8 sinais recentes de câncer de ovário que não devem ser ignorados - Melhor com Saúde

8 sinais recentes de câncer de ovário que não devem ser ignorados

Apesar de ser um dos tipos de câncer com maior taxa de mortalidade, se ele for detectado precocemente a expectativa de vida pode aumentar em até 95%.

O câncer de ovário é considerado como o “assassino silencioso”, pois assim como outros tipos de cânceres, os sintomas podem aparecer quando a doença já está muito avançada, tornando difícil seu tratamento. Esse tipo de câncer é o segundo em termos de cânceres do tipo ginecológico mais comum entre as mulheres, e é o que apresenta uma maior taxa de mortalidade, já que em quase todos os casos é descoberto muito tarde.

De acordo com os informes dos últimos anos, apenas 50% das mulheres diagnosticadas com câncer de ovário conseguem sobreviver até 5 anos após a identificação do problema. Isso se deve ao fato de que muitos casos são detectados em uma etapa muito avançada.

Porém, especialistas afirmam que a detecção precoce dessa doença aumenta a expectativa de vida em até 95%.

O câncer de ovário pode aparecer em mulheres de qualquer idade, mas o risco aumenta a partir dos 50 anos, sendo as mulheres de 65 anos aquelas que correm um risco maior de apresentá-lo. É importante se informar e conhecer alguns sintomas que poderiam nos alertar sobre a possibilidade desse tipo de câncer. Mas antes, cabe lembrar que os sinais de alerta devem ser estudados por um especialista, já que também podem estar relacionados com outros problemas de saúde. Vamos conferir?

Sinais de advertência sobre o câncer de ovário

Cancer-de-ovario

Os sintomas que indicaremos a seguir foram relacionados com o câncer de ovário, ainda que também possam ser sinais de outros problemas de saúde. Considerá-los e identificá-los pode ser a chave para detectar a tempo essa doença e receber o tratamento mais adequado:

  • Distensão abdominal ou inchaço: ainda que seja um sintoma comum a diferentes problemas de saúde, sentir o estômago inflamado e notar que o abdômen aumenta pode ser um indicativo de câncer de ovário. Se você notar esse problema com frequência é melhor consultar um médico.
  • Sintomas digestivos: além da distensão abdominal, sintomas como a indigestão, prisão de ventre, câimbras e incômodos abdominais ou qualquer mudança nas fezes, também são sinais de alerta.
  • Dor pélvica: uma dor pélvica pode ser um sinal muito importante dessa doença. Se a dor é frequente e parece não ter uma explicação, o ideal é consultar um médico e evitar mascará-la com qualquer tipo de analgésico.
  • Dor nas costas: ao sentir dores na parte inferior das costas que surgem sem nenhuma explicação, você terá outro sintoma da doença.
  • Micção frequente e incontrolável: se de uma hora pra outra começar a sentir vontade de urinar e quase não puder controlá-la, pode ser indicativo de que algo não está certo. Em geral, esses incômodos vêm acompanhados de dor ou ardor ao urinar e um desejo frequente de fazê-lo em intervalos bem curtos. Esses sintomas podem indicar uma fraqueza dos músculos da base pélvica, ou também podem ser sintomas claros de uma infecção urinária. Porém, é importante consultar um médico, pois esse também é um sintoma comum ao câncer de ovário.
  • Perda ou ganho de peso inexplicáveis: muitas mulheres costumam se sentir muito felizes quando perdem peso inexplicavelmente, mas devem saber que isso não é normal, e pode ser um sinal de que algo anda muito mal com o organismo. O mesmo ocorre quando há um ganho de peso sem motivo. Em geral também é possível notar uma perda do apetite ou sensação de estar saciada o tempo todo.
  • Cansaço: as pessoas podem sentir cansaço por muitos problemas de saúde e inclusive devido ao estresse. Porém, esse sintoma também é muito comum para quem sofre de câncer de ovário. Se sentir cansaço com frequência, falta de energias e fraqueza é melhor consultar com um especialista.
  • Dor durante o ato sexual: se ao invés de desfrutar de suas relações sexuais, você sentir algum incômodo, consulte um médico, porque esse é realmente um sintoma muito comum ao câncer de ovário.

Leia mais!

Outros sintomas a considerar

  • Sangramento vaginal em mulheres pós-menopáusicas.
  • Náuseas e vômitos.
  • Anemia.
  • Dor de estômago frequente.

Diagnóstico do câncer de ovário

Câncer

Esse tipo de câncer é muito difícil de detectar, já que não costuma apresentar sintomas em suas primeiras etapas de desenvolvimento. Porém, ao notá-los é bom consultar um médico para diagnosticar a doença o mais cedo possível, por meio de exames como ultrassonografia, tomografia axial (TAC), ressonância e análise de sangue chamada de CA-125.