8 sintomas que surgem quando seu fígado está sobrecarregado de toxinas

Você sabia que o seu fígado pode enviar sinais de que está sobrecarregado através da pele? Se você apresentar irritação ou casos de acne recorrentes, verifique como está sua saúde hepática.
8 sintomas que surgem quando seu fígado está sobrecarregado de toxinas

Última atualização: 23 agosto, 2022

O fígado é o órgão mais importante do nosso corpo e suas funções são essenciais para ter uma boa qualidade de vida. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 8 sintomas que surgem quando seu fígado está sobrecarregado de toxinas.

Ele é o encarregado de filtrar o sangue para remover os resíduos que o organismo não precisa e, por sua vez, participa das funções metabólicas e da liberação de alguns hormônios.

Também desempenha um papel principal na síntese dos carboidratos e lipídios e no armazenamento de várias vitaminas essenciais para a saúde.

Porém, assim como outros órgãos, está exposto a uma ampla variedade de fatores que podem interferir em seu funcionamento.

Apesar de trabalhar o tempo todo para se manter limpo, a sobrecarga de toxinas pode impedir que desempenhe seus processos de forma ótima.

Por essa razão, é importante ficar alerta diante de qualquer anomalia, atendendo o quanto antes aos sintomas que indicam que algo não está bem.

Hoje, aqui em nosso espaço, queremos destacar os 8 principais para que nossos leitores não deixem de tomar medidas a respeito quando os identificarem. Confira!

1. Alterações na urina e nas fezes

Alterações na urina

As alterações na cor e odor da urina e das fezes podem estar alertando sobre um mau funcionamento do fígado.

Apesar de também poderem ocorrer por um problema digestivo ou urinário, um grande número de casos têm a ver com problemas hepáticos.

  • A urina de uma pessoa saudável tem uma cor amarela pálida, enquanto a de um paciente com icterícia apresenta uma cor escura.
  • Da mesma maneira, as fezes cuja cor é muito escura ou muito pálida também podem indicar que algo está mal.

2. Abdômen inflamado

Ainda que a inflamação do abdômen esteja relacionada com muitas condições de saúde, não podemos descartar que tenha a ver com algum problema do fígado.

  • As cólicas persistentes, a acumulação de gases e a sensação de estômago pesado são comuns entre aqueles cujo fígado está sobrecarregado de toxinas.

3. Problemas na pele

Coceira na pele

O excesso de toxinas que se acumula no fígado costuma causar consequências negativas e notórias sobre a saúde da pele.

  • A irritação inexplicável, o ressecamento e a acne são sinais de alerta dos problemas que este órgão sofre por excesso de rejeitos.
  • Ainda que alguns tratamentos de uso tópico possam aliviar ou disfarçar, é necessário desintoxicar o fígado para aliviá-las por completo.

4. Acidez e refluxo gastroesofágico

A acidez estomacal e o refluxo gastroesofágico são sintomas comuns entre aqueles que costumam consumir pratos pesados e irritantes.

Apesar disso, em alguns casos é necessário analisar qual é sua verdadeira origem, visto que se manifestam como reação da retenção de toxinas no fígado.

5. Cansaço físico e mental

Cansaço físico e mental

O cansaço físico e mental pode ser o resultado dos esforços físicos do dia a dia ou da prática de hábitos pouco saudáveis.

Porém, quando se apresenta de forma recorrente e sem razão aparente, há a probabilidade de que seja um alerta de problemas no fígado.

  • A letargia, as dificuldades de concentração e o enfraquecimento físico podem se originar pelas dificuldades que as toxinas causam na circulação do sangue.

6. Retenção de líquidos

O excesso de inflamação nos tecidos pode resultar da retenção de líquidos que ocorre por um mau funcionamento do sistema hepático.

  • Ainda que este sintoma seja bastante comum entre os pacientes com patologias renais, também pode aparecer devido ao excesso de toxinas no fígado.
  • A maior parte dos casos se manifesta com o inchaço notório das extremidades e do abdômen.

7. Pele amarela pode significar que seu fígado está sobrecarregado

Olhos amarelados

A pele amarela é um transtorno conhecido como icterícia e sua origem é a acumulação de bilirrubina.

Este pigmento produzido pela bile, que desempenha um papel muito importante no processo digestivo, pode se reter pela dificuldade do fígado para filtrar o sangue.

8. Diminuição ou perda do apetite

A perda de apetite é um sintoma que pode aparecer por muitas doenças ou circunstâncias emocionais.

Porém, é conveniente prestar muita atenção, já que em alguns casos pode indicar uma doença hepática.

O mais preocupante é que pode gerar complicações graves, já que conduz ao desenvolvimento de deficiências nutricionais.

Você sofre de vários dos sintomas mencionados? Se este for o caso, adote um plano de alimentação para desintoxicar o corpo e aumente o consumo de água e de bebidas depurativas.

Se os incômodos persistirem, o médico deverá ser consultado.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Hígado: anatomía y funciones. Health Library. UC Chicago Medicine. [Avaiable online].

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.