Envelhecimento: 9 hábitos que retardarão este mal

9 hábitos que retardarão seu envelhecimento

Existe uma relação direta entre a atividade física e a longevidade. O esporte favorece a saúde cardíaca, pulmonar e mental, além de nos deixar de bom humor.

Uma canção da banda Queen dizia: “Quem quer viver para sempre?”. A verdade é que todos gostariam de viver milhares de anos. Brincadeiras à parte, as seguintes dicas te permitirão levar uma vida mais saudável e retardar o envelhecimento.

Chegar aos oitenta ou noventa anos com saúde e qualidade de vida será uma realidade e dependerá apenas de bons hábitos.

Pesquisas mais recentes sobre a vida moderna

Estudos mostram que, embora a expectativa de vida tenha aumentado em comparação com outras épocas, as pessoas tinham uma vida mais saudável antigamente. Afinal, para que serve viver até os 85 anos se você está cheio de doenças e sofrimentos?

vivir

Sedentarismo, má alimentação, álcool e tabaco são os vilões que não nos permitem viver muito e com saúde e, juntos, podem reduzir em até 12 anos a vida de uma pessoa.

A boa notícia é que mudar esses hábitos aos poucos e ter a consciência de ter apenas um corpo que deve ser cuidado acrescentará vida aos seus anos.

Nove maneiras para viver mais e  retardar o envelhecimento

1. Não comer excessivamente

Para chegar aos 100 anos, deixe um pouco de comida no prato ou coma menos todos os dias. Segundo especialistas, os japoneses são os mais longevos do planeta porque comem até se sentirem 80% satisfeitos. Deve-se comer devagar para saber a hora certa de parar. Comer menos ajuda a envelhecer lentamente, uma vez que as calorias aumentam a produção de T3 o hormônio da tireoide que retarda o metabolismo.

2. Ter mais relações sexuais

O bom sexo duas ou três vezes por semana é aconselhado para usufruir de mais anos de vida e, além de manter as pessoas ocupadas, libera hormônios positivos, queima muitas calorias (equivalente à meia hora de caminhada), baixa a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, melhora o sono, reduz o excesso de peso e protege o coração.

3. Desligar a televisão ou computador

Passar muito tempo na frente das telas faz mal para a saúde. Assistir 4 horas de TV, em vez de 2 horas ou menos, aumenta em 50% a probabilidade de morrer de problemas relacionados ao sedentarismo. A redução da exposição à TV também permite dormir melhor e de forma mais agradável. Optar por ler um livro antes dormir. Para as pessoas que trabalham com computadores, recomenda-se fazer pausas pontuais para caminhar ao ar livre, esticar as pernas, etc.

aproveitar a vida ajuda a evitar o Envelhecimento

4. Não se expor ao sol

Evite os raios UV prejudiciais que provocam irritações, queimaduras e até mesmo câncer de pele, além de rugas, manchas senis ou sardas. Ao sair para a rua no verão, aplique, pelo menos, o de  fator 30 de proteção em todo o corpo.

5. Ter mais vida social

Estudos mostram que pessoas sempre rodeadas por família e amigos têm menor risco de problemas cardíacos. A solidão causa depressão, estresse, colesterol elevado, ansiedade, medos etc. Os idosos não sentem disposição para viver quando filhos, netos ou sobrinhos não os visitam o suficiente.

bom relacionamento social ajuda a evitar o envelhecimento

6. Beber com moderação ajuda a evitar o envelhecimento

A “dose” adequada diária é de dois copos para homens e de um copo para mulheres. Caso contrário, o excesso levará ao alcoolismo e a doenças do pâncreas ou fígado e problemas de saúde em geral. Os médicos aconselham o consumo de um copo de vinho tinto por dia para prevenir ataques cardíacos ou diabetes.

7. Comer frutas e verduras ajuda a retardar o envelhecimento

O fast food nos afastou desses dois alimentos muito importantes para o nosso desenvolvimento e bem estar. Prefira uma maçã a um lanche salgado, e uma salada de alface e tomate a batatas fritas. Frutas e vegetais desintoxicam o corpo e melhoram a circulação, além de reduzir o risco de doenças cardíacas, cânceres, obesidade, colesterol etc.

8. Fazer exercícios

Caminhe todos os dias ou opte andar pelas escadas em vez de usar o elevador. Há uma forte correlação entre a atividade física e a longevidade. Praticar esportes acrescenta até quatro anos de vida e também afeta positivamente coração, pulmões, mente e humor. Recomenda-se pelo menos 30 minutos por dia.

Não fumar pata evitar o envelhecimento precoce

Este é um dos piores hábitos da sociedade moderna. Mulheres que param de fumar aos 35 anos ganham entre 6 e 8 anos de vida. Nunca é tarde demais para parar. Não é fácil, mas vale a pena tentar: os benefícios são imediatos e aumentam com o tempo.