8 diuréticos naturais para combater a retenção de líquidos

8 diuréticos naturais que ajudam a combater a retenção de líquidos

Um dos diuréticos naturais mais recomendados é a castanha da índia, cujos flavonoides estimulam a eliminação de líquidos, além de melhorar problemas como as varizes ou a flebite.
8 diuréticos naturais para combater a retenção de líquidos

Os diuréticos naturais são aqueles alimentos e ervas cujas qualidades ajudam a aumentar a diurese do corpo, ou seja, a capacidade de eliminar o excesso de líquidos que costumam ficar retidos por diferentes motivos.

Quando o corpo começa a se inflamar sem razão aparente, é provável que a sua origem tenha algo a ver com algum grau de retenção de líquidos, transtorno que pode ser perigoso, em especial, para o sistema cardiovascular.

As dificuldades para drenar e mobilizar os líquidos do corpo podem ser o resultado de uma dieta rica em sódio, questões hormonais, fatores genéticos ou, em geral, a ingestão de alimentos inapropriados.

Felizmente, com o consumo regular de remédios diuréticos, podemos enfrentar esta condição para impedir que ela se converta em um problema maior, ou que interfira em funções principais do corpo como o metabolismo. Você gostaria de conhecê-los?

  1. Erva-doce

Diuretico-a-base-de-erva-doce

É uma planta silvestre e mediterrânea com benefícios que podem ser aproveitados através da sua incorporação como alimento, condimento, infusão ou tinturas alcoólicas.

Seu principal benefício é uma forte ação diurética que, além de eliminar o excesso de líquido presente no corpo, também tem o poder de regular vários processos digestivos.

  1. Chá verde

É uma das bebidas mais populares da medicina tradicional, famoso por sua alta concentração de antioxidantes e compostos que evitam o acúmulo de gordura corporal.

As propriedades do chá verde incluem um efeito diurético e depurativo, importante para equilibrar os líquidos do organismo e eliminar as toxinas retidas.

  1. Abacaxi

É uma fruta típica das regiões tropicais que, durante anos, se tornou muito popular em todo o mundo devido ao seu sabor doce característico e seu alto teor de água.

Estima-se que cerca de 85% do abacaxi seja composto por água, o que faz dela uma fruta com poucas calorias. No entanto, ela é uma fonte de fibras, vitamina C e bromelina, todos essenciais para reduzir a retenção de líquidos.

Por oferecer uma quantidade significativa de potássio, o abacaxi intervém no equilíbrio de sódio do corpo e, por sua vez, estimula a eliminação de líquidos para melhorar o funcionamento de vários órgãos vitais.

  1. Hastes de cereja

Diuretico-a-base-de-cereja

As cerejas podem ser compostas de até 70% de água e quantidades importantes de vitaminas do complexo B. Elas também possuem uma quantidade menor de magnésio, mineral essencial para melhorar o estado de ânimo.

Por ser uma fonte de potássio, as hastes (ou cabinhos) destas frutas são consideradas há muitos anos como parte dos diuréticos naturais. Elas oferecem uma quantidade significativa de flavonoides, antioxidantes essenciais para facilitar a eliminação de água acumulada no corpo.

  1. Melão

É uma das frutas mais refrescantes devido ao seu alto teor de água (cerca de 90%), mas além disso, o melão é fonte de vitaminas, fibras e outros compostos importantes que ajudam a eliminar a retenção de líquidos.

Ele tem um alto teor de betacarotenos, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce ao impedir o dano oxidativo.

  1. Castanha da índia

Esta é uma planta valorizada por sua capacidade de melhorar o problema das varizes, as hemorroidas e a flebite.

As partes mais utilizadas costumam ser seus frutos e sementes, mas também é possível aproveitar a planta completa.

Como remédio para drenar os líquidos, a castanha da índia é uma grande aliada por conter uma quantidade importante de flavonoides como a quercetina e a rutina. Estes antioxidantes estimulam o rim para eliminar os líquidos.

  1. Cavalinha

Diuretico-a-base-de-cavalinha

Seu popular nome se deve a aquela erva silvestre em forma de rabo de cavalo, que foi ignorada durante anos antes de que as suas propriedades fossem conhecidas.

Atualmente sabe-se que a cavalinha tem uma importante ação diurética no organismo, por ser uma fonte natural de potássio, magnésio e alumínio.

Diz-se que o seu consumo regular pode aumentar em até 30% a produção de urina, o que facilita a eliminação de diferentes substâncias e a prevenção de cálculos renais.

  1. Cebola

Este vegetal é uma fonte de minerais e oligoelementos como o cálcio, magnésio, cloro, cobalto, ferro, potássio, entre outros, além de conter vitaminas A, B, C e E.

Cerca de 91% dela pode estar composta de água, por isso a cebola está incluída na lista dos alimentos com ação diurética.

Seu consumo regular, especialmente em sua forma crua, pode ativar a função renal para drenar com mais facilidade os líquidos, e desta forma ajudar a prevenir diferentes doenças.