Calcanhar rachado: conheça 8 Remédios caseiros

8 Remédios caseiros definitivos para o calcanhar rachado

calcanhar rachado

O calcanhar rachado é um símbolo claro de falta de cuidado com os pés, desidratação e, em algumas ocasiões, de algumas questões de saúde. Este problema se caracteriza por afetar, principalmente, a camada externa da pele, ainda que às vezes possa penetrar profundamente na derme e gerar uma dor intensa. Costuma ocorrer quando a pele que reveste o calcanhar se resseca, não é hidratada corretamente e recebe a pressão do corpo sobre ela. Em casos leves, este problema também pode indicar uma deficiência de zinco e de ácidos graxos ômega 3.

Independentemente de qual for a causa do calcanhar rachado, ele costuma ser contemplado como um problema estético desagradável, e em alguns casos pode causar dor. Felizmente, já existem vários remédios e tratamentos caseiros que podem ajudar a tratar a pele ressecada do calcanhar para recuperar a sua saúde e evitar que ela se torne em um problema mais sério.

Tratamento de limão e glicerina

Receita natural para calcanhar rachado

Este tratamento natural ajuda a suavizar a pele do calcanhar e reduz significativamente o ressecamento que causa o calcanhar rachado.

Como fazer?

  • Coloque em um recipiente uma boa quantidade de água quente, sal grosso, glicerina, suco de limão e água de rosas. Em seguida, basta submergir os pés por um período entre 15 e 20 minutos.
  • Utilize uma pedra-pomes para suavizar a pele seca dos calcanhares e facilitar a eliminação de calos.
  • Prepare uma mistura de glicerina, suco de limão e água de rosas e aplique-a diretamente sobre a pele dos calcanhares. Coloque meias e deixe agindo durante toda a noite.
  • Repita o mesmo tratamento durante quatro ou cinco dias seguidos.

Óleos saudáveis

Muitas vezes, a falta de hidratação e o ressecamento na pele dos calcanhares são a causa principal do aspecto rachado. O uso de óleos vegetais essenciais é um grande remédio para hidratar os pés e tratar este problema.

Como fazer?

  • Utilize uma boa quantidade de óleo de coco ou azeite de oliva para hidratar profundamente a pele ressecada dos calcanhares.
  • Uma vez aplicado, coloque meias de algodão durante toda a noite, para que o óleo atue enquanto você dorme.
  • Lave os pés na manhã seguinte e repita o tratamento todos os dias.

Máscara de banana e abacate para calcanhar rachado

Máscara de banana e abacate para calcanhar rachado

Esta máscara de banana e abacate ajuda a hidratar a pele dos calcanhares rachados e melhora notavelmente a sua aparência.

Como fazer?

Prepare uma pasta com uma banana e um abacate maduro. Aplique a mistura diretamente sobre a pele do calcanhar rachado, deixe agir durante meia hora e enxágue.

Tratamento de vaselina e suco de limão

A vaselina e o limão atuam profundamente na pele ajudando a suavizar os calos reduzindo o problema dos calcanhares rachados.

Como fazer?

Deixe os calcanhares submergidos em água quente com sal durante 15 ou 20 minutos.

Seque bem os pés e unte os calcanhares com uma colher de suco de limão e vaselina. Cubra os pés com meias de algodão e deixe agir durante toda a noite.

Tratamento de parafina pra calcanhar rachado

Tratamento de parafina pra calcanhar rachado

Este remédio natural funciona como uma boa terapia quando o calcanhar rachado causa dor e diferentes incômodos.

Como fazer?

  • Misture um pouco de parafina com óleo de coco ou de mostarda. Esquente em banho-maria, misture tudo muito bem e deixe esfriar.
  • Quando estiver morno, coloque a mistura sobre os calcanhares, cobrindo os pés com meias e deixando agir durante toda a noite.

Mel para suavizar

O mel é um ingrediente com propriedades muito benéficas para a pele, que ajuda a hidratar e suavizar de forma eficaz.

Como fazer?

  • Misture uma xícara de mel em um copo de água morna.
  • Mantenha os pés submergidos nesta mistura entre 15 e 20 minutos e faça uma massagem.

Esfoliante de farinha de arroz

Esfoliante para calcanhar rachado

Este esfoliante de farinha de arroz ajuda a suavizar a pele do calcanhar rachado, reduz os calos e melhora notavelmente o problema.

Como fazer?

  • Prepare uma mistura com 2 ou 3 colheres de farinha de arroz, vinagre de mel e sidra de maçã.
  • Mantenha os pés submergidos em água morna durante 20 minutos e, em seguida, aplique esta pasta esfoliante com suaves massagens circulares.

Esfoliante de aveia

Este esfoliante natural de aveia ajuda a suavizar a pele do calcanhar, reduz os calos e contribui para que os pés tenham uma aparência melhor.

Como fazer?

  • Prepare uma pasta com algumas colheres de aveia em pó e um pouco de óleo de jojoba.
  • Aplique na área afetada fazendo uma massagem suave. Deixe agir durante 10 minutos e retire-a com água morna.