9 perigos de usar roupas muito apertadas - Melhor com Saúde

9 perigos de usar roupas muito apertadas

Ainda que possa parecer que ressalta nosso físico ou que é mais cômoda em certas circunstâncias, o fato é que a roupa justa pode ser a origem de muitos problemas de saúde.
9 perigos de usar roupas muito apertadas

Pode ser por tendência da moda, porque gostamos como nosso corpo fica ou porque engordamos um pouco e as roupas estão apertadas…

O problema é que usar roupas muito justas é ruim para a nossa saúde e é necessário evitar este mau hábito.

Por que? Neste artigo explicamos.

Quando a roupa marca as formas

Uma calça jeans que nos permite modelar nossa figura e nos sentir sensuais, uma camiseta que ressalta nossos atributos ou uma saia que gostamos tanto da forma como veste no corpo…

Até aqui tudo perfeito, mas a roupa justa pode ser perigosa para a saúde.

Principalmente se usamos tecidos “pesados” (como o jeans), porque prejudica a circulação sanguínea e favorece a aparição de varizes.

a solução não é usar roupas elásticas, porque comprimem o corpo e não permitem a passagem correta do sangue.

Leia também: Conselhos naturais para melhorar a circulação

Também há outros problemas relacionados com as roupas apertadas:

A roupa apertada não permite o retorno venoso

a-roupa-apertada-nao-permite-o-retorno-venoso-500x334

Nos membros inferiores esta capacidade do organismo é vital para, por exemplo, evitar o inchaço dos tornozelos.

A falta de retorno venoso é perigosa para a nossa saúde porque, além disso, nos faz sentir cansados ou fatigados. Quando uma roupa fica muito apertada nas pernas e na região abdominal, o sangue tem que fazer muito esforço para “voltar” para o coração.

Favorece o surgimento de varizes

É um problema muito habitual nas mulheres. O hormônio progesterona é o causador da dilatação das veias acima de sua abertura natural.

Quando a roupa está apertada a circulação do sangue é deficiente e esta condição piora.

Segundo um estudo, 31% da população feminina sofre com varizes (que se acentuam quando se consome pílulas anticoncepcionais orais, usa-se calças apertadas e permanece-se muitas horas de pé).

Fomenta o desenvolvimento da celulite

Mulher colocando calças apertadas

Outro dos problemas por excelência nas mulheres. Na realidade, as roupas cingidas ao corpo não causam a celulite, mas favorecem seu surgimento porque prejudicam a passagem do sangue e fomentam o desenvolvimento de nódulos de gordura nas coxas.

Não permite “respirar”

Ter pressão nos pulmões e na traqueia com roupas muito apertadas não nos permite respirar bem.

O movimento só ocorre até o tórax e o intercâmbio de gases não ocorre de forma eficiente, se acumula e acelera a oxidação das células (o que deriva em envelhecimento precoce).

Como se isso não fosse o suficiente, a respiração curta não oxigena o cérebro corretamente. Isso causa ansiedade e falta de concentração.

Portanto, a roupa justa não fomenta o relaxamento e sim o contrário.

Causa dores nas costas

Mulher tentando abotoar calças apertadas

Podemos pensar que isso não tem nada a ver, mas basta fazer o teste para nos darmos conta de que uma roupa apertada é uma das causas das dores lombares ou cervicais.

Vestir peças que restringem os movimentos nos obriga a sobrecarregar certos músculos e a fazer com que as vértebras façam mais esforço do que o normal.

Os quadris comprimidos, por sua vez, têm inconvenientes para carregar o peso do corpo e ser o suporte habitual. Os braços e pernas que não têm liberdade de ação terminam o dia com sensação de pesadez, ardor e formigamento.

Torna a digestão mais lenta

Quando as calças e os cintos apertam muito a região abdominal e estomacal, não permitem que o abdômen se expanda enquanto comemos e quando terminamos de ingerir os alimentos.

O estômago se dilata enquanto faz a digestão devido aos ácidos necessários para este processo.

Por isso, a roupa justa causa indigestão, acidez e refluxo. Também pode causar prisão de ventre, dores intestinais e inchaço abdominal.

Propicia os fungos vaginais

Usar a roupa tão próxima ao corpo aumenta a temperatura e a umidade. Na região genital isso propicia o desenvolvimento de fungos e bactérias que causam mau cheiro ou doenças como a candidíase.

No caso dos homens, tanto a roupa interior quanto as calças apertadas afetam a qualidade e temperatura dos espermatozoides, assim como também podem causar dor testicular.

Visite também este artigo: Elimine bactérias do estômago com um tratamento eficaz com figos

Causa problemas dérmicos

Mulher usando blusa apertada

A pele também sofre muito quando não pode “respirar”.

Por exemplo, se a roupa que usamos, além de estar muito apertada, foi feita com um material que evita a circulação de ar, podemos apresentar vermelhidão, coceira e inclusive pelos encravados nas pernas (já que o pelo não pode crescer facilmente).

Aumenta o suor

E, como consequência o mau cheiro, por exemplo, nas axilas, nos pés e na área genital. A roupa de tecidos como nylon ou lycra são ainda piores e se transformam em um caldo de cultivo para o desenvolvimento de todo o tipo de bactérias.