9 alimentos que você deve incluir na dieta para prevenir tromboses

Para prevenir a formação de coágulos e o aparecimento de trombose, que é tão perigosa para a nossa saúde, devemos consumir alimentos que nos ajudem a controlar o colesterol e melhorar a circulação.
9 alimentos que você deve incluir na dieta para prevenir tromboses
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 11 julho, 2023

Tanto as tromboses quanto as embolias envolvem a obstrução de um vaso sanguíneo, e podem levar à morte.

Mas enquanto a trombose se origina em veias ou artérias, a embolia é a própria migração desse trombo pelo canal circulatório; um risco que muitas pessoas sofrem, por exemplo, quanto apresentam as clássicas varizes.

O que podemos fazer para prevenir? Assim, fica claro que não está em nossas mãos evitar 100% esses problemas. Entretanto o que sim, podemos fazer, é reduzir essa probabilidade levando uma vida mais saudável.

Mudar nossos hábitos de vida está em nossas mãos. Se, no seu caso, você tiver antecedentes genéticos relacionados a alguma trombose, é o momento de se cuidar.

Assim, escolha bem o tipo de dieta que adota e mantenha uma vida mais ativa.

A seguir, propomos aprofundar mais sobre o tema e incluir em sua dieta uma série de alimentos maravilhosos.

Como ocorrem as tromboses e embolias?

Trombose na circulação

Não há uma única origem. As tromboses e embolias partem de diferentes fatores que, em geral, se referem ao nosso estilo de vida, à genética e a diversas doenças associadas.

  • Ter altos níveis de colesterol e triglicerídeos
  • Passar muito tempo sentado
  • Tomar pílulas anticoncepcionais ou estrogênios (especialmente, as mulheres que fumam)
  • Ter passado por algum tipo de cirurgia
  • Gravidez
  • Ter problemas cardíacos ou dos rins
  • Antecedentes genéticos

Assim, muitas dessas causas não podem ser evitadas. Mas termos tido um filho ou termos o colesterol alto, por exemplo, não significa que vamos sofrer uma trombose.

Há um risco, não uma causa e efeito.

Vejamos agora com mais exatidão como diferenciar tromboses de embolias:

  • Trombo: acúmulo de sangue em uma artéria por causa de uma má coagulação, alteração de um vaso sanguíneo ou rompimento de uma parede arterial.
  • Os êmbolos são resultados do trombo, ou ainda acúmulos de gordura, de líquido amniótico ou até de bolhas de dióxido de carbono, no caso dos mergulhadores ou das pessoas que praticam mergulho.
  • A embolia é a obstrução de uma artéria em qualquer parte do corpo como, por exemplo, os pulmões.

Que alimentos podem me ajudar a prevenir tromboses e embolias?

Limão para prevenir tromboses e embolias

1. O limão

Em nosso espaço, falamos, em várias ocasiões, sobre os benefícios do limão. Já sabemos que é bom para fortalecer o sistema imune, para eliminar toxinas e para combater o efeito dos radicais livres.

  • No entanto… você sabia que o limão é muito poderoso para melhorar a circulação sanguínea e elevar a produção de glóbulos brancos?

Não duvide disso, não deixe passar um dia sem tomar um copo de suco de limão ou temperar suas saladas com ele.

2. Azeite de oliva

  • O azeite de oliva extravirgem é um presente da natureza rico em ácidos graxos ômega 6 e, além disso, ideal para diminuir o nível de colesterol ruim ou LDL do sangue.
  • Graças ao azeite de oliva, mantemos as artérias flexíveis e diminuímos a placa aterosclerótica, que sempre dificulta o fluxo sanguíneo e acelera o risco de sofrer de um trombo.

3. O abacate

  • O abacate, consumido com equilíbrio e moderação, não engorda e é tão saudável, ou mais, do que o próprio azeite de oliva.
  • Assim, não hesite em desfrutar de meio abacate 3 vezes por semana, durante o café da manhã. Sua saúde agradecerá.

4. Um dente de alho por dia

O alho previne as tromboses

Consuma um dente de alho, no mínimo, todos os dias.

É rico em alicina, uma enzima medicinal que faz bem à sua saúde cardiovascular, de seu sistema imune e que, por sua vez, tem um efeito anticoagulante.

5. A alcachofra

Incluir alcachofras cozidas em seu jantar, com um pouco de vinagre, azeite de oliva e limão, é uma opção mais que recomendável. É sensacional!

Esse vegetal é um dos melhores para prevenir trombos e embolias.

6. Aipo

O aipo é rico em antioxidantes, vitaminas e em um tipo de fitoelemento que regula a pressão arterial.

  • Além disso, ajuda a diminuir o nível de cortisol no sangue, um hormônio do estresse que apresenta um impacto muito negativo em nossa saúde cardiovascular.
  • Se você consumir aipo regularmente, seja in natura ou como suco, desfrutará de artérias mais largas, flexíveis e com menos placa aterosclerótica.

7. Suco de mirtilos

  • Entre as opções naturais mais recomendáveis para melhorar a circulação sanguínea estão, sem dúvida, os mirtilos.
  • Graças a eles, melhoramos a circulação sanguínea, devido a seus efeitos anticoagulantes. É sensacional.

Consuma mirtilo sob a forma de suco, puros ou inclusive congelados, se não for possível consegui-los em seu período de safra.

8. Vinho tinto

Mulher bebendo vinho tinto para evitar trombose

Tome uma taça de vinho tinto ao dia e você vai diminuir a probabilidade de sofrer de um ataque cardíaco ou de uma trombose.

  • Esse tesouro à base de uvas é rico em potentes antioxidantes, assim como em etanol, um componente que regula o nível de colesterol ruim, ou LDL.
  • Além disso, o vinho tinto diminui e retarda a formação de placa nas artérias e melhora a circulação sanguínea.

Consuma o vinho com moderação, e beneficie-se de suas virtudes.

9. Cenouras

As cenouras são deliciosas. São refrescantes, de sabor suave, combinam com tudo e, além disso, nos ajudam a prevenir trombos e embolias.

Conseguem isso porque são uma fonte muito adequada de betacarotenos, uma substancia capaz de reduzir o aparecimento de ataques cardíacos e que, além disso, equilibra os níveis de colesterol.

O que acha de, a partir de agora, aumentar o consumo desses 9 alimentos? O esforço vale a pena: vale sua saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.