9 ervas ideais contra a insônia - Melhor Com Saúde

9 ervas ideais contra a insônia

A infusão de hortelã diminui as taquicardias, reduz os efeitos psicossomáticos da depressão e nos relaxa para que possamos pegar no sono mais facilmente e dormir melhor.

Uma grande porcentagem da população sofre de insônia, principalmente os adultos em idade ativa. Este transtorno afeta tanto a quantidade de horas que dormimos quanto a qualidade do sono, porque abrange acordar várias vezes durante a madrugada ou bem antes do sol nascer. No seguinte artigo você encontrará remédios caseiros e ervas contra a insônia.

Plantas medicinais para tratar a insônia

As seguintes ervas ajudarão se estiver sofrendo de insônia, não pode dormir, tem pesadelos frequentes, se seu sono for muito leve ou sente que não consegue descansar bem durante a noite:

Valeriana

É uma das principais ervas usadas para tranquilizar e acalmar a ansiedade, assim como também para dormir melhor. Tem propriedades que favorecem o sono. Beba uma infusão feita com uma colher de raiz de valeriana por cada xícara de água antes de dormir.

valeria uma planta medicinal para curar a insônia

Passiflora

Utilizada nos casos de pessoas com depressão que não conseguem conciliar o sono. Pode ser usada em tratamentos prolongados para poder descansar melhor durante a noite. Faça uma infusão com uma xícara de água fervendo e uma colher desta erva. Outra opção é macerar a planta seca com álcool, em um frasco de vidro, durante uma semana e consumir 25 gotas cada noite.

Estragão

É uma planta com aromas sedativos e é muito boa para os problemas de insônia. Faça um chá com 5 g de folhas secas de estragão por cada xícara de água. Você pode beber até 2 xícaras por dia.

Melissa

infusão de melissa

É um grande tranquilizante para os nervos e, além disso, esta erva tem propriedades especiais que ajudam a dormir melhor. Faça uma infusão com uma colher de melissa em uma xícara de água, deixe repousar quinze minutos e beba antes de dormir. Outra opção é colocar três gotas da essência de melissa em um torrão de açúcar e consumir meia hora antes de dormir.

Tília

É interessante e muito eficaz para aqueles que sofrem com insônia por transtornos nervosos. Para aproveitar de seus benefícios faça uma infusão com uma colher desta erva medicinal em uma xícara de água quente e beba logo antes de dormir. Se o transtorno do sono for um pouco mais sério, podem ser consumidas até 4 xícaras por dia.

Boldo

como tomar o chá de boldo

O boldo possui várias propriedades, entre elas, ser calmante e sedativo do sistema nervoso, graças aos seus óleos essenciais. Uma infusão relaxante é feita com 2,5 g de folhas secas da planta em 100 ml de água fervendo. Coe e beba longo antes de dormir. Não é aconselhado repetir este tratamento mais de quatro vezes na semana.

Manjerona

A manjerona possui efeitos sedativos e é usada para tratar nervosismo, insônia e estresse. Encha uma bacia com água quente e verta 5 g desta planta. Faça um banho de imersão durante 15 minutos para se sentir mais relaxado. Também pode realizar uma infusão com uma colher de manjerona em uma xícara de água e beber, ao máximo, 3 xícaras por dia.

Menta

A menta é utilizada para reduzir as palpitações e as taquicardias, assim como tratar a insônia e ajudar a dormir melhor. Faça um simples chá de menta para tratar também problemas digestivos. Este chá permite conciliar o sono e reduzir os efeitos psicossomáticos da depressão.

menta-b3

Açafrão

Contém substâncias sedativas e aromáticas que reduzem o nervosismo e a ansiedade. Faça uma decocção de 0,5 g de açafrão em 200 ml de água. Deixe repousar por cinco minutos, coe e beba ao longo do dia. Não se recomenda consumir mais do que 1,5 g diários.

Remédios caseiros para a insônia

  • Consuma um prato de salada de alface temperada com azeite de oliva. Este vegetal possui efeitos tranquilizantes e é usado, por exemplo, para dar banho em bebês que não dormem durante a noite. Outra opção é beber um suco de alface ou fazer um chá.
  • Coma mais aveia no café da manhã para ter energia durante todo o dia. Durante a noite você se sentirá cansado e dormirá assim que deitar. Se consumir a aveia com leite quente, por exemplo, antes de dormir para reduzir a insônia, a ansiedade, o estresse e o nervosismo.
  • Faça um banho de imersão com 3 colheres da planta seca de salvia e fique na água durante 15 minutos. Outra alternativa é o tomilho, que pode ser usado como substituto da salvia e, ao mesmo tempo, serve para fazer uma infusão leve para conciliar o sono.
  • Envolva seus pés com uma toalha quente ou vista meias previamente aquecidas no aquecedor. Também pode realizar banhos de pés com água morna e sal para relaxar, e fazer massagens com óleo de amêndoas enquanto os estiver enxugando.
  • Antes de dormir, beba um copo de leite morno com uma colher de mel e um pouco de canela. Isto fará com que o sono seja mais profundo e que você não acorde durante a noite.
  • Ferva 2 gramas de folhas de laranjeira com uma xícara de água. Adicione açúcar, deixe repousar e beba enquanto estiver morno (você pode coar antes). Pode também realizar uma infusão com as flores da laranjeira. A proporção é a mesma: 2 gramas por cada xícara de água fervente. Beba meia hora antes de dormir.
  • Dentro do travesseiro coloque uma bolsinha de pano com camomila, eucalipto, flor de laranjeira ou menta seca. Isto aliviará os nervos e permitirá dormir melhor, além de aromatizar todo o ambiente.