9 benefícios incríveis que as maçãs nos oferecem

9 benefícios incríveis que as maçãs nos oferecem

Se conseguirmos obter maçãs orgânicas e as consumirmos sempre com casca, obteremos uma maior quantidade de fibras e iremos favorecer o trânsito intestinal, ao mesmo tempo em que poderemos combater a retenção de líquidos.
Benefícios das maçãs

A maçã é uma das frutas que podemos aproveitar quase em qualquer época do ano. Além de ser deliciosa e versátil, ela é rica em propriedades nutricionais que oferecem incríveis benefícios ao corpo e à saúde.

Suas principais virtudes são atribuídas ao seu aporte significativo de compostos antioxidantes e pectina, cuja ação no organismo ajuda a inibir os radicais livres enquanto estimula a desintoxicação.

Além disso, é uma das frutas que mais dão uma sensação de saciedade, por isso é muito recomendada para aqueles que querem perder peso, mas não conseguem controlar a sua ansiedade pela comida.

Existem muitas outras razões pelas quais esta fruta é uma das melhores que podemos ingerir diariamente na dieta. A seguir iremos compartilhar 9 de seus benefícios mais importantes.

  1. São boas para o coração

Maçãs fazem bem ao coração

A maçã contém uma quantidade importante de substâncias químicas naturais ou fitoquímicos que exercem uma poderosa ação antioxidante para proteger o organismo.

Graças a isso elas podem neutralizar os radicais livres que oxidam as células saudáveis e aumentam o risco de desenvolver doenças do coração e câncer.

Por outro lado, suas fibras solúveis diminuem a absorção do colesterol por parte do intestino e ajuda a regulá-lo.

  1. Têm ação diurética

Devido ao seu teor significativo de potássio, as maçãs têm uma ação diurética que combate a retenção de líquidos e alguns dos problemas associados a ela.

Os pacientes com doenças inflamatórias ou hipertensão arterial podem se beneficiar comendo uma porção de maçãs todos os dias.

No entanto, aqueles que sofrem de insuficiência renal devem consumi-la sob supervisão médica, devido à restrição de potássio que devem manter na dieta.

  1. Combatem a prisão de ventre e a diarreia

Maçãs combatem a prisão de ventre

Na casca da maçã se concentra uma quantidade importante de fibras insolúveis que ajudam a evacuação intestinal, de tal forma que a sua ingestão diária pode diminuir a prisão de ventre.

Por outro lado, na sua polpa se concentra uma fibra chamada pectina, que participa na regulação do trânsito intestinal, diminuindo a perda de água durante a diarreia.

Na fruta também há alguns fitoquímicos conhecidos como taninos, que têm propriedades adstringentes e anti-inflamatórias.

  1. Dentes mais saudáveis

Quando se mastiga uma maçã, estimulamos a produção de saliva na boca, o que ajuda a reduzir de forma considerável as bactérias que causam as cáries e outros tipos de infecções.

Ainda que uma maçã não possa substituir a escova de dentes e o creme dental, ela é bastante útil naqueles momentos em que não temos estes elementos conosco.

  1. Podem prevenir o mal de Alzheimer

Maçãs ajudam a prevenir o Alzheimer

Por seu teor de antioxidantes, a ingestão de suco de maçã natural demonstrou ser um remédio eficaz para reduzir o risco de desenvolver Alzheimer ou envelhecimento cerebral precoce.

  1. Protegem contra o mal de Parkinson

O consumo de alimentos ricos em fibras, como as maçãs, desempenha um papel importante na prevenção contra o mal de Parkinson, um transtorno degenerativo que se caracteriza pela deterioração das células nervosas produtoras de dopamina no cérebro.

Os cientistas acreditam que os radicais livres podem influenciar o desenvolvimento desta doença, por isso os antioxidantes podem ajudar a erradicá-la.

  1. Diminuem o risco de diabetes

Maçãs para combater a diabetes

A fibra solúvel contida nas maçãs contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com risco de desenvolver diabetes. Seu consumo diário poderia chegar a minimizar este risco em até 28%.

  1. Evitam os cálculos biliares

Os cálculos biliares se formam quando há uma quantidade exagerada de colesterol no sistema, já que este evita que a bile desempenhe sua função na digestão das gorduras.

Ao se solidificar elas se convertem em cálculos e surge uma série de sintomas que pioram de forma significativa a saúde.

Uma dieta rica em fibras, solúveis e insolúveis, mantém o colesterol longe e exerce um papel relevante na prevenção da obesidade.

  1. Desintoxicam o fígado

Maçãs favorecem a função do fígado

O consumo excessivo de alimentos pouco saudáveis e ricos em calorias está aumentando a taxa de pessoas com diversas doenças relacionadas à intoxicação do fígado.

Ainda que este órgão tenha a capacidade de se depurar sozinho, a sobrecarga nas tarefas dificulta muito o seu trabalho.

Felizmente, com a ingestão diária de suco de maçã natural podemos apoiar a sua desintoxicação para que o fígado trabalhe sem problemas.

Você conhecia todos estes benefícios da maçã? Esperamos que os mantenha em sua mente a partir de agora e que não hesite em incluí-la como parte essencial da sua alimentação.