8 sintomas que podem alertá-lo de cálculos renais

Embora alguns dos sintomas dos cálculos renais possam ser confundidos com outras doenças, se dois ou mais estiverem presentes, é essencial consultar um médico o mais rápido possível.

Os rins desempenham um papel muito importante na desintoxicação do organismo e, embora não percebamos isso, eles trabalham dia e noite para filtrar e remover uma parte significativa do desperdício que viaja através do sangue.

Portanto, quando eles têm dificuldades para funcionar otimamente, sais minerais e outros compostos químicos formam cristais popularmente conhecidos como pedras ou cálculos.

É uma condição que pode causar obstruções no trato urinário, interferindo na passagem da urina e causando dor severa que afeta a qualidade de vida.

Embora seu tamanho varie em cada paciente, é essencial eliminá-los para evitar infecções e problemas de maior cuidado.

Por esta razão, hoje queremos dedicar esse espaço a 8 sintomas que podem ajudar a facilitar na detecção de cálculos renais para receber tratamento adequado.

Descubra-os!

1. Cálculos renais podem provocar micção frequente e dolorosa

Cálculos renais podem provocar micção frequente e dor

As mudanças nos hábitos de urinar devem sempre ser consideradas como um sinal de alerta de dificuldades no sistema urinário.

  • Sentir um desejo contínuo de urinar, acompanhado de uma sensação de dor na parte inferior da barriga, pode indicar que há cálculos renais.
  • Em geral, a quantidade de urina diminui, mas se sentem espasmos contínuos na bexiga.
  • A dor tende a ser mais intensa quando a pedra se move da bexiga para a uretra.

2. Dor nas costas

Embora seja comum confundir este sintoma com um problema muscular, é importante considerar que ele pode se originar devido à presença de cálculos renais.

  • A dor aguda, particularmente em um lado das costas, é comum entre aqueles que têm obstruções devido a esses cristais.
  • Isso pode se manifestar de forma contundente, embora também possa viajar da parte inferior do abdômen para a parte de trás.
  • Às vezes ocorre com ondas de dor latejante e sensibilidade.

3. Náuseas e vômitos

Cálculos renais podem causar náuseas e vômitos

Sabemos que náuseas e vômitos tendem a ser comuns quando você tem problemas relacionados à digestão.

No entanto, quando são frequentes e são acompanhados pelos sintomas acima, é melhor ir ao médico o mais rápido possível.

  • Estes sintomas geralmente ocorrem quando as pedras nos rins aumentam de tamanho, gerando bloqueios no trato urinário.
  • Eles aparecem devido às dificuldades que os rins sofrem para eliminar as toxinas do organismo.

4. Sangue na urina

Muito cuidado! Este sintoma deve ser avaliado por um médico assim que aparecer.

  • O sangramento na urina indica dificuldades no funcionamento dos rins ou infecções graves.
  • No caso dos cálculos renais, é descrito como uma urina rosa, vermelha ou marrom.
  • É mais frequente quando as pedras começam a bloquear a uretra.

5. Urina com forte odor

Cálculos renais podem dar urina com forte odor

Um mau funcionamento dos rins, seja por pedras ou insuficiência, causa um forte odor na urina, que pode ser sentida logo que é expulsa.

  • O mau odor é causado pelas toxinas que são mantidas no sistema, que não são eliminadas de forma adequada devido ao bloqueio.
  • Esta situação também facilita o crescimento de bactérias, que causam infecções.

6. Incapacidade de se sentar

Os pacientes que não controlam suas pedras nos rins a tempo podem sentir uma sensação de pressão incômoda quando se sentam.

  • O crescimento destes cristais causa o bloqueio do trato urinário e, geralmente, provoca tensões e dor na parte inferior das costas e abdominal.
  • O sintoma diminui quando se está em pé, mas deve ser atendido imediatamente porque indica que a condição está piorando.

7. Febre e calafrios

Cálculos renais podem dar febre e calafrios

Quando os cálculos são não abordados no momento certo, reduz gradualmente a atividade dos rins e são mais propensos a provocar infecções no trato urinário.

  • O aparecimento de febre e arrepios, mesmo periodicamente, indica que este problema está facilitando o ataque de germes no sistema.
  • O aumento de temperatura começa ligeiramente, até o ponto em que pode ser ignorado, mas tornase evidente à medida que a condição piora.

8. Inflamação

A acumulação de sais minerais e toxinas nos rins produz uma reação inflamatória no sistema, mesmo quando as pedras ainda são pequenas.

  • É comum que a pessoa afetada perceba um leve inchaço em ambos os lados do corpo, apenas na área onde os rins estão localizados.
  • Se o problema piorar, esse inchaço se espalha através do abdômen e da virilha.

Você está preocupado em sofrer desse problema renal? Se você identificar vários dos sintomas mencionados, consulte previamente o seu médico para receber a avaliação relevante nesses casos.

Recomendados para você