Os 8 melhores óleos para manter a pele jovem e saudável

Os 8 melhores óleos para manter a pele jovem e saudável

Apesar de serem óleos, não devemos nos preocupar, já que não nos deixarão com uma sensação oleosa e ajudarão a hidratar a pele, aumentando sua firmeza e elasticidade.
Os 8 melhores óleos para manter a pele jovem e saudável

A exposição contínua aos raios UV do sol e às toxinas do ambiente são a causa principal do envelhecimento precoce da pele.

Esses fatores causam danos celulares e levam ao surgimento de imperfeições como rugas, manchas e flacidez.

Com o passar do tempo, a pele tende a ficar mais fina e menos elástica, o que faz com que fique suscetível a lesões e deterioração.

Além disso, as glândulas que secretam os óleos naturais vão diminuindo sua atividade e a pele fica ressecada mais frequentemente.

Por sorte, há uma ampla variedade de óleos essenciais cujas propriedades ajudam a recuperar a umidade natural, ao mesmo tempo em que reparam os danos que a pele sofre devido aos fatores do ambiente.

Neste artigo queremos destacar os 8 melhores para que você não hesite em incluí-los na sua rotina de beleza diária.

Melhores óleos para cuidar da pele

1. Óleo de lavanda

óleos-para-pele-jovem-e-saudável

O óleo de lavanda é um produto com várias aplicações cosméticas, graças a sua capacidade de regenerar a pele e aliviar queimaduras e cortes.

Contém poderosos antioxidantes que atuam com êxito frente à ação negativa dos radicais livres e dos raios do sol.

Está provado que seus compostos ativos ajudam o organismo a produzir substâncias como a glutationa, a catalase e a enzima antioxidante superóxido dismutase.

Leia também: Como fazer limonada de lavanda para tratar da dor de cabeça e da ansiedade

2. Óleo de limão

O óleo de limão e outras variedades de óleos cítricos essenciais estão repletos de vitamina C, um antioxidante que está relacionado ao aumento do colágeno.

Suas propriedades reduzem o risco de envelhecimento precoce e participam na reparação das células afetadas pelos radicais livres.

Seus principais benefícios para a proteção da pele se devem a uma substância química chamada citral, que também é a responsável por seu aroma particular.

3. Óleo de jasmim

óleos-para-pele-jovem-e-saudável

O óleo essencial de jasmim é um produto rico em vitaminas e minerais que aumentam a elasticidade e firmeza da pele.

Seu uso regular atenua as estrias e diminui o tamanho de cicatrizes. Além disso, tem agentes antibacterianos que protegem frente às infecções cutâneas.

Seu aroma é relaxante e pode ser aproveitado através de técnicas como a aromaterapia.

4. Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é um poderoso hidratante e antisséptico natural que pode ser empregado em muitos tratamentos alternativos para combater a acne.

Conta com uma ação refrescante que regula a produção de óleos e do pH, para acabar com as bactérias prejudiciais.

Alguns o utilizam como um remédio natural contra as micoses, porque combate os fungos que surgem sobre a pele e nas unhas.

5. Óleo de coco

óleos-para-pele-jovem-e-saudável

Considerado um hidratante natural por excelência, o óleo de coco é um produto rico em nutrientes que promove a produção e substituição do colágeno.

Seus ácidos graxos de cadeia média e antioxidantes impedem a formação de rugas, manchas e outras imperfeições relacionadas ao envelhecimento.

Também contém uma substância chamada ácido láurico, que combate os surtos de acne, os fungos e outros problemas de pele.

6. Óleo de uva

O óleo de uva é obtido a partir de suas sementes, e se caracteriza por seu elevado teor de antioxidantes e de lípidos saudáveis.

Contém fenol, uma substância que estimula a atividade celular, ao mesmo tempo em que hidrata.

Também contém vitamina E, um poderoso antioxidante que participa da reparação das células afetadas pelos radicais livres.

É recomendado para combater os pés de galinhas, as manchas e rugas precoces que se formam no pescoço e no colo.

7. Óleo de abacate

óleos-para-pele-jovem-e-saudável

Conhecido por seu alto teor de óleos essenciais e vitaminas, o óleo de abacate é um dos ingredientes mais valorizados pela indústria cosmética.

Faz parte de centenas de tratamentos e produtos para a pele, como cremes anti-idade e loções hidratantes.

Contém uma significativa quantidade de vitamina E, cuja ação antioxidante retarda o envelhecimento e o surgimento de manchas causadas pelo sol.

É absorvido com facilidade pela pele e proporciona umidade natural, sobretudo quando ela não produz óleos.

Visite este artigo: 4 cremes caseiros com aloe vera que você não deve perder

8. Óleo de cenoura

O óleo de cenoura é uma das melhores escolhas para proteger a pele frente às agressões ambientais.

Tem um alto teor de vitamina A e de ácidos graxos, que criam uma barreira protetora contra os danos celulares e as rugas precoces.

Utilize-o para prevenir as manchas e conseguir uma cor mais uniforme.

Ainda não experimentou os benefícios destes óleos? Escolha o que mais lhe chamar a atenção e combine-o com uma dieta saudável para manter sua pele jovem e radiante.