8 razões incríveis para comer ovo sem medo

8 razões incríveis para comer ovo sem medo

Uma forma excelente de começar o dia é incluindo um ovo em nosso café da manhã. Os ovos são uma excelente fonte de nutrientes e proteínas, mas mesmo assim, muitas pessoas preferem evitá-los, porque acham que aumentam o colesterol e que, a longo prazo, podem fazer mal ao coração.
8 razões incríveis para comer ovo sem medo

Os ovos são componentes fundamentais da dieta humana, nos trazem inúmeros benefícios e faz muito bem consumi-los, desde que com equilíbrio e moderação.

Convidamos você a descobrir todos os benefícios deste superalimento: o ovo.

Os ovos não são perigosos para a saúde

Sim, as gemas contêm colesterol, mas isso não envolve um risco direto. Temos que levar em conta que nosso próprio corpo, em especial o fígado, produz colesterol, porque é necessário para diversas funções metabólicas.

O segredo é a moderação: pessoas com tendência a colesterol alto devem comer entre 2 ou 3 ovos por semana, não mais. Além disso, também devem ter uma dieta livre de gorduras e rica em vegetais.

1. Ovos contêm o colesterol bom

Ovos-para-o-coracao

Consumir ovos regularmente fornece ao corpo o HDL, uma lipoproteína que todos conhecemos como “colesterol bom”. Ele nos protege de vários problemas cardiovasculares e também faz bem ao cérebro.

2. Os ovos nos oferecem um nutriente essencial: a colina

Você já ouviu falar da colina? Muitas pessoas não a conhecem, mas é um tipo de nutriente essencial para nossa saúde e bem-estar. A colina faz parte das vitaminas do complexo B e participa da composição de membranas celulares. São também muito importantes para o funcionamento cerebral.

Segundo um estudo clínico realizado nos Estados Unidos, quase 90% da população apresenta algum déficit deste nutriente. Isso poderia ser solucionado com o consumo de ovos e com hábitos de vida mais saudáveis.

3. Ovos são ricos em proteína e nutrientes

A clara do ovo é proteína pura, e a gema é rica em nutrientes. Confira os benefícios presentes no ovo:

Vitamina A: 6% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
Folato: 5% da IDR
Vitamina B5: 7% da IDR
Vitamina B12: 9% da IDR
Vitamina B2: 15% da IDR
Fósforo: 9% da IDR
Selênio: 22% da IDR
6 g de proteínas e 5 g de gorduras saudáveis

4. Comer ovos faz bem à visão

Ovos-para-a-visao

À medida que o tempo passa, a qualidade de nossa visão se reduz. Esse processo degenerativo pode ser combatido se incluirmos em nossa dieta algumas vitaminas, como a luteína e a zeaxantina, presentes nos ovos.

São dois poderosos antioxidantes que se concentram na retina do olho e que podem evitar a catarata ou a degeneração macular. Bastaria consumir entre cinco e seis ovos por semana para nos proteger desses problemas.

5. Prefira ovos orgânicos: reduzem os triglicerídeos

É algo que todos nós sabemos: é sempre mais saudável consumir ovos que tenham sido produzidos de maneira orgânica, respeitando os ciclos de vida da própria galinha. Prefira produtores que não administrem hormônios às aves para aumentar a produção diária. A alimentação natural das galinhas também é muito importante, assim como sua criação livres e não em gaiolas.

Um ovo orgânico tem os seguintes benefícios:

— Nível mais alto de ácidos graxos tipo ômega 3, que ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue.
— Maior teor de antioxidantes que fazem bem ao coração, ao cérebro e à visão.

6. Ovos contribuem para a saúde cerebral

No passado, os ovos foram acusados de não serem um alimento saudável, mas, na atualidade, muitos dos mitos relacionados à gema foram esclarecidos. Os ovos não aumentam o colesterol, não são um risco para o coração nem provocam demência.

Na verdade, a colina presente nas gemas ajuda a prevenir a degeneração cerebral, como o Alzheimer e o Mal de Parkinson.

Entretanto, pessoas que sofrem de diabetes, pressão alta ou colesterol alto devem limitar o consumo de ovos para dois ou três por semana. Sempre consulte seu médico a respeito da melhor dieta a seguir.

7. Os ovos promovem a saciedade e nos ajudam a perder peso

Ovos-para-emagrecer

É importante destacar que os ovos sozinhos não nos farão perder peso. Na verdade, eles apenas aumentam a sensação de saciedade, evitando que comamos mais entre as refeições.

São um alimento proteico e rico em macronutrientes. Por isso combina tanto com o café da manhã, a refeição mais importante do dia. Uma omelete matinal, feita com espinafre acompanhada de uma maçã e um chá branco, dá um excelente desjejum. Você poderá chegar ao almoço sem passar fome.

Os ovos são um dos alimentos que mais promovem a saciedade e também nos ajudam a consumir menos calorias.

8. São muito versáteis na cozinha

Ovos garantem textura e sabor a uma infinidade de pratos, doces e salgados. Você poderá variar o cardápio e combiná-los a ingredientes saudáveis, como frutas, legumes e verduras.