8 truques para desinfetar seu quarto de forma natural

8 truques para desinfetar seu quarto de forma natural

Para evitar o acúmulo de micro-organismos e evitar alergias indesejadas é conveniente limpar o pó diariamente e trocar os lençóis, edredons e cobertores com frequência para eliminar os ácaros.
8 truques para desinfetar seu quarto de forma natural

O quarto é uma das partes mais importantes de nossa casa, já que é o local que escolhemos para descansar e relaxar nosso corpo após ter cumprido as tarefas do dia.

No entanto, algumas vezes nos descuidamos e, pouco a pouco, vai surgindo uma bagunça que o faz ficar com um aspecto ruim.

O pior de tudo é que, ainda que não notemos a olho nu, em seus espaços costumam se acumular ácaros e moléculas alergênicas que podem causar vários problemas de saúde.

Como consequência nossa qualidade do sono se reduz e dá lugar a outros transtornos que podem dificultar nossos dias.

Felizmente, se colocarmos em prática alguns truques caseiros podemos deixar nosso quarto impecável e livre de todo tipo de micro-organismo.

A seguir iremos compartilhar 8 boas ideias para que você não hesite em desinfetá-lo e harmonizar seu ambiente.  Coloque-as em prática!

  1.  Arrume a cama todas as manhãs

Mulher arrumando a cama do quarto

Ainda que seja recomendável ventilar a cama algumas vezes para eliminar os ácaros, o ideal é fazê-la todas as manhãs para que seu quarto tenha mais ordem e limpeza. Sacuda os lençóis, as cobertas e os travesseiros, e em seguida arrume-as como quiser.

  1. Troque os lençóis e cobertores

Para uma limpeza adequada da cama, troque com regularidade os lençóis, as fronhas e os demais elementos que cobrem a cama.

Sem que você possa ver, é provável que eles contenham ácaros e bactérias que crescem com a sujeira e o suor.

Limpe os cobertores, retire os edredons e assegure-se de mantê-los limpos para não sofrer com alergias e outros incômodos.

  1. Não sature seu criado-mudo

Criado mudo no quarto

Quando você enche o criado-mudo de objetos é mais difícil remover o pó e a sujeira que vão se acumulando dia após dia.

Você pode usá-lo para colocar um pequeno abajur, um relógio, um creme e até um livro. Se você o saturar com outros elementos irá perder mais tempo para deixá-lo limpo.

  1. Faça uma limpeza geral todos os dias

Embora, por questão de tempo, seja impossível deixar todos os espaços do quarto impecáveis todas as manhãs, podemos dedicar alguns minutos para fazer uma limpeza geral. Sacudir os lençóis, fazer a cama e limpar o chão são pequenos gestos rápidos que podem reduzir a presença de substâncias alergênicas.

  1. Desinfete o colchão

Colchão na cama do quarto

O colchão é um dos elementos mais esquecidos de nosso quarto. No entanto, deveríamos limpá-lo pelo menos uma vez ao mês para que ele não se transforme em um habitat de micro-organismos.

Para isso, você pode criar um produto de limpeza caseiro à base de bicarbonato de sódio e óleo essencial de melaleuca.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio (125 g)
  • 10 gotas de óleo essencial de melaleuca

Como fazer?

  • Umedeça o bicarbonato de sódio com o óleo essencial de melaleuca e borrife a mistura por todo o colchão.
  • Esfregue-o com a ajuda de uma escova, deixe repousar durante uma hora e passe o aspirador.
  1. Limpe o pó

A maioria dos elementos do quarto fica coberto de pó com o passar dos dias. A cama, a mesa, os quadros e todos os objetos decorativos requerem uma limpeza constante para não se transformarem em focos de alergia.

Se você quiser se assegurar de eliminar as bactérias e os ácaros, dilua vinagre branco em água e use esta solução para limpar.

  1. Não se esqueça das cortinas ou persianas

Mulher abrindo as janelas de seu quarto

A maioria dos dormitórios conta com uma ou duas cortinas nas janelas. Elas não apenas ajudam a evitar as luzes externas, mas também dão ao quarto um toque decorativo.

O problema é que elas absorvem muito pó, por isso é primordial lavá-las a cada duas ou três semanas.

Uma boa opção é escolher as que são de seda, já que são mais fáceis de lavar e secam em pouco tempo.

Por outro lado, se o quarto tiver persianas é importante usar um produto desinfetante para retirar o pó das mesmas.

  1. Lave os travesseiros

A maioria das pessoas ignora que os travesseiros devem ser desinfetados continuamente para evitar o acúmulo de suor, células mortas e alergênicos.

Ainda que ele seja coberto com fronhas, eles conseguem absorver a sujeira e tendem a criar um ambiente perfeito para os micro-organismos.

Procure lavá-los pelo menos duas vezes ao ano e troque as fronhas protetoras a cada duas semanas.

Você está certo de que o seu quarto está limpo? Se você ainda não colocou em prática estas recomendações, trate de dedicar algum tempo para conseguir um ambiente adequado para o seu descanso.