9 razões para andar de bicicleta - Melhor com saúde

9 razões para andar de bicicleta

Andar de bicicleta permite que seus joelhos e demais articulações descansem, já que não é preciso aguentar o peso do corpo, cuja maior parte recai sobre o selim.

É cada vez maior o número de pessoas que deixa de lado o carro para começar a andar de bicicleta, a fim de evitar o trânsito e fazer exercício.

Se você ainda não se decidiu quanto a fazer ou não essa grande mudança, preste atenção nessas 9 razões para começar a andar mais de bicicleta:

1. Adeus à depressão

Está comprovado que as pessoas que usam bicicleta sofrem menos de tristeza e transtornos psicológicos. Isto ocorre porque a atividade oxigena o cérebro mais que qualquer outro tipo de atividade e permite pensar melhor, produzindo um hormônio que gera vício saudável pelo esporte.

2. Reduz o risco de infartos

A porcentagem é de aproximadamente 50%, já que, ao pedalar, o ritmo cardíaco aumenta, enquanto a pressão sanguínea decresce. Então, como resultado: o coração trabalha de maneira econômica.

bici2

3. Alivia dores nas costas

Ideal para aqueles que trabalham durante todo o dia sentados. Ao utilizar uma bicicleta, inclinando o corpo para frente para tomar impulso, os músculos das costas se tencionam para estabilizar o tronco. Além disso, é bom saber que a falta de exercício provoca dores nas costas e uma perda na habilidade de amortecer quedas.

4. Reduz o colesterol

Reduz o LDL, ou colesterol “ruim”. Por outro lado, o colesterol bom (HDL) aumenta, porque os vasos sanguíneos tornam mais saudáveis e flexíveis. Existem menos possibilidades de que eles se calcifiquem.

5. Gera endorfinas

Este conhecido “hormônio da felicidade” é produzido quando subimos em uma bicicleta e passeamos um pouco. Mas atenção, eles só são produzidos em uma atividade constante de uma hora, se passar disso, os resultados serão contrários.

bici3

6. Afasta infecções

Segundo alguns estudos, pode até eliminar certos tipos de câncer. Andar de bicicleta moderadamente fortalece o sistema imunológico. É um exercício recomendado para pacientes com este tipo de doença e também com AIDS, porque os fagócitos (células) se movem e aniquilam as células malignas.

7. Protege os joelhos

Diferente do que se pensa, pedalar em uma bicicleta protege os joelhos, já que a maior parte do peso corporal recai sobre o assento. As cartilagens e articulações também não recebem cargas pesadas.

8. Melhora a aparência física

Neste caso, a parte mais trabalhada são as pernas, mas a atividade também ajuda a modelar a parte superior do corpo, afinal, tudo está relacionado. Alguns optam por fazer abdominais e depois pedalar, para equilibrar o exercício de ambas as partes.

9. Oferece resultados em poucos minutos

Para começar a aproveitar os benefícios, lembre-se deste guia:

Imagens oferecidas por  Richard Masoner, Seth Anderson e Ginny.