Água morna com limão: 9 benefícios de começar o dia com ela

9 benefícios de começar o dia bebendo água morna com limão

Você sabia que, além de deixar seu organismo alcalino, ao começar o dia com um copo de água morna com limão você também aumenta a sua produtividade?
Água morna com limão: 9 benefícios de começar o dia com ela

Os hábitos praticados nas primeiras horas do dia podem ser essenciais para melhorar a saúde e para manter um bom estado de ânimo durante toda a jornada.

Ainda que a falta de tempo nos faça ignorá-las, essas primeiras horas da manhã são boas para adotar hábitos que beneficiam todo o organismo.

Por exemplo, há alguns anos tem sido recomendado o consumo de sucos naturais. Em jejum, eles oferecem ainda mais nutrientes e energia para o corpo, e melhoram muitos aspectos, tanto a nível físico quanto mental.

Entre eles destaca-se a água morna com limão que, apesar de ser muito simples, conta com interessantes propriedades medicinais graças a seu teor de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Sua elaboração é econômica e fácil, e pode ser feita todos os dias como uma medida para manter o bem-estar.

Descubra 9 interessantes benefícios que você obtém ao consumi-la.

1. A água morna com limão protege e purifica o fígado

Saúde do fígado

Os compostos antioxidantes que a água morna com limão contêm a tornam um bom remédio para promover a desintoxicação do fígado.

Essas substâncias:

  • Inibem os efeitos negativos dos radicais livres.
  • Oferecem um impulso para remover os resíduos que tendem a se acumular nesse órgão.

Por sua vez, é uma solução orgânica para diminuir o risco de doenças hepáticas como, por exemplo, o fígado gorduroso e os cálculos.

2. Melhora a saúde imunológica

Os altos níveis de vitamina C que esta bebida contêm são bons complementos dietéticos para manter o sistema imunológico forte e preparado para qualquer ataque externo.

  • Essa vitamina, além dos nutrientes do limão, melhora a produção de anticorpos e cria uma barreira contra vírus, bactérias e fungos.

3. Ajuda a alcalinizar o sangue

Alcalinizar o sangue

Nesses dias em que a alimentação tende a acidificar o corpo, a água morna com limão é um grande complemento para manter o pH do sangue em níveis adequados.

  • Apesar do limão ser ácido, seus compostos se transformam em substâncias alcalinas quando são assimiladas pelo organismo.

Portanto, o consumo regular dessa bebida diminui o excesso de ácido e previne os transtornos associados.

4. Melhora a saúde da pele

Por sua capacidade de desintoxicar o organismo, esta bebida natural é ideal para melhorar a saúde da pele.

  • Graças a suas propriedades, aumenta o nível de hidratação e, por sua vez, remove as toxinas que aceleram o processo de envelhecimento.
  • Seu consumo diário contribui para manter a pele livre de impurezas, sobretudo quando a pessoa é suscetível à acne.

5. Controla a ansiedade por comida

Ansiedade por comida

As pessoas que lutam contra a ansiedade por perder peso podem encontrar uma grande ajuda nessa bebida caseira.

O suco de limão contém uma fibra chamada pectina que, após ser absorvida, melhora a digestão e prolonga a sensação de saciedade.

6. Melhora a digestão

As propriedades digestivas da água morna com limão podem ser aproveitadas como parte do tratamento de problemas como a prisão de ventre e o inchaço.

  • A fibra e os antioxidantes atuam sobre a saúde digestiva. Assim, otimizam o movimento intestinal e apoiam os processos que separam os dejetos dos nutrientes.

7. Melhora a produtividade

Mulher cansada e com sono

O limão é uma das frutas cítricas mais recomendadas para substituir as energias perdidas durante o período de descanso.

  • Seus antioxidantes e minerais essenciais atuam de maneira positiva sobre a saúde cerebral e do sistema nervoso, pois melhoram a produtividade ao longo do dia.
  • Essas qualidades permitem ter um nível de energia mais alto e, ao mesmo tempo, prevenir as crises de pânico, assim como o estresse e a depressão.

8. Promove a cicatrização

A vitamina C presente no limão é essencial para um bom processo de regeneração celular diante de traumatismos e lesões.

  • Esse nutriente participa na formação do tecido conectivo, da cartilagem e de outros, que são afetados quando a pessoa sofre alguma lesão.

Isso quer dizer que, consumindo água morna com limão, é possível obter boas quantidades dessa substância que acelera a recuperação.

9. Evita infecções na boca

Saúde bucal

O consumo diário dessa bebida pode contribuir para limpar a cavidade bucal e evitar a proliferação excessiva de germes nos dentes e gengivas.

  • O limão tem propriedades antimicrobianas e antibióticas que podem diminuir o risco de dores de dente e gengivite.
  • Seu consumo com água morna combate a halitose e ajuda a manter o hálito fresco.

Pronta para prepará-la em casa? Anime-se a dedicar alguns minutos para preparar água morna com limão todas as manhãs e descubra, com o passar dos dias, como faz bem para o seu corpo.