Incríveis benefícios obtidos ao comermos bananas

9 incríveis benefícios obtidos ao comermos bananas

A pesar de ser rica em açúcares, a banana pode nos ajudar quando estamos tentando perder peso, pois diminui a ansiedade e evita a ingestão de outras comidas calóricas.
Incríveis benefícios obtidos ao comermos bananas

As bananas são uma das frutas mais consumidas no mundo desde o início da humanidade, pois têm um sabor delicioso e muito doce que pode ser apreciado isoladamente ou adicionado a muitas outras receitas da gastronomia mundial.

Até algumas décadas atrás, pensava-se que era errado incorporá-las regularmente na dieta, pois as bananas são ricas em açúcares e também aportam uma quantidade significativa de calorias.

No entanto, graças às muitas investigações que foram realizadas, agora sabemos que é um alimento com alto valor nutritivo, adequado para todos os tipos de dietas.

É uma grande fonte de potássio e pectina, um tipo de fibra que favorece as funções digestivas do corpo; também aportam magnésio e vitaminas C e B6 que fortalecem o sistema imunológico e melhoraram a saúde geral.

Desfrute de comer uma banana todos os dias para usufruir de seus benefícios.

1. Comer bananas evita a depressãoMulher-feliz

Pelo seu teor de triptofano, que ao chegar ao organismo se converte em serotonina, as bananas podem ajudar a relaxar o corpo para melhorar o humor e aumentar a sensação de felicidade.

Além disso, sendo um fruto energético ajuda a combater a sensação de fadiga e desânimo que muitas vezes acompanham a depressão.

Leia também: Será que as cores da casa alteram o nosso humor?

2. Combate a constipação

A ingestão de fibras é essencial para o trânsito intestinal e para vários processos digestivos.

A banana faz uma contribuição significativa de fibras, tornando-a ideal para tratar a constipação e regular a função intestinal.

Para isso, é aconselhável comer uma banana entre 20 e 30 minutos após cada refeição, ou como parte do café da manha.

3. Protege o coraçãoCoracao

Por ter uma quantidade significativa de potássio (um eletrólito essencial que mantém a eletricidade que flui através do corpo) este alimento ajuda a proteger o coração.

Por ser rica em potássio e pobre em sódio, a banana, reduz o risco cardiovascular, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação.

4. Ajuda na perda de peso

Embora sejam relativamente ricas em calorias, as bananas têm mais benefícios que desvantagens na perda de peso.

Estima-se que uma porção pode fornecer até 10% da necessidade diária de fibras para melhorar a digestão e também pela sua vitamina B6 poderia proteger contra a diabetes de tipo 2 e a obesidade.

Este alimento é um grande complemento para perder peso sem sofrimento, porque o sabor doce da banana reduz a ansiedade e evita o consumo excessivo de outros alimentos ricos em calorias e gorduras.

5. Poderia prevenir o câncerCelulas

Por ser rica em compostos fenólicos antioxidantes, o consumo regular da banana pode funcionar como um grande preventivo de câncer de rim.

Sabe-se que o consumo de frutas e legumes em geral pode ter efeitos anticancerígenos, no entanto, foram encontradas algumas vantagens adicionais no consumo de banana.

6. Combate úlceras

Elas são recomendadas para pessoas com problemas gastrointestinais devido à sua textura macia e suave.

As bananas são capazes de criar uma camada protetora sobre o estômago e podem neutralizar as irritações causadas pelo excesso de acidez.

7. Alivia a acidez

Comer uma banana depois de consumir alimentos picantes ou em excesso pode evitar aquele refluxo irritante na garganta e na boca.

Este fruto tem um efeito antiácido que instantaneamente neutraliza a acidez e relaxa o trato digestivo.

8. Controla os nervos

Traz uma contribuição significativa de vitamina B, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso .

Graças ao seu efeito calmante e saciante a banana pode reduzir o estresse e a sensações de ansiedade ou irritabilidade.

Além disso, graças à sua doçura natural e aos carboidratos pode ser útil para melhorar a função mental.

Visite este artigo: 6 formas de manter seu sistema nervoso saudável

9. Melhora a visãoVisao

Embora a cenoura seja a mais popular na proteção da visão, as bananas também podem desempenhar um papel importante.

Elas têm uma pequena quantidade de vitamina A, essencial para a proteção dos olhos e a saúde visual.

Como outras frutas, a banana pode prevenir a degeneração macular, uma doença grave que distorce a visão central.

Desfrute!

Há muitas maneiras de incluir diariamente esta fruta em sua dieta. O sabor é muito delicioso e não há nenhuma razão para pensar que pode ser prejudicial.

O importante é comer moderadamente, já que em excesso traz muitas calorias e por sua ação laxante pode causar efeitos negativos.