Sementes de chia: 9 grandes benefícios que elas nos oferecem

9 grandes benefícios oferecidos pelas sementes de chia

Entre os muitos benefícios das sementes de chia destacam-se o seu aporte de fibra, que favorece a saúde digestiva, e o fato de que elas proporcionam saciedade, favorecendo a perda de peso.
Sementes de chia: 9 grandes benefícios que elas nos oferecem

As sementes de chia são um superalimento da América Central que, por suas propriedades nutricionais, se tornaram populares em todo o mundo nos últimos anos.

Caracterizadas por seu tamanho diminuto, além do ligeiro sabor de noz que combina facilmente com outros alimentos, é fácil incorporá-las à dieta.

Durante décadas foram valorizadas por seu alto teor de nutrientes essenciais, particularmente sua contribuição de ômega 3, fibras e proteínas.

Também contêm antioxidantes poderosos e minerais essenciais que, depois de absorvidos, ajudam a neutralizar os efeitos negativos causados por radicais livres.

Na verdade, é um dos ingredientes energéticos que ajudam a otimizar o desempenho físico e mental e manter o corpo ativo durante o dia.

Além disso, sua capacidade de saciedade freia a ansiedade por comida, sendo perfeita para aqueles que estão tentando perder peso.

Considerando que muitos ainda não o provaram, a seguir daremos 9 razões para consumi-la regularmente.

1. As sementes de chia ajudam a ganhar massa muscular

musculacao

As sementes de chia contêm proteínas de alta qualidade que, quando adicionadas à dieta, contribuem para o ganho de massa muscular.

Sua ingestão regular é um grande apoio para a formação e fortalecimento da massa magra do corpo, especialmente quando aliada a um plano de treinamento físico.

Este nutriente, combinado com as suas fibras e minerais, melhora o processo de regeneração dos tecidos e reduz a tensão muscular.

Quer saber mais? Leia:   7 movimentos simples para aliviar as dores musculares intensas

2. Acalmam a dor nas articulações

Por seu alto teor de ácidos graxos, ômega 3 e antioxidantes, este alimento é um ótimo complemento para o tratamento de dor nas articulações.

Estes compostos têm um efeito anti-inflamatório interessante no corpo que, combinados com outros bons hábitos, ajudam a aliviar tais desconfortos.

3. Melhoram a digestão

boa-digestao

As fibras dietéticas contidas nas sementes de chia são úteis para melhorar os processos digestivos, especialmente em pacientes com constipação e síndrome do intestino irritável.

O seu consumo ajuda a regenerar a flora bacteriana do cólon e promove a desinflamação e eliminação de toxinas prejudiciais.

4. Fortalecem os ossos

Os minerais essenciais contidos nesse alimento são um grande aliado para fortalecer os ossos e prevenir seu desgaste prematuro.

  • Duas colheres (28 g) destas sementes fornecem até 18% da quantidade recomendada de cálcio.
  • Além disso, seus antioxidantes minimizam os danos causados por radicais livres e, por isso, evitam a deterioração associada ao envelhecimento.

5. Ajudam a perder peso

perder-peso

Ao incorporar sementes de chia nos planos de alimentação você poderá obter grandes benefícios em termos de perda de peso corporal.

Isto se deve à sua contribuição significativa de fibras e antioxidantes que, quando absorvidos, prolongam a sensação de saciedade e aumentam o gasto de energia.

6. Previnem o envelhecimento precoce

Os nutrientes essenciais presentes nestas pequenas sementes são úteis para minimizar os efeitos negativos do dano oxidativo nas células.

  • Seu ômega 3 e vitamina E reduzem o risco de envelhecimento precoce, tanto a nível interno como na pele.
  • Também oferece uma ótima proteção contra os danos causados ​​pela poluição e os raios UV do sol.

7. Fornecem energia

atividade-fisica

As proteínas e gorduras saudáveis destas sementes são úteis para dar um impulso de energia para o corpo, especialmente para a prática de atividade física intensa.

Estes nutrientes, bem como os minerais essenciais, otimizam a geração de combustível no corpo e aumentam a produtividade física e mental.

8. Evitam a desidratação

Este alimento tem a capacidade de absorver entre 10 e 12 vezes o seu peso em água e, portanto, é um excelente suporte para evitar a desidratação das células.

Além disso, graças à sua contribuição de potássio e magnésio, ajudam a equilibrar os níveis de eletrólitos no corpo, que tendem a tornar-se desequilibrados com perda excessiva de fluidos.

Visite este artigo:  5 maravilhosos efeitos que seu cérebro notará quando você beber água

9. Protegem a saúde cardiovascular

saude-coracao

Os ácidos graxos ômega 3 presentes nas sementes de chia são bons para proteger a saúde do sistema cardiovascular.

Este tipo de gordura saudável tem um efeito positivo sobre o controle do colesterol elevado e triglicérides, por isso ajuda a evitar doenças como a arteriosclerose.

Também é útil para controlar a pressão arterial e problemas circulatórios, o que é fundamental para cuidar do coração.

Como você pode notar, este alimento é um dos melhores suportes para promover o bem-estar do corpo.

Adquira agora mesmo, aprecie-as em seus pratos e tire proveito de seus benefícios.