco para limpar os rins

 Manga-500x334

Os rins acumulam toxinas e resíduos que podem causar sérios problemas na saúde do rim, como é o caso dos cálculos ou a insuficiência. Uma limpeza regular pode ajudar a eliminar todas estas substâncias tóxicas que podem afetar a saúde de nossos rins. Para isso, o suco que recomendaremos a seguir pode ser muito útil.

 Ingredientes

  • ½ manga
  • 1 laranja
  • 1 toranja ou laranja
  • ¼ de melão

Como prepará-lo?

Descasque as frutas e corte-as. Lave-as muito bem e, em seguida, coloque-as no liquidificador para processá-las. Bata por alguns minutos e beba bem fresco.