8 razões incríveis para comer ovos sem medo

8 razões incríveis para comer ovos sem medo

Longe de prejudicarem o nosso corpo, os ovos aumentam os níveis de colesterol bom e podem até nos ajudar a prevenir as cataratas e a degeneração macular.
Os benefícios de comer ovos

Uma forma excelente de começar o dia é incluindo um ovo no nosso café da manhã. Os ovos são fonte de nutrientes e proteínas, mas mesmo assim, muitas pessoas preferem evitá-los porque pensam que eles aumentam o colesterol e que, a longo prazo, podem prejudicar a nossa saúde cardíaca.

No entanto, esta crença não está correta. Os ovos são considerados superalimentos e são parte da pirâmide nutricional da dieta moderna, nos oferecem diversos benefícios e, por isso, é recomendado consumi-los com equilíbrio, mas de forma regular.

  1. Os ovos não são perigosos para a saúde

Os ovos contêm colesterol, isso é algo certo, mas nem por isso ele causa um perigo direto. Temos que levar em conta que o nosso próprio corpo, e em especial o fígado, produz colesterol porque esta substância é necessária e cumpre diversas funções em nosso organismo.

A chave está em manter o nível de colesterol equilibrado e dentro dos limites considerados aceitáveis. Os ovos, na realidade, nos oferecem uma quantidade que não supõe risco algum para a saúde de pessoas saudáveis, já que ele não eleva o colesterol “ruim”, ou LDL.

Ele também não nos oferece gorduras saturadas, aquelas que são consideradas um risco evidente para a nossa saúde.

  1. Oferecem colesterol bom

coracao

Consumir ovos de forma regular irá proporcionar ao nosso organismo o HDL, a lipoproteína que todos conhecemos como “colesterol bom”.

Graças a ele podemos nos proteger de diversos problemas cardiovasculares e manter uma saúde cerebral ótima.

  1. Os ovos nos oferecem um nutriente essencial: a colina

Você já ouviu falar na colina? É normal que nunca tenhamos ouvido este nome, mas trata-se de um tipo de nutrientes essencial para a nossa saúde e o nosso bem-estar.

A colina se agrupa nas vitaminas do complexo B, e nos permite construir membranas celulares, assim como moléculas essenciais para o cérebro.

De acordo com um estudo clínico realizado nos Estados Unidos, quase 90% da população apresenta algum déficit deste nutriente. Isso poderia ser solucionado consumindo ovos e mantendo um estilo de vida mais saudável.

  1. Os ovos são um alimento muito nutritivo

Assim como mencionamos no início, uma forma muito adequada de começar o dia é comendo um ovo mexido ou preparando uma omelete no café da manhã.

Graças a esta opção tão saudável conseguiremos tudo isso:

  • Vitamina A: 6% da IDR (ingestão diária recomendada).
  • Folato: 5% da IDR
  • Vitamina B5: 7% da IDR
  • Vitamina B12: 9% da IDR
  • Vitamina B2: 15% da IDR
  • Fósforo: 9% da IDR
  • Selênio: 22% da IDR
  • 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras saudáveis
  1. Os ovos cuidam da sua visão

visao

Conforme vamos ficando mais velhos, a qualidade da nossa visão vai diminuindo. Este processo degenerativo da visão pode ser combatido se incluirmos na nossa dieta determinadas vitaminas, como por exemplo, a luteína e a zeaxantina presentes nos ovos.

São dois poderosos antioxidantes que se concentram na retina do olho e que podem fazer frente às cataratas e à degeneração macular. Na realidade, bastaria consumir entre 5 e 6 ovos por semana para ficarmos protegidos contra estes problemas.

  1. Os ovos orgânicos são a melhor opção: eles reduzem os triglicérides!

Isso é algo que todos nós sabemos: sempre será mais adequado procurar ovos que tenham sido produzidos de forma orgânica, respeitando os ciclos da própria galinha e sem que seja administrado nenhum tipo de hormônio para que aumente a sua produção diária.

Pois e, você sabe quais são as características de um ovo orgânico de uma galinha que foi alimentada de forma natural?

  • Tem um nível mais alto de ácidos graxos ômega 3.
  • Graças ao ômega 3, podemos reduzir os níveis sanguíneos de triglicérides.
  • Contribui para que tenhamos uma melhor saúde cardíaca.
  1. Os ovos cuidam da nossa saúde cerebral

Embora seja verdade que, no passado, os ovos tiveram uma fama muito ruim, atualmente muitos destes mitos já foram esclarecidos.

  • Os ovos não aumentam o colesterol, não são um risco para o coração e não aumentam o risco de demência.
  • Em um estudo no qual participaram cerca de 263.938 pacientes ao longo de 10 anos, nenhum deles sofreu nenhum problema cerebral pode comer entre 5 e 6 ovos por semana.
  • O que descobriram com este estudo foi que, no caso de quem sofre de diabetes, é melhor regular e limitar o consumo de ovos. Recomenda-se ingerir entre 2 e 3 ovos por semana.
  1. Os ovos são saciantes e nos ajudam a perder peso

abdomen-reto

É importante ressaltar que os ovos, por si só, não irão fazer com que percamos peso. Na realidade, o que eles vão fazer é nos manter saciados, evitando que tenhamos que beliscar entre as refeições.

  • São um alimento proteico rico em macronutrientes. No café da manhã, você pode preparar, por exemplo, uma omelete, e comê-lo acompanhado de uma maçã e chá branco. Assim, você irá chegar ao almoço sem passar fome.
  • Os ovos são um dos alimentos mais saciantes que estão à nossa disposição, e ainda nos ajudam a consumir menos calorias ao longo do dia.