Remédios naturais que você pode fazer com água oxigenada

8 remédios naturais que você pode fazer com água oxigenada

Se misturarmos água oxigenada com água, podemos obter um desinfetante antisséptico bucal. Nós podemos fazer gargarejos e, desta forma, aliviar a dor de garganta. Lembre-se somente de não ingeri-la.
Usos da água oxigenada

A água oxigenada (H2O2), também conhecida como peróxido de hidrogênio, é um produto muito popular no mundo inteiro, presente na maioria dos kits de primeiros socorros.

Geralmente, a água oxigenada é usada para tratar e desinfetar feridas, pois possui um alto poder antibacteriano que ajuda a proteger a pele e o corpo dos diferentes tipos de micro-organismos; sem dúvida, há mais maneiras de tirar proveito dela, tanto na estética como na saúde.

Como a maioria das pessoas não têm conhecimento de remédios naturais que podem ser feitos com esse produto, hoje vamos compartilhar 8 remédios naturais que você pode fazer com água oxigenada, que podem ser usados em algum momento.

Mas, primeiro, é muito importante saber que para adquiri-la nas farmácias ou supermercados, esta deve estar embalada em um recipiente escuro e deve conter de 3% a 5% no máximo, caso contrário pode ser prejudicial.

Combater a acneCombater a acne com água oxigenada

Por existirem hoje em dias muitos remédios e tratamentos para combater este problema de pele, são poucas as pessoas que sabem que algo tão barato como a água oxigenada pode ser de muita ajuda para tratar a acne.

Como usá-la?

  • Para começar, você deve lavar o rosto ou partes do corpo afetadas pela acne e, em seguida, aplicar um pouco de água oxigenada com um pedaço de algodão.
  • Não é recomendável aplicar em toda a pele, pois pode causar irritação e levar ao ressecamento.

Veja também: Acne e cravos: 3 formas através das quais o chá verde pode ajudar

Desinfetar feridas

Sem dúvida, este é um de seus usos mais comuns graças ao seu poder antibacteriano e antisséptico.

Como usá-la?

  • Basta mergulhar um pedaço de algodão ou gaze no produto e, em seguida, aplicá-lo sobre a ferida, Assegurando-se de ter as mãos bem limpas.

Combater o fungo dos pés e das unhasCombater fungos nos pés e nas unhas com água oxigenada

O pé de atleta e o fungo nas unhas podem ser muito desagradáveis e dolorosos para aqueles que padecem estas afecções. É muito importante combatê-los, pois eles podem afetar a saúde do pé.

Como usá-la?

  • Em ambos os casos, recomenda-se preparar uma mistura com uma parte de água oxigenada para três de água e submergir os pés ali por 20 minutos.
  • O ideal é que repetir o tratamento 2 ou 3 vezes por dia para eliminar os fungos em menos tempo.

Dores de garganta e resfriados

O poder antibacteriano da água oxigenada ajuda a combater as bactérias que causam a dor de garganta.

Como usá-la?

  • Misture um litro de água morna com um quarto de água oxigenada e faça gargarejos. Não deve ser ingerida.
  • Estes gargarejos também ajudam a prevenir gripes e resfriados, pois as bactérias que também são eliminadas estão associadas a estas duas afecções.

Clarear o cabeloClarear o cabelo com água oxigenada

Uma das aplicações mais populares da água oxigenada na estética é para clarear o cabelo naturalmente. Na verdade, também pode ser útil para clarear os pelinhos que aparecem no lábio superior.

Obviamente, deve-se esclarecer que isso não é recomendado para pessoas com cabelo muito escuro, porque se usada em cabelos com essa tonalidade pode deixá-lo amarelado ou alaranjado.

Como usá-la?

  • Misture partes iguais de água e água oxigenada em um borrifador e pulverize em todo o cabelo.
  • Outra opção consiste em adicionar um pouco de água oxigenada no xampu de uso habitual e usá-lo como de costume.

Enxaguante bucal

Suas propriedades antissépticas convertem a água oxigenada em um bom ingrediente para preparar um enxaguante bucal caseiro, pois por ser tão poderosa, ajuda a eliminar as bactérias que causam o mau hálito.

Como usá-la?

  • Prepare uma mistura de 1 colher de sopa de água oxigenada com 3 de água e, em seguida, faz-se o enxágue bucal antes de escovar.
  • Algumas pessoas têm utilizado este produto em concentrações elevadas, mas isso não é recomendado, pois poderia ser agressivo.

Visite este artigo: Remédios naturais para o sangramento da gengiva ou dentes soltos

Reduzir as sarnasAtenuar-sarnas

Por conter agentes que ajudam a clarear a pele, este produto é ideal para a redução das sarnas do rosto que aparecem como resultado da exposição ao sol e das alterações hormonais.

Como usá-la?

  • Molhe um algodão na água oxigenada e aplique em todas as áreas afetadas, com movimentos suaves.

Limpar o ouvido

O acúmulo de cerume pode ser irritante e às vezes prejudicial à saúde auditiva.

A água oxigenada facilita a sua remoção e, por suas propriedades, ajuda a prevenir a infecção.

Como usá-la?

  • Misture uma colher de sopa de água morna e uma de água oxigenada e coloque algumas gotas em cada ouvido.