8 razões para parar de fumar - Melhor com Saúde

8 razões para parar de fumar – Melhor com Saúde

Além de causar o envelhecimento precoce da pele e consequente o aparecimento de rugas, fumar enfraquece os ossos e pode favorecer o surgimento de vários tipos de câncer.

O tabagismo é um dos vícios que afeta a população do mundo todo, apesar das advertências sobre seus riscos para a saúde.

O vício do cigarro é causado por um composto conhecido como nicotina, responsável por condicionar o abuso de seu consumo e conduzir a doenças que, na maioria dos casos, são incuráveis.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo existe mais de 100 milhões pessoas viciadas em cigarro e, a cada ano morrem cerca 4 milhões, como resultado de doenças associadas com o tabagismo.

Por conter mais de 19 produtos químicos e uma grande quantidade de tóxicos, o cigarro é um dos piores inimigos da saúde e da boa qualidade de vida. Por isso, é muito importante ter força de vontade para deixá-lo e evitar o seu consumo.

Para aqueles que não conseguem deixar o cigarro ou desconhecem os perigos do tabagismo, a seguir vamos compartilhar 8 razões pelas quais você deveria parar de fumar agora.

Causa problemas de memóriaNão para de fumar causa problemas de memoria

Um estudo de junho nos Archives of Internal Medicine demonstrou que as pessoas que fumam na meia-idade têm um alto risco de sofrer com problemas de memória e habilidades de raciocínio no futuro.

No entanto, as pessoas que pararam de fumar em tempo reduziram o risco significativamente.

Não se esqueça de ler: Remédios naturais para melhorar a memória

Não parar de fumar pode causar diabetes

Em um estudo publicado no Jornal da Associação Médica dos Estados Unidos foram reunidos dados de 25 estudos em todo o mundo e concluiu-se que os fumantes correm até 44% mais risco de sofrer de diabetes do tipo 2, em comparação com pessoas que não possuem esse hábito.

O risco é ainda maior para aqueles que fumam 20 ou mais cigarros por dia e, de fato, 12% dos casos desta doença estão associados ao tabagismo.

Poderia causar infecções

Fumar poderia causar danos às membranas mucosas que protegem o sistema respiratório, tornando a pessoa mais propensa a contrair doenças por organismos infecciosos.

Além disso, diminui a resposta imunológica do organismo, por isso é mais difícil combatê-los.

Neste sentido, os fumantes não seriam os únicos afetados, porque está provado que aqueles que recebem a fumaça do tabaco também são afetados pelo enfraquecimento do sistema imunológico.

Causa o envelhecimento precoceNão parar de fumar contribui para o envelhecimento precoce

O seu alto teor de substâncias tóxicas provoca o acúmulo de radicais no corpo, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e dos órgãos internos.

Pessoas que fumam mais de 10 cigarros por dia têm 60% de probabilidade de apresentar rugas precoces.

Pode causar menopausa prematura

As mulheres que fumam correm um alto risco de sofrer de infertilidade, devido aos graves desequilíbrios hormonais que padecem, e também podem apresentar menopausa prematura.

Os produtos químicos presentes no cigarro danificam as células dos ovários que, por sua vez, aumentam o risco de câncer.

A menopausa prematura representa um risco para a saúde da mulher, porque envolve grandes mudanças hormonais precoces e a possibilidade de desenvolver doenças crônicas.

Afeta a visão

O tabaco está associado com a degeneração macular, doença que causa visão turva permanentemente e, em casos crônicos, a cegueira.

Os fumantes ativos são de duas a três vezes mais propensos a desenvolver problemas oculares, a médio e longo prazo.

Provoca dor nos ossosFumar e prejudicial aos ossos

De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculoesqueléticas e da Pele, pessoas viciadas em tabaco têm um alto risco de desenvolver a osteoporose, doença que diminui a densidade óssea e aumenta o risco de fraturas.

Elas também possuem mais dificuldades para curar ossos quebrados ou tecidos feridos em comparação com aqueles livres desse hábito.

Visite este artigo: Os 10 melhores alimentos para os ossos

Representa um alto risco de câncer

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão e outros tipos de cânceres associados ao sistema respiratório.

Estima-se que há milhões de casos de câncer causados pelos tóxicos do tabaco e, em muitos casos, as pessoas afetadas são as que têm suportado a fumaça dos cigarros de seus parceiros, pais ou outros membros da família.

Fumar também pode causar câncer de:

  • Estômago
  • Pâncreas
  • Rins
  • Bexiga urinária
  • Colo uterino