9 benefícios de comer aveia e por que incluí-la no café da manhã

9 benefícios de comer aveia e por que incluí-la no café da manhã

Por conter carboidratos de absorção lenta, a aveia ajuda a nos manter saciados por mais tempo e nos fornece a energia de que precisamos para encarar o dia.
9 benefícios de comer aveia e por que incluí-la no café da manhã

Em qualquer uma de suas formas a aveia é um dos alimentos mais completos que podemos encontrar.

É fonte natural de proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas, e outros nutrientes importantes que depois de ingeridos, proporcionam benefícios maravilhosos para o nosso corpo.

Também conhecida como “a rainha dos cereais”, ela tem sido consumida há mais de 4000 anos e, antigamente, chegou a ser considerada um alimento para as classes mais baixas.

No entanto, com o passar do tempo foi incorporada em muitas culturas e hoje está sempre presente na dieta de milhões de pessoas.

O mais interessante de tudo é que podemos acrescentá-la em muitas receitas para desfrutar de todas as propriedades que fazem bem para a saúde.

Como sabemos que muitos ainda não as conhecem, queremos compartilhá-las detalhadamente e explicar por que devemos ingeri-la no café da manhã.

Não perca!

1. Melhora a saúde digestiva

saude-digestiva

Devido ao seu elevado teor de fibras solúveis, a aveia ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo.

Sua ingestão diária ajuda a prevenir a prisão de ventre e promove o movimento intestinal para a eliminação adequada de resíduos.

Não deixe de ler: Propriedades do mamão papaia para o sistema digestivo

2. Diminui o colesterol

Graças à contribuição do ácido linoleico e das fibras solúveis, consumir este alimento reduz os altos níveis de triglicerídeos e do colesterol ruim presente no sangue.

Esses nutrientes vão “limpando” os depósitos de gordura que se formam nas paredes das artérias e, assim, previnem problemas graves como arteriosclerose, ataque cardíaco e AVC.

3. Controla os níveis de açúcar

niveis-de-acucar

A aveia é um dos alimentos mais recomendados para pacientes com desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue, pois reduz a absorção de glicose no intestino.

Sua fibra solúvel ajuda a estabilizar os picos elevados de açúcar, o que beneficia significativamente os diabéticos.

4. Prolonga a sensação de saciedade

Um café da manhã incluindo aveia é ideal para prolongar a sensação de saciedade e diminuir o consumo excessivo de calorias.

Seus carboidratos de absorção lenta nos ajudam a controlar o apetite e a ansiedade, além de manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

5. Ajuda a perder peso

perder-peso

O consumo diário de aveia todos os dias também produz efeitos interessantes para a perda de peso.

Seus nutrientes não só auxiliam no bom funcionamento do metabolismo, mas ainda reduzem o desejo insaciável de comer e o acúmulo de gordura e resíduos.

Para esta finalidade, ela pode ser incorporada em batidas de frutas, leite, ou ser misturada com iogurte de baixo teor de gordura.

6. Auxilia o sistema nervoso

Graças à sua elevada quantidade de vitaminas do complexo B, sua ingestão de forma regular é uma grande ajuda para manter um bom funcionamento do sistema nervoso central.

7. Previne problemas de tireoide

problemas-na-tireoide

Este alimento não deve faltar na dieta de pessoas com problemas de tireoide, especialmente quando se trata de hipotireoidismo.

Por conter iodo, um mineral que estimula a produção de hormônios na glândula, seu consumo melhora significativamente a saúde e previne problemas metabólicos.

8. Fortalece o sistema imunológico

O consumo da aveia é um dos melhores auxílios nutricionais que pode ser fornecido ao sistema imunológico do corpo.

Ela contém uma substância conhecida como betaglucana que ajuda as células imunológicas a localizar a infecção eliminando os micro-organismos responsáveis.

9. Possui propriedades diuréticas

Com a sua contribuição de minerais, especialmente o silício, a aveia pode ajudar a eliminar o ácido úrico e os líquidos que aumentam o processo inflamatório no organismo.

Assim, comer aveia pode prevenir doenças como a gota ou artrite reumatoide.

Quer saber mais? Leia: Óleo de coco, limão e toranja, um remédio natural contra a celulite

Por que você deve incluir aveia no café da manhã?

aveia-cafe-da-manha

Não é segredo que o café da manhã é considerado uma das refeições mais importantes do dia.

Embora muitos o tenham ignorado durante muito tempo, ele é crucial para fornecer energia ao corpo ao longo do dia.

Neste sentido, devemos dizer que aveia é um dos melhores alimentos para começar o dia, não só pelos benefícios listados acima, mas também por ser uma excelente fonte de energia e nutrientes de alto valor.

Embora você possa desfrutar da aveia em qualquer momento da jornada, os nutricionistas aconselham adicioná-la na primeira refeição do dia para que suas propriedades possam agir durante todo o dia.