8 sintomas em pessoas mais velhas que não devem ser negligenciados

8 sintomas em pessoas mais velhas que não devem ser negligenciados

É fundamental que as pessoas mais velhas se submetam a check-ups periódicos para verificar se sua saúde está bem e para que, caso contrário, sejam tomadas as medidas adequadas a tempo.
8 sintomas em pessoas mais velhas que não devem ser negligenciados

19Se você não estiver atento, pode ocorrer que considere normal sintomas que não são comuns em pessoas mais velhas e talvez os atribua à idade.

Quando a velhice chega é normal que também apareçam algumas “dores”, mas não significa que se deva negligenciar tudo.

Algumas podem ser sintomas de um problema de saúde grave. É muito importante que consulte o seu médico se sentir algum sintoma estranho. Mas mesmo que você pense que sim, não deve levar tão a sério.

Esperar que sumam por um passe de mágica pode custar muito caro para a sua saúde.

Falta de ar incomum

Dor no tórax é somente um dos muitos sintomas de um ataque cardíaco. Eles  podem variar de uma pessoa para outra.

Se, por exemplo, depois de fazer um breve passeio você demora para retomar a respiração, pode ser um sinal precoce de que uma de suas artérias está parcialmente ou totalmente obstruída. Isso pode resultar em um ataque cardíaco.

Se você sentir uma dificuldade crônica ou incomum para respirar, precisa agendar uma consulta com o seu médico. Outros sinais poderiam ser a sensação de aperto no peito ou tontura.

Leia também: Endometriose: a doença silenciosa que também aumenta o risco de infarto

Tonturas repentinas ou problemas de equilíbrio e coordenaçãoTontura pode ser sintoma de pressão baixa

Os sintomas de um derrame cerebral podem ser muito sutis, mas, se você souber quais são, é menos provável que os ignore.

Tanto em pessoas mais velhas quanto em adultos mais jovens um derrame cerebral inclui sintomas como dificuldade repentina para caminhar, desequilíbrio e perda de coordenação repentinos.

Você também deve prestar atenção a estes sinais:

  • Sensação de tontura extrema.
  • Dificuldade para falar.
  • Má pronúncia de palavras.
  • Alterações na visão.
  • Fraqueza ou dormência no rosto, pernas ou braços.

Sangramento vaginal depois da menopausa

Quando existem manchas de sangramento vaginal depois da menopausa é melhor ir o mais rápido possível ao seu ginecologista, pois isso não é algo normal.

Alguns casos de sangramento podem ser menos graves que outros. No entanto, deve-se considerar a possibilidade de que pode se tratar de uma doença grave como um câncer.

Você não deve levar isso tão a sério, mas da mesma forma, é importante que, mesmo que não apresente esse sangramento, faça os check-ups de rotina.

Disfunção erétil

Essa é uma condição muito comum entre as pessoas mais velhas e, com o passar do tempo, é mais provável o seu aparecimento.

De fato, aproximadamente 22% dos homens com 60 anos têm impotência. Além de ser uma preocupação óbvia quando se trata de satisfação sexual, também pode ser associada a uma doença cardíaca, diabetes e outras condicionantes.

Ainda que seja normal o seu aparecimento por conta da idade, outra causa pode ser o aumento do estresse ou a depressão.

Prisão de ventrePrisão de ventre é um sintoma de um problema digestivo

A prisão de ventre provoca um esforço mais do que o necessário para evacuar.

Essa ação aumenta as chances de que você desenvolva hemorroidas.

Quando a prisão de ventre é ocasional pode ser considerada normal, e em pessoas mais velhas pode ser mais frequente do que o esperado.

Também pode ser um sinal de que algo está bloqueando as fezes. Isto poderia ser um tumor, pólipos ou alguma outra obstrução. Quando a prisão de ventre é crônica pode causar muita dificuldade na eliminação de fezes e estas ficarem endurecidas.

Isso faz com que o intestino fique cheio e, simplesmente, não possa evacuar. Isso é conhecido como retenção fecal.

A cor nas fezes

Essa pode variar de acordo com o que você consome diariamente. Os suplementos de ferro e medicamentos antidiarreicos podem escurecer suas fezes, por exemplo.

Fezes de aspecto marrom ou verde podem ser consideradas normais.

No entanto, se você notar a presença de fezes de cor preta ou com sangue pode estar enfrentando um sintoma de sangramento no trato gastrointestinal superior.

Isto pode ser causado por úlceras, hemorroidas, diverticulite e outras doenças gastrointestinais que em pessoas mais velhas requerem um cuidado maior.

Anormalidade nas mamas

Embora o câncer de mama seja geralmente detectado ao se notar certos nódulos, existem outros sintomas que são menos conhecidos:

  • Inchaço
  • Sensibilidade ou descoloração da mama
  • Secreção no mamilo
  • Mudanças no tom de pele da mama

O câncer de mama é menos comum em homens do que em mulheres, mas isso não os imuniza dele. Por esta razão, é igualmente importante que tanto os homens como as mulheres que tenham essas anormalidades façam seus check-ups constantemente.

Lesões na peleLesões na pele que podem ser sintoma de câncer

Em pessoas mais velhas é muito comum o desenvolvimento de câncer de pele. É sabido que este tipo de câncer pode ocorrer independentemente da cor de sua pele.

Preste muita atenção a qualquer lesão súbita na pele ou ao aparecimento de sinais: quando uma lesão na pele não se cura corretamente pode se tornar cancerígena.

Há uma série de dores que, se você ignorar, poderiam colocar em risco sua vida. É importante que você esteja constantemente prestando atenção aos pequenos sinais que o seu corpo lhe dá.

Lembre-se de que, antes de chegar a conclusões deve conversar com seu médico de confiança sobre qualquer suspeita que tenha de sofrer de algum desses sintomas.

Vale reforçar a dica de manter um check-up constante em sua saúde e recorrer aos especialistas, isso irá permitir que prolongue uma vida saudável e feliz.