8 usos alternativos e surpreendentes do café

8 usos alternativos e surpreendentes do café nas atividades do lar

Para evitar os maus odores nos canos, você pode optar por colocar a borra de café nos ralos ou então adicionarmos à cisterna.
8 usos alternativos e surpreendentes do café

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. Embora durante muitos anos os seus benefícios tenham sido colocados em dúvida, atualmente ele é considerado um alimento que pode oferecer muito à nossa saúde.

Grande parte das pessoas não pode começar seu dia sem antes tomar uma xícara de café, pois ele atua como um estimulante e gera uma sensação de prazer e de alerta, que permite desempenhar melhor aquelas atividades nas quais são demandadas mais energia e concentração.

Entretanto, além de ser uma bebida saudável e ideal para nos manter acordados, o café tem outros usos alternativos que podem facilitar diferentes tarefas do lar, e até de tratamentos de beleza.

Neste artigo iremos compartilhar várias utilidades do café que você pode ter em mente para aproveitar ao máximo os restos desta bebida que parecem não ter uso algum.

  1. Neutralizar maus odores

Maus-odores

O café em pó tem um aroma agradável e forte que pode neutralizar muito facilmente os maus odores.

Para não passar vergonha com odores desagradáveis na geladeira ou no carro, por exemplo, coloque umas três colheres de café ou de seus restos em um pequeno recipiente, ou então em um saquinho elaborado com tule, e em seguida posicione-o em um dos cantos do local desejado.

  1. Disfarçar os cabelos brancos

As tintas são o produto mais eficaz para disfarçar os cabelos brancos que costumam surgir depois dos 35 anos. No entanto, para quem teme pela saúde capilar ou gosta de alternativas mais naturais, o café pode ser a melhor solução.

Prepare uma infusão de café bem carregada e utilize-a para lavar todo o cabelo pelo menos 3 vezes por semana.

Ele deve estar frio para que a aplicação seja mais fácil, desde a raiz até as pontas do cabelo. Deixe agir durante cerca de 10 minutos e retire com água morna.

  1. Fertilizante

Fertilizante

As plantas que crescem com mais facilidade em solos ácidos agradeceram se os mesmos forem fertilizados com os restos de café.

Ainda que elas não fiquem tão bem como bebida, as borras ainda conservam nutrientes importantes que estimulam o crescimento de plantas como azaleias, rododentros e frutas silvestres.

  1. Antipulgas

O aroma e o sabor do café atuam como um bom repelente para combater as pulgas que costumam se abrigar no pelo dos animais de estimação.

Basta pegar os restos de café que sobram depois da bebida e esfregá-los no pelo do cão depois do banho. Uma vez que seque, é possível escová-lo para que não dê uma aparência ruim à pelagem.

O melhor deste antipulgas natural é que ele deixa um aroma agradável e não contém compostos químicos agressivos, como é o caso dos tratamentos comerciais.

  1. Limpar o vaso sanitário

Os maus odores que costumam estar presentes no vaso sanitário podem ser neutralizados com um pouco de café, assim como os que sobem pelos canos das pias e banheiras.

Coloque um pouco de café em um litro de água e jogue a mistura no vaso sanitário, dando descarga em seguida para eliminar e prevenir estes maus odores.

  1. Repelir as formigas

Afastar-as-formigas

O forte aroma do café não é agradável para as formigas, e acaba por repeli-las do nosso lar. Coloque os restos de café por todo o caminho que estes insetos formam, e se for possível, coloque-o diretamente sobre o formigueiro.

  1. Disfarçar os arranhões da madeira

Conforme passa o tempo, a madeira vai perdendo o brilho e pode se encher de pequenos arranhões. Para solucionar este problema, faça uma pasta espessa com um pouco de café e água, e em seguida utilize-a para preencher estas pequenas rachaduras.

  1. Esfoliante

Esfoliante

O café é grosso e perfeito para eliminar as células mortas do rosto ao facilitar a limpeza profunda da pele.

Além disso, as suas propriedades antioxidantes e nutrientes oferecem muitos benefícios à pele, prevenindo o envelhecimento precoce e diferentes alterações cutâneas.

Misture um pouco de restos de café com uma colher de óleo de coco ou azeite de oliva, e aplique-o nas áreas que você deseja esfoliar.

Você também pode usar este tratamento para massagear os glúteos e as pernas, com a finalidade de reduzir a celulite. A cafeína presente no café estimula a circulação e isso ajuda a atenuar o aspecto de “casca de laranja”.

Você já conhecia estas utilidades do café? Agora que você já sabe quais são os seus usos alternativos, não hesite em reutilizar os restos que sobram na sua cafeteira.