Vinagre branco: 8 incríveis maneiras de utilizar confira

8 incríveis usos que podemos dar ao vinagre branco

Um dos motivos que poderia fazer-nos duvidar no momento de utilizar o vinagre é o seu odor, mas, devemos saber que uma vez seco, não disõe mais desse forte cheiro 
8 usos do vinagre branco

Está comprovado que muitos dos produtos comerciais que são vendidos no mercado estão carregados de componentes químicos agressivos que afetam, de forma direta, o meio ambiente e influenciam na saúde.

Por isso, na busca por um estilo de vida mais ecológico e saudável, muitas pessoas estão tratando de substituir esses produtos químicos por ingredientes naturais que tenham uma ação similar aos convencionais, porém, sem causar efeitos negativos.

O vinagre branco não deveria faltar em lugar algum, já que, além de ser útil para preparar molhos de saladas, também pode ser aproveitado nas tarefas de limpeza ou, até mesmo, para fins de beleza.

A seguir vamos revelar 8 formas úteis de como usar o vinagre branco em casa e convertê-lo em uma alternativa para substituir os produtos que contêm componentes tóxicos.

1. Combater as ervas daninhas das calçadas

Vinagre branco para combater ervas daninhas

Nas calçadas de quase todas as casas costumam crescer algumas ervas daninhas que podem invadir e alterar a sua aparência.

Hoje em dia existem alguns produtos químicos que eliminam e inibem o seu crescimento. Entretanto, também é bom saber que o vinagre branco pode ser bastante útil para acabar com as más ervas. 

Como utilizá-lo?

  • Pulverize o produto sobre as ervas e em seus arredores, para que o ácido acético impeça que elas recebam água e finalmente morram.
  • Não é aconselhável pulverizar o vinagre próximo a outras plantas, porque também podem ser afetadas.

Veja também: Benefícios de usar o vinagre de maçã para lavar o rosto

2. Neutraliza o cheiro do cigarro

Quando se fuma ou alguém da família possui esse vício, muitos dos espaços da casa ficam impregnados com um desagradável odor de cigarro que, comumente, é difícil de ser eliminado.

Graças aos compostos desse tipo de vinagre, agora é possível neutralizar o cheiro de fumaça e conseguir novamente um ambiente mais fresco.

Como utilizá-lo?

  • Despeje o ingrediente em um prato fundo e coloque-o no ambiente que deseja eliminar o mau cheiro.

3. Cabelo sedoso com vinagre branco

Vinagre branco pode ser utilizado no tratamento de cabelos secos.

Para conseguir um cabelo sedoso e brilhante, nem sempre é necessário investir grandes somas de dinheiro em tratamentos capilares caros.

Com o uso regular de um pouco de vinagre, seu cabelo irá manter-se suave e livre de problemas como a caspa ou fraqueza. 

Como utilizá-lo?

  • Misture uma parte de vinagre branco para duas de água, logo após, aplique sobre todo o cabelo e deixe atuar por 10 minutos.

4. Para fazer durar o esmalte

Um dos inconvenientes que muitas mulheres encontram após ir à manicure é que o esmalte não dura tanto como desejam e tende a sair com facilidade.

Para prolongar a sua durabilidade, uma boa opção é aproveitar as propriedades desse ótimo ingrediente natural.

Como utilizá-lo?

  • Antes de aplicar a primeira camada de esmalte, deixe as unhas de molho em ½ copo de vinagre branco por 10 minutos.

5. Limpar o banheiro com uso do vinagre branco

Vinagre branco pode ser utilizado na limpeza pesada

As propriedades antibacterianas e branqueadoras desse ingrediente tornam-no um grande aliado para a limpeza geral do banheiro.

O vinagre branco é ótimo para eliminar as manchas que são formadas na banheira, no vaso e nos azulejos.

Como utilizá-lo?

  • Dilua uma parte de vinagre em duas de água, coloque em um frasco com borrifador e aplique como qualquer outro produto de limpeza.

6. Pisos e tapetes reluzentes com vinagre branco

Tanto os pisos quanto os tapetes podem ser branqueados ou ficarem livres de manchas graças aos compostos ativos desse ingrediente.

Como utilizá-lo?

  • Para os pisos, utilize uma mistura com um copo de vinagre branco e dois litros de água morna.
  • Se a finalidade for limpar os tapetes, aplique o produto sobre a região afetada e, logo após, aplique também um pouco de detergente. Depois de alguns minutos, esfregue com uma escova e seque.

Também recomendamos ler: 12 truques práticos para limpar as coisas mais difíceis de casa

7. Tratar queimaduras solares

Vinagre branco para tratar queimaduras de sol

Após a exposição solar, a pele pode sofrer queimaduras bastante dolorosas. Para acalmar a irritação e contribuir para regenerar o seu pH natural, é bom contar com os componentes ácidos que o vinagre branco oferece.

Como utilizá-lo?

  • Umedeça uma bola de algodão em um pouco de vinagre e aplique com suavidade sobre a pele.

8. Remover as manchas de suor com vinagre branco

Não há nada pior que ter de lutar contra aquelas terríveis manchas de suor que vão se formando abaixo das mangas das camisetas.

Eliminar essas manchas é muito difícil, entretanto, com a ajuda extra do vinagre branco antes de lavar a roupa, essa tarefa torna-se bem mais fácil.

Como utilizá-lo?

  • Aplique uma boa quantidade de vinagre branco nas áreas afetadas da roupa e deixe agir por pelo menos 10 minutos. Após isso, enxágue a roupa.

Certamente, muitos ainda desconhecem todos os benefícios desse produto tão básico. Mas, agora que você já os conhece, é importante que comece a dar mais usos a este ingrediente para contribuir com o meio ambiente e, além de tudo, economizar dinheiro.