Remédios caseiros para combater a enxaqueca e as dores de cabeça

8 remédios caseiros para combater a enxaqueca e as dores de cabeça

Remédios para combater a enxaqueca e as dores de cabeça

A enxaqueca é uma das doenças mais comuns hoje em dia, que afeta principalmente as mulheres entre os 15 e 55 anos. Ainda que não haja uma causa específica, ela está relacionada a aspectos como mudanças hormonais, fatores hereditários, má alimentação, estresse, uso de alguns contraceptivos orais, gravidez, consumo de álcool, ansiedade, barulhos fortes, transtornos do sono, tabagismo, entre outros.

A princípio, a pessoa pode chegar a confundir uma enxaqueca com uma dor de cabeça comum; porém, a enxaqueca se caracteriza por ser uma crise mais recorrente, que dura de 2 a 72 horas, com uma dor mais severa, principalmente mais de um lado da cabeça do que de outro. Além disso, pode vir acompanhada por outros sintomas como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, fadiga, visão alterada, ansiedade, entre outros.

Existem muitos remédios naturais para combater a enxaqueca e aliviar seus sintomas incômodos que quase sempre nos impedem de continuar com nossas tarefas diárias. Ainda que estes remédios costumem funcionar como calmantes, antes de experimentar algum deles é muito importante consultar um médico, principalmente se os sintomas surgem frequentemente.

Tratamentos para aliviar a enxaqueca

Gengibre

Gengibre-combater-enxaqueca

A raiz de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ideais para combater a enxaqueca e quase todos os seus sintomas. Para aproveitar seus benefícios, simplesmente prepare um chá de gengibre adicionando um pedaço da raiz em uma xícara de água fervendo e deixe repousar por alguns minutos. Também é ideal para combater as cefaleias comuns.

Também é efetivo para tratar a vertigem e náuseas na gravidez.

Camomila

A camomila é utilizada já há muito tempo para diminuir febres, mas também é recomendada para combater a enxaqueca e as dores de cabeça comuns. Inclusive, bebê-la regulamente ajuda a prevenir as crises que a enxaqueca costuma causar. Prepare uma infusão com três colheres de sopa de camomila seca por 1/2 litro de água. Coloque-a para ferver, depois deixe-a repousar durante 10 minutos, adicione algumas gotas de limão e beba.

A matricária ou Santa Maria

Esta planta pode ser utilizada para prevenir e tratar a enxaqueca de maneira efetiva. Para isso podemos consumi-la em infusão ou também como extrato. Se optar por fazer a infusão, adicione uma colherzinha de chá da erva em um copo de água e beba até 4 copos por dia.

Aromaterapia com óleos essenciais

Óleos-combater-enxaqueca

A aromaterapia é outra forma eficaz de aliviar a dor e os demais sintomas causados pela enxaqueca. Para isso você pode escolher óleos essenciais como o de lavanda, o de camomila, o de menta, o de manjericão, o de alecrim e/ou melissa. Para começar pode misturar no máximo três desses óleos ou inclusive usar só um; adicione 6 gotas em um copo de água e depois aplique com um pano sobre a cabeça e o pescoço. Também pode colocar a água para ferver, adicionar as gotas do óleo e respirar os vapores.

Tratamentos para aliviar as dores de cabeça

Ainda que a enxaqueca venha acompanhada de dor de cabeça, os sintomas são diferentes e ambos devem ser diferenciados. As cefaleias são as famosas dores comuns, que costumam ser mais leves e momentâneas. Em geral, são causadas por tensão emocional, pressão alta, ressaca, infecções, deficiência alimentar, acumulação de toxinas no organismo, cansaço, entre outros.

Ainda que alguns dos remédios pra a enxaqueca costumem ser efetivos em casos de dores de cabeça comuns, a seguir daremos as receitas de outros bons remédios para as cefaleias.

Chá de erva de limão

limao-combater-enxaqueca

O chá de erva de limão nos ajuda a controlar as tensões, favorece o relaxamento e alivia a dor de cabeça. Basta preparar uma infusão com uma colherzinha de chá de erva de limão para cada xícara de água fervendo.

Rosas

As rosas têm propriedades que ajudam a relaxar, combater o estresse, a ansiedade e a tensão, que são causas da dor de cabeça. É recomendável colocar no quarto um recipiente com água fervendo e adicionar pétalas de rosas.

Azeite de oliva

azeite-combater-enxaqueca

O azeite de oliva tem um antioxidante muito poderoso que nos ajuda a combater as incômodas dores de cabeça. Para isso é recomendável tomar duas colheres de azeite de oliva.

Infusão de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta tem propriedades analgésicas suaves e uma ação calmante que é efetiva no tratamento das dores de cabeça e enxaquecas. O recomendado é preparar uma infusão de hortelã-pimenta com quatro folhas da planta para cada xícara de água quente.

Também é possível triturar a hortelã, misturá-la com 10% de óleo essencial de hortelã-pimenta, e aplicar diretamente fazendo massagens na testa e nas áreas que doem mais.