9 ingredientes naturais para conseguir um sono reparador

9 ingredientes naturais para conseguir um sono reparador

Para conseguir um sono reparador, devemos procurar jantar ao menos duas horas antes de nos deitarmos, para que tenhamos feito a digestão e ela não interfira em nosso descanso.
9 ingredientes naturais para conseguir um sono reparador

Ter um sono reparador é uma das atividades biológicas mais importantes para a saúde física e mental.

Ainda que muitos o ignorem, durante o período de descanso são realizadas uma série de funções determinantes para o ótimo estado dos órgãos e da saúde emocional.

O problema é que o estilo de vida moderno, a tecnologia e outros fatores estão diminuindo a qualidade do sono, e em quase todos os casos provocam dificuldades que se veem refletidas no estado de ânimo e na saúde geral.

A insônia e os transtornos do sono estão estreitamente relacionados à falta de concentração, irritabilidade, depressão e uma série de doenças que afetam a qualidade de vida.

Por causa disso, é essencial prestar atenção de forma oportuna e adotar hábitos que permitam melhorar o sono em pouco tempo.

Uma das formas de alcançar um sono reparador consiste em incluir na dieta alguns ingredientes naturais que relaxam o corpo e prolongam o descanso.

A seguir, queremos revelar os 9 melhores para que você não hesite em experimentá-los.

1. Leite para favorecer um sono reparador

leite-para-sono-reparador

O leite quente é um dos remédios mais eficazes contra a insônia e as dificuldades para dormir. Isso se deve a seu alto teor de cálcio e triptofano, um aminoácido essencial que aumenta a produção de melatonina, um hormônio regulador do sono.

Para obter seus benefícios, basta ingerir uma xícara de leite quente momentos antes de se deitar.

2. Alface

Uma deliciosa salada de alface fresca ou um chá das folhas podem servir como alternativa natural contra os transtornos que nos impedem de alcançar um sono reparador.

Esta planta tem propriedades calmantes e analgésicas que diminuem a tensão, as dores de cabeça e o estresse.

3. Valeriana

valeriana-para-sono-reparador

As propriedades sedativas da valeriana foram comprovadas cientificamente e, de fato, muitas empresas farmacêuticas a empregam para produzir medicamentos contra a insônia, a depressão e outros males.

Ao consumi-la através de extratos ou de chás aumentamos a sensação de bem-estar e a produção dos hormônios do sono.

A raiz da planta conta com princípios ativos que relaxam os músculos, contribuem para o equilíbrio emocional e prolongam o descanso.

4. Amêndoas

As amêndoas e outras variedades de oleaginosas podem contribuir para que possamos dormir melhor e sem interrupções.

Isso se deve a seu alto teor de triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de melatonina.

Além disso, elas podem ser uma boa fonte de magnésio, um mineral essencial que relaxa os músculos e contribui para que possamos pegar no sono.

5. Mel

mel-para-sono-reparador

O mel puro contém um tipo de açúcar natural que indica ao cérebro que deve diminuir o funcionamento da orexina. Esta substância está relacionada à vigília e à incapacidade de dormir sem interrupções.

Basta agregar o mel a um chá quente ou um pouco de água morna.

6. Chocolate amargo

Uma pequena quantidade de chocolate amargo proporciona um “extra” de antioxidantes para seu organismo, e melhora a qualidade do sono.

Este delicioso alimento estimula a produção de serotonina, um tipo de hormônio que relaxa o corpo e a mente.

7. Bananas

banana-para-sono-reparador

Muitos especialistas em saúde natural asseguram que as bananas são o melhor remédio para dormir bem.

Sua vantagem sobre os medicamentos convencionais para dormir é que não causam efeitos adversos e proporcionam nutrientes para o corpo, melhorando a saúde.

É uma das fontes naturais de triptofano e também estimula a produção de serotonina.

Além disso, oferece ao corpo uma boa quantidade de potássio e magnésio, dois minerais essenciais que relaxam os músculos e o sistema nervoso.

8. Maracujá

O maracujá (Passiflora incarnata) é uma erva tradicional que tem sido utilizada em muitas culturas para acalmar os nervos e induzir o sono.

Ela contém uma substância ativa chamada harmina, que aumenta a produção de serotonina e de melatonina.

Não provoca reações adversas no sistema nervoso, e seu chá pode ser tomado tanto por crianças quanto por adultos diante de situações de estresse, tensão e dificuldades para dormir.

Não deve ser consumido em excesso porque pode causar sonolência ao longo da jornada.

9. Camomila

O extrato ou o chá de camomila diminui a tensão e exerce um efeito sedativo que contribui para que possamos dormir melhor.

Esses remédios são muito suaves para o organismo e contam com propriedades que acalmam o estresse, a dor e os problemas digestivos.

Para finalizar, lembre-se de que juntamente com o consumo desses ingredientes naturais, você deve procurar harmonizar o ambiente em que dorme e tornar seu quarto o mais confortável possível.