Sementes de chia: 8 razões para começar a incluí-las em sua dieta

8 razões para começar a incluir sementes de chia em sua dieta

Além de nos darem energia e serem muito benéficas para a nossa saúde digestiva, as sementes de chia são perfeitas para evitar a desidratação e equilibrar os níveis de eletrólitos do corpo.
8 razões para começar a incluir sementes de chia em sua dieta

As sementes de chia fazem parte dos populares superalimentos, chamados assim pelas propriedades nutricionais que os caracterizam.

Trata-se de um ingrediente proveniente da América Central que, devido aos seus benefícios para o organismo, ganhou fama em muitos lugares do mundo nas últimas décadas.

São caracterizadas por seu pequeno tamanho, além de um delicioso sabor de nozes que pode ser combinado com outros ingredientes para dar um toque mais especial aos pratos.

O mais interessante é que, por seu teor de fibras, ácidos graxos e aminoácidos, passou a ser um dos melhores complementos naturais para perder peso.

Ainda que não seja um alimento milagroso ou algo parecido, seu consumo regular pode ajudar a promover a perda de peso saudável.

Tendo em conta que alguns ainda as desconhecem, hoje queremos compartilhar em detalhe 8 razões para começar a comê-las.

Não perca!

Propriedades das sementes de chia para a saúde

1. Ajudam a cuidar do coração

saude-do-coracao

As sementes de chia são uma fonte saudável de ácidos graxos ômega 3, um nutriente essencial para proteger o coração frente aos efeitos do colesterol e aos problemas arteriais.

  • Esta gordura saudável, presente também em alimentos como os peixes, ajuda a remover o excesso de lipídeos daninhos e, de quebra, aumenta a presença do chamado “colesterol bom” (HDL).
  • Seu consumo regular apoia o controle da pressão arterial alta e os problemas circulatórios associados a esta.

Veja também: 9 nutrientes para chegar aos 90 com um coração saudável e forte

2. Melhoram a saúde óssea

Os minerais essenciais contidos neste delicioso alimento são uma grande ajuda para manter os ossos saudáveis e fortes.

  • Cada 2 colheres de sopa (28 g) das sementes proporcionam 18% da quantidade diária recomendada de cálcio e, além disso, oferece potássio e magnésio.
  • Sua absorção diminui o risco de desgaste precoce, perda da densidade óssea e outros danos associados à velhice e aos radicais livres.

3. Ajudam a perder peso

perder-peso

Ao adicionar uma pequena porção de sementes de chia nos planos de alimentação é possível obter efeitos interessantes quanto a perda de gordura.

Seu teor de fibras e antioxidantes ajuda a evitar a acumulação de gordura nos tecidos e, por sua vez, ajuda a eliminar a que já está depositada.

Por outro lado, combinada com saladas ou vitaminas, ajuda a prolongar a sensação de saciedade para evitar o consumo excessivo de calorias.

4. Ajudam a ganhar massa muscular

O significativo teor de aminoácidos essenciais que este alimento contém é útil para incentivar o ganho de massa muscular.

  • Estas proteínas se assimilam com facilidade no organismo e, visto que aumentam o nível de energia, são ideais para ter um melhor rendimento físico.

5. Cuidam da saúde digestiva

saude-digestiva

A fibra dietética que este alimento contém é ideal para apoiar os processos digestivos, principalmente diante de casos de prisão de ventre ou síndrome do cólon irritável.

  • Seu consumo diário ajuda a controlar a inflamação no tubo digestivo. Por sua vez, melhora sua motilidade e facilita a expulsão dos resíduos que costumam se acumular no mesmo.
  • Além disso, visto que atua como alimento das bactérias saudáveis do intestino, é um grande complemento para regular o pH da flora bacteriana.

6. Reduzem as dores articulares

O ômega 3 que este alimento oferece exerce um efeito anti-inflamatório que contribui para aliviar as dores que afetam as articulações.

Este nutriente, somado aos antioxidantes, diminuem o risco de problemas de mobilidade e artrite.

7. Oferecem energia

energia-pela-manha

As proteínas e os ácidos graxos essenciais que estas sementes contêm oferecem ao nosso organismo um impulso de energia para melhorar o rendimento ao longo do dia.

  • São recomendadas para os atletas e pessoas cujos trabalhos são de alta exigência, já que evitam a fadiga e aumentam a produtividade física e mental.
  • Previnem o envelhecimento precoce.
  • Os compostos antioxidantes que este alimento contém são úteis para inibir o dano celular causado pelos radicais livres do ambiente.
  • O ômega 3, a vitamina E e os aminoácidos oferecem um efeito protetor às células.

Leia também: 10 formas de combater o cansaço e ter mais energia naturalmente

8. Evitam a desidratação

Uma das características mais interessantes da chia é que ela tem a capacidade de absorver entre 10 e 12 vezes seu peso em água. Isso é muito benéfico para prevenir a desidratação do corpo.

Por outro lado, seu teor de potássio e magnésio ajuda a equilibrar os eletrólitos do corpo, os quais tendem a sofrer desequilíbrios pela perda excessiva de líquidos.

Você gostou da ideia de consumir as sementes de chia? Se ainda não as experimentou, não deixe de adquiri-las no supermercado ou numa loja de produtos naturais mais próxima.

Adicione uma pequena porção em seus pratos favoritos e aproveite todos os seus benefícios.