9 maneiras de prevenir o câncer segundo a ciência - Melhor Com Saúde

9 maneiras de prevenir o câncer segundo a ciência

Ainda que não possamos evitar 100% sua aparição, podemos ao menos diminuir a probabilidade se levarmos uma vida saudável e nos submetermos a exames para detectá-lo o quanto antes.
9 maneiras de prevenir o câncer segundo a ciência

É provável que você pense que nada é tão seguro quando o assunto é a prevenção do câncer. Todos conhecemos alguém próximo que, apesar de levar uma vida saudável foi diagnosticado com tal doença.

A Agência Internacional de Investigação contra o Câncer (IARC), explica que com estratégias adequadas é possível prevenir em até 50% os casos de câncer.  É importante levarmos isso em conta.

 Por exemplo, como indicado pelo Código Europeu Contra o Câncer duas décadas atrás, o câncer de estômago era comum, já hoje em dia o câncer de pulmão mata mais, tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Sem dúvida, isso é reflexo direto de hábitos de vida pouco saudáveis, o que aumenta o risco.

Assim, nunca é demais saber essas dicas simples para aplicá-las no nosso dia-a-dia. Ás vezes, pequenas ações, trazem grandes resultados.

Para prevenir o câncer, evite o tabaco

Para reduzir o risco de câncer, a primeira coisa que devemos fazer é evitar o tabaco. Com isso não nos referimos evitar somente à “nicotina”, mas também em ser fumantes passivos.

  • Como observamos no início do artigo, hoje em dia o câncer de pulmão é um dos mais comuns na população, e também o que mais mata.
  • De nada serve fumar cigarros eletrônicos ou com baixo nível de nicotina, a melhor solução é evitar por completo a inalação de fumos e de suas sustâncias nocivas.

Leia também “O câncer de pulmão, muito comum entre as mulheres

Tenha um peso saudável

Como dito pelo Instituto Nacional do Câncer (Estados Unidos), a obesidade eleva o risco de câncer de endométrio, de pâncreas, colorretal e de tireoide.

  • O excesso de massa corporal favorece, por exemplo, o aumento do estrogênio no caso das mulheres. Por sua vez, o excesso de estrogênio pode promover diversas mutações, fazendo uma célula normal, virar cancerosa.
  • Não hesite em consultar com seu médico ou nutricionista para conseguir sempre um peso saudável. Vale muito a pena!

3. Evite o sedentarismoAndar para evitar câncer

Para combater o sedentarismo não basta apenas sair para caminhar uma vez na semana. O corpo necessita de movimento diário e de uma atividade moderada, com a qual a melhoramos nossa circulação, oxigenação e, por sua vez, o funcionamento dos nossos órgãos.

Não se trata de ficar cansado, nem de atingir a exaustão. Na maioria dos casos, coisas tão simples como andar com passos rápidos durante meia hora por dia, é o suficiente.

Lembre-se de fazer isso em um parque ou em uma área verde onde o ar seja puro!

4. Tenha uma dieta saudável

Sabemos que uma alimentação saudável é sinônimo de bem estar, saúde e longevidade

  • Consuma alimentos frescos, e se possível, de origem orgânica.
  • Lembre-se de beber entre 6 a 8 copos de água por dia.
  • Aumente a dose de fibras e vitamina C.

Leia também: Água com limão e sementes de chia: benefícios para as mulheres

5. A importância de evitar ou moderar o consumo de álcool

Como tudo na vida, a moderação e o equilíbrio é o mais importante. Qualquer excesso traz consequências, ainda mais quando falamos do álcool.

  • Se você deseja aproveitar o fato de ter uma boa saúde, basta tomar uma taça de vinho tinto por dia, para assim cuidar de sua saúde cardiovascular

6. Proteja-se dos raios solaresMulher se protegendo do sol para evitar o câncer

Uma forma essencial de prevenir o câncer é, sem dúvida, nos protegermos de forma adequada contra os raios ultravioletas.

  • O sol é necessário para nosso corpo e nos ajuda a obter e sintetizar a vitamina D, no entanto devemos evitar nos expor a ele próximo ao meio-dia, e também controlar o tempo de exposição.

7. Evite trabalhar com poluentes

Sabemos que nem sempre está em nossas mãos controlar o ambiente que nos rodeia durante o trabalho. No entanto, é importante estar alerta e atender a todas as medidas de segurança.

Se nossa tarefa for manipular agentes químicos em uma fabrica, devemos cuidar sempre de manter as medidas de proteção adequadas e nos submetermos a exames regulares. É importantíssimo!

8. O perigo do Radônio

Às vezes não temos conhecimento disso, mas o radônio é um inimigo invisível presente em muitas de nossas cidades, campos e bosques, que pode nos ocasionar uma morte muito lenta

Falamos do gás radônio, um elemento radioativo que emana de forma natural na crosta terrestre.

Sempre podemos consultar a página da Environmental Protection Agency onde nos informarão em que lugares do planeta tem se detectado emanações desta substância.

Leia: Novo método promete destruir os tumores de câncer de mama em 11 dias

9. A importância da vacinaçãoVacina contra o câncer

Algo tão simples como vacinar nossos bebês contra a hepatite B, e vacinar as meninas, após atingirem certa idade, contra o Papiloma Virus Humano pode, sem dúvida, ajudar a prevenir o câncer em uma porcentagem muito interessante.

Além disso, também é importante considerar os seguintes simples aspectos:

  • No caso das mulheres, é fundamental consultar frequentemente o ginecologista e fazer um check-up para prevenir o câncer de mama.
  • É também necessário que, tanto homens quanto mulheres, participem de programas para detecção do câncer de pulmão ou o colorretal precocemente.

No entanto, nestes casos, também é necessária a colaboração das instituições médicas para promover este tipo de prevenção.

Fontes para consulta:European Cancer Organisation“, “World Health Organization