8 poderosos analgésicos naturais sem efeitos secundários

8 poderosos analgésicos naturais sem efeitos secundários

Você sabia que substituir os fármacos por analgésicos naturais reduz a probabilidade de sofrer um infarto? Além disso, também evitamos os efeitos colaterais, ficando só com a parte boa do efeito final.

O uso de fármacos tem se tornado na alternativa número um das pessoas na hora de solucionar seus problemas de saúde. Entretanto, isso não quer dizer que essa seja uma opção saudável nem que possa ser completamente efetiva. Embora em muitos casos os fármacos possam ser de grande ajuda para melhorar a saúde, o certo é que consumi-los em excesso pode trazer sérios efeitos secundários a curto e longo prazo gerando vários problemas de saúde.

O abuso de fármacos é um problema que vem preocupando os especialistas em saúde a nível mundial, sobre tudo porque cada vez são mais os estudos que encontram seus efeitos secundários. Por exemplo, está comprovado que o consumo frequente de analgésicos, como o ibuprofeno e o diclofenaco pode ter consequências negativas para o organismo, ao ponto de aumentar o risco de sofrer um enfarte.

Tendo em conta que os analgésicos são uma das melhores formas para aliviar diferentes doenças e afecções, a seguir queremos compartilhar com vocês 8 importantes analgésicos naturais que são tão bons como os sintéticos, mas sem efeitos secundários.

Pimentas vermelhas

As pimentas vermelhas têm uma quantidade significativa de um composto chamado capsaicina, que é o responsável do efeito analgésico. Segundo David Kiefer, professor assistente do Centro de Saúde Integrativa da Universidade do Arizona, esse efeito da pimenta vermelha é obtido mediante a diminuição de uma substância encarregada de transmitir ao sistema nervoso a dor da zona afetada. É importante esclarecer que esse processo pode demorar dias, mas é muito efetivo.

Gengibre

Gengibre-remedio-caseiro-500x334

A raiz do gengibre foi usada na antiguidade no tratamento de problemas como a artrite graças à sua capacidade para reduzir a inflamação e a dor nas articulações. O gengibre, tanto em forma de chá como tópico, tem um poderoso efeito anti-inflamatório e analgésico, capaz de combater diferentes doenças.

Matricaria

A matricaria é uma planta muito popular por seus efeitos analgésicos e calmantes que podem diminuir as febres, os dores de cabeça, dores de estômago, dor de dente, enxaqueca e artrite reumatoide. Embora ainda faltem demonstrações científicas que verifiquem seus benefícios como analgésico, seu uso moderado pode dar resultado.

Alho

Alho

Além de ser um dos antibióticos naturais mais poderosos que podemos encontrar, o alho também tem uma importante ação analgésica que pode diminuir doenças sérias, como as dores de cabeça, a enxaqueca, a sinusite, neuralgias e dor de dente. Esse benefício se deve principalmente a seus conteúdos de capsaicina, responsável por neutralizar a dor.

Cerejas

Sim, você leu direito, uma fruta tão deliciosa como a cereja também possui uma poderosa ação analgésica que pode ajudar a tratar diferentes doenças. Um estudo realizado pela Universidade de Michigan pode determinar que as cerejas são até 10 vezes mais eficazes que os fármacos na redução da inflamação dos tecidos causam dores de cabeça. Esse benefício se deve aos seus conteúdos de antocianinas, que são poderosos antioxidantes, anti-inflamatórios e calmantes.

Abacaxi

abacaxi-pele-haleysuzanne

Outro analgésico natural que certamente você vai gostar de consumir é o abacaxi. Essa fruta tão deliciosa e saudável possui uma enzima chamada bromelina, que é a encarregada de diminuir a dor, a inflamação e os machucados que se formam no corpo como produto de uma cirurgia, esforço físico em excesso, ou golpes, entre outros.

Valeriana

A valeriana é uma raiz e uma excelente alternativa para as pessoas que desejam acalmar as dores naturalmente e evitar o uso de analgésicos comerciais. Esse remédio orgânico se utiliza no tratamento das câimbras musculares e espasmos. Também se recomenda para combater problemas de insônia, assim como doenças causadas pela síndrome pré-menstrual. Ela tem uma ação tão poderosa que, de fato, é um dos ingredientes ativos de alguns dos analgésicos que se conseguem no mercado.

Cravo da Índia

Essa especiaria tão popular utilizada em todo mundo é um excelente analgésico natural capaz de aliviar fortes dores de cabeça e de dentes. Esse benefício é atribuído aos seus conteúdos significativos de eugenol, que é um componente ativo do cravo e que tem propriedades anestésicas e antibacterianas, crucial para reduzir doenças e outros problemas associados.