8 maneiras de usar o alho para melhorar a saúde e beleza

8 maneiras de usar o alho para melhorar a saúde e beleza

Uma das propriedades menos conhecidas do alho é a de eliminar a acne. Graças aos seus compostos diminui as bactérias causadoras e remove o excesso de oleosidade.
8 maneiras de usar o alho para melhorar a saúde e beleza

O alho é uma das especiarias mais populares e usadas ​​em todos os cantos do mundo, caracterizada por ter um sabor especial, que vai muito bem com centenas de preparações.

Embora desde os tempos antigos seu uso na gastronomia foi o que o tornou mais conhecido, o alho também tem sido apreciado por muitas propriedades medicinais usadas na prevenção e tratamento de centenas de doenças.

No seu estado bruto, este pequeno vegetal concentra uma quantidade significativa de alicina, cuja ação no corpo é antisséptica, fungicida, bactericida e depurativa.

Além disso, é uma fonte rica de compostos antioxidantes que ajudam a frear a ação de radicais livres impedindo os danos oxidativos.

Graças a todas estas virtudes, o alho tem muito a fazer para melhorar a saúde e beleza.

Desta vez, compartilharemos 8 maneiras de usar o alho para melhorar a saúde e beleza muito interessantes. Conheça-as!

1. Antibiótico Natural

Os antibióticos são medicamentos que ajudam a destruir os micro-organismos nocivos que atacam o corpo de diversas maneiras.

A maioria das pessoas prefere os convencionais, porque eles agem rápido e parecem ser mais seguros.

No entanto, está demonstrado que o uso excessivo pode causar danos à saúde, especialmente porque eles danificam a flora bacteriana e diminuem as defesas do organismo.

O alho é um dos antibióticos naturais mais potentes e seguros que pode ser utilizado como uma alternativa aos medicamentos, pois além de ser eficaz, não altera as bactérias benéficas do corpo e aporta outras propriedades importantes.

Não se esqueça de ler: Antibióticos naturais: um tratamento saudável ao alcance de todos

2. Saúde cardiovascularAlho para o oração

A alicina, um composto de enxofre que se concentra quando o alho é esmagado, tem o poder de reduzir os níveis de colesterol total e triglicérides.

Esses lipídios melhoram a circulação e reduzem o risco de entupimento das artérias ou aterosclerose.

Além disso, por ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo, o alho também ajuda a controlar a pressão arterial em pacientes hipertensos.

3. Melhora a digestão

O consumo regular de alho cru protege a flora intestinal e ajuda a regular vários processos digestivos importantes.

As suas virtudes antibióticas e antissépticas agem contra parasitas e bactérias do trato gastrointestinal, evitando distúrbios digestivos leves e crônicos.

Na verdade, acredita-se que comer um alho cru todos os dias pode ajudar a prevenir o câncer de cólon.

4. Fortalece as defesas do organismoAlho para aumentar as defesas

Por suas propriedades antivirais e antibacterianas, além de contribuir com importantes antioxidantes, vitaminas e minerais, o alho é também um dos melhores alimentos para fortalecer as defesas do organismo.

Graças a isso, o corpo aumenta a resposta imunitária e impede a entrada de bactérias e vírus prejudiciais para a saúde.

5. Contra a acne

Os benefícios antibacterianos do alho, adicionados aos seus compostos de enxofre, têm um efeito positivo sobre os tipos de pele, que tendem a sofrer de diferentes graus de acne.

A aplicação de uma pasta de alho esmagado reduz as bactérias que causam esta condição da pele e também ajuda a livrá-la do excesso de gordura.

6. Efeito antirrugasAlho para combater as rugas

A concentração de compostos antioxidantes do alho ajuda a inibir os efeitos negativos dos radicais livres na pele, uma das principais causas do envelhecimento precoce.

Embora seu cheiro muitas vezes não seja o mais agradável para ser aplicado topicamente, vale a pena usar a sua massa para obter tais benefícios. Além disso, através do seu consumo diário também se pode proteger a pele de dentro para fora.

7. Contra fungos e caspa

Os fungos afetam a saúde e a beleza. Eles podem aparecer nas mãos e pés, mas também em outras áreas do corpo.

A caspa, por exemplo, é produzida por um tipo de fungo que vive no couro cabeludo. Felizmente, em todos estes casos, eles podem ser eliminados pela  ação antisséptica e antifúngica do alho.

Quer saber mais? Leia: Conselhos efetivos e fáceis para combater a caspa

8. Unhas FortesAlho para as unhas

A aplicação do alho na superfície das unhas pode ajudar a reforçá-las para evitar a sua ruptura e ressecamento.

O melhor de tudo é que sua ação antibiótica ajuda a evitar a formação de fungos, e por seu sabor pode ser muito útil para tirar a intenção daqueles que as roem.

Basta parti-lo ao meio e esfregá-lo duas vezes ao dia em todas as unhas.