8 tratamentos de beleza com ovo para sua pele e cabelos

8 tratamentos de beleza com ovo para sua pele e cabelos

O ovo é uma das fontes de proteína mais saudáveis que existe, ainda que aumente as taxas de colesterol.
8 razões incríveis para comer ovo sem medo

Mas o que poucas pessoas sabem é que seus nutrientes também o tornam um excelente aliado da beleza, sobretudo no que se refere ao cuidado com a pele e os cabelos.

E é justamente por causa de seu alto teor de proteína que a clara e a gema do ovo são benéficas para reparar os tecidos do organismo. Além disso, são fonte de luteína, composto que ajuda a manter a pele hidratada e elástica e, consequentemente, mais jovem.

1. Tônico para o rosto

Tratamentos-de-beleza-com-ovo-para-o-rosto

A clara de ovo concentra propriedades que ajudam a tonificar e iluminar a pele do rosto, eliminando impurezas que se acumulam nos poros. É por isso que tratamentos naturais que usem clara são conhecidos como “lifting caseiro”, que faz a pele do rosto parecer mais esticada.

E o melhor: os resultados são duradouros, desde que você realize o tratamento com regularidade e em parceria com outros hábitos saudáveis.

Como fazer?
— É muito fácil. Bata a clara em neve com a ajuda da batedeira e aplique-a com um algodão ou pincel por todo o rosto, evitando o contorno dos olhos. Se preferir, pode adicionar uma colher de sopa de maisena à clara para potencializar os resultados.

— Deixe agir por 20 minutos, ou, depois de secar sobre a pele, enxágue com água morna.

2. Ajuda a diminuir bolsas sob os olhos

Olhos inchados podem alterar o seu visual, mas você pode diminuir seus efeitos aplicando clara para eliminar o edema (inchaço) na região. Basta aplicar uma fina camada de clara pura nas bolsas sob os olhos, deixar agir por dez minutos e enxaguar.

3. Máscara adstringente para pele oleosa

Tratamentos-de-beleza-com-ovo-para-pele-oleosa

A pele oleosa preocupa muitas mulheres e homens também, preocupados com o efeito pouco estético que o excesso de oleosidade pode ter.

Além disso, fica difícil manter a maquiagem se a pele apresenta um excesso de óleo, o que também pode levar à obstrução dos poros e à acne.

Para limpar a pele em profundidade, a clara de ovo é um excelente remédio, que também ajuda a regular o pH natural da pele e diminuir a oleosidade.

Como fazer:
— Bata a clara em neve e misture-a com três colheres de farinha de aveia. Aplique a mistura sobre todo o rosto, colo e pescoço.

— Faça massagens esfoliantes, deixe agir por 15 minutos e enxágue com água gelada.

— Dica: você pode finalizar este tratamento passando suco de pepino sobre a pele e enxaguando com água à temperatura ambiente.

4. Máscara hidratante para pele seca

Tratamentos-de-beleza-com-ovo

Por ser uma fonte de ácidos graxos e vitaminas, a gema de ovo é um bom tratamento para as pessoas que lutam contra a ressequidão da pele.

Como fazer:
— Misture uma gema de ovo com uma colher de chá de azeite de oliva ou de coco (natural, sem fragrância. O azeite precisa ser extra virgem e com baixíssimo teor de acidez).

— Aplique uniformemente sobre o rosto e deixe agir por 15 minutos.

5. Hidratação profunda para os cabelos

O ovo pode fazer maravilhas pelos cabelos sem brilho, ressecados e danificados pelo sol ou pelo vento frio.
Misturando-o a outros ingredientes, você pode criar uma máscara capilar caseira ideal para dar maciez e brilho aos fios.

Como fazer?
— Misture um ovo inteiro com meia xícara de iogurte natural e uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, prensado a frio e com baixo teor de acidez.

— Aplique em toda a extensão dos fios. Cubra com uma touca (não precisa ser térmica) e deixe agir por 30 minutos.

6. Tratamentos de beleza com ovo puro para hidratar os cabelos

Tratamentos-de-beleza-com-ovo-para-o-cabelo

Você também pode usar ovos para hidratar os cabelos. Coe as gemas e aplique-as em toda a extensão dos fios. Proteja o cabelo com uma touca e deixe agir por 15 minutos. Após esse período, enxágue normalmente. Repita o procedimento, pelo menos uma vez por semana, para melhores resultados.

7. Controlar a oleosidade dos cabelos

Se o seu cabelo for oleoso, a solução é unir a clara de ovo (não use a gema) com os poderes adstringentes da aloe vera (babosa).

Como fazer:
— Separe uma a duas folhas de babosa, dependendo do comprimento e volume dos seus cabelos.

— Retire a polpa em gel, adicione uma ou duas claras de ovo e misture com um garfo.

— Aplique sobre os cabelos, inclusive sobre o couro cabeludo, massageando bem. Proteja o cabelo com a touca e deixe agir por 20 minutos.

— Enxágue com água fria. Você verá que os cabelos ficarão hidratados e com brilho, mas livres de óleo.

8. Hidratação para cabelos secos

Algumas pessoas sofrem com cabelos oleosos demais, outras com cabelos quebradiços e secos. Aprenda aqui a fazer uma máscara capilar hidratante que deixará os fios macios e resistentes.

Como fazer:
— Misture um ovo com meia xícara de leite e duas colheres de sopa de óleo de coco natural.

— Aplique sobre os cabelos e deixe agir por 30 minutos.

Dica: o que dá o famoso “cheirinho de ovo” é a membrana que envolve as gemas. Sempre coe as gemas para eliminar a membrana e o odor.