8 formas naturais de se desfazer da dor ciática

8 formas naturais de se desfazer da dor ciática

Tanto o calor quanto o frio podem ser muito favoráveis no tratamento da ciática. No caso do frio, não devemos aplicar o gelo diretamente na pele para não nos queimarmos.

A dor ciática é produzida quando há uma irritação do nervo ciático, que faz com que o paciente experimente uma forte dor que vai da parte baixa das costas, se estendendo até a parte de atrás de uma das pernas e inclusive pode chegar até os pés. Mesmo que em ocasiões, essa dor não se deva à irritação do nervo ciático, ela conserva o nome de ciática ou ataque de ciática por ser muito parecida.

A irritação do nervo ciático é produzida quando ele se comprime como consequência de uma pressão excessiva. As principais causas da dor ciática incluem estenose do canal lombar, síndrome piriforme, fraturas, tumores ou gravidez, entre outros.

As pessoas que sofrem de ciática sentem especialmente uma intensa dor que pode inclusive impedir a realização de suas atividades cotidianas. Essa dor costuma vir acompanhada de alterações da sensibilidade da pele que enerva o nervo ciático, além de provocar debilidade muscular e a diminuição dos reflexos musculares.

Se a dor ciática incomodar você com frequência, a seguir compartilhamos 8 formas naturais de combatê-la para acabar de uma vez por todas com essa doença.

1. Acupuntura

Uma investigação recente publicada na  Revista de Medicina Tradicional Chinesa revelou que em um grupo de 30 pessoas que receberam tratamento de acupuntura para aliviar a dor ciática, 17 delas se livraram por completo da dor, enquanto que 10 sentiram melhora nos sintomas durante o processo de aquecimento das agulhas.

2. Ioga ajuda a combater a dor ciática

Yoga ajuda a combater a dor ciática

Em outra investigação,  foi descoberto que as pessoas que sofriam constantemente de ataques de ciática e praticaram ioga durante mais de 16 semanas viram uma redução de 64% na dor e do 77% na incapacidade.

3. Massagens

As massagens são uma excelente opção para relaxar os músculos e combater a dor do nervo ciático. Nesse caso, o ideal é usar um óleo essencial relaxante e se concentrar nas áreas afetadas, tomando cuidado para não pressionar bruscamente e piorar o problema.

4. Analgésicos e anti-inflamatórios

Analgésicos naturais para acabar com a dor ciática

Sejam naturais ou farmacológicos, os analgésicos e anti-inflamatórios podem ser muito efetivos no tratamento da dor de ciática. Esse tipo de tratamento pode aliviar a dor em até 8 horas e podem ser consumidos até em dois dias seguidos. No caso de utilizar tratamento farmacológico, não se deve abusar do consumo de comprimidos porque eles podem ter efeitos secundários.

5. Aplicar calor

Um saco de água quente ou um banho de água quente podem ser muito efetivos no tratamento da dor de ciática.  Também podemos pôr uma compressa quente na área afetada e deixá-la atuar de 20 a 25 minutos.

6. Aplicar frio

Aplicação de gelo para combater a dor ciática

Está comprovado que as compressas de gelo também podem diminuir significativamente a dor de ciática. Para aproveitar seus benefícios, deve-se aplicar na região lombar ou área afetada e deixá-la atuar de 10 a 15 minutos. Esse tratamento vai ajudar a reduzir a inflamação e a dor, embora só temporalmente. Sempre devemos apoiar o gelo enrolado em um pano ou toalha e nunca diretamente sobre a pele.

7. Plantas

As plantas com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas podem ser de grande ajuda no tratamento da dor ciática. Entre essas plantas, você pode escolher:

  • O gengibre.
  • O açafrão da terra.
  • A pimenta.
  • A bétula preta.
  • A alface silvestre.
  • A arruda.

8. Exercícios físicos para tratar a dor ciática

Exercícios físicos para tratar a dor ciática

Embora os pacientes que sofrem de ciática podem descansar parcialmente até dois dias, o melhor remédio para aliviar essa dor é a prática de exercícios e movimentos que fortaleçam o nervo ciático. Quando os músculos  e estruturas da coluna vertebral não se exercitam e se movem regularmente, eles se vão debilitando e perdem sua capacidade de apoiar as costas. Como consequência, pode ser mais difícil tratar essa dor e pode piorar com o passar dos dias.

Os exercícios para diminuir e combater a dor ciática devem incluir um plano de alongamentos que trabalhem as áreas afetadas, além de uma boa sessão de exercícios aeróbicos. Por exemplo, caminhar é um excelente exercício para reduzir a dor da parte baixa das costas, pois é relativamente de baixo impacto e trabalha a área afetada, proporcionando a você os benefícios do exercício aeróbico.


É muito importante que os exercícios do tratamento da dor ciática sejam realizados sob a supervisão de um especialista, já que eles devem ser feitos corretamente para não piorar a condição. Um movimento mal feito ou más posturas durante os exercícios podem aumentar o problema.