9 razões para comer a semente do abacate - Melhor Com Saúde

9 razões para comer a semente do abacate

Os antioxidantes do abacate podem nos ajudar a combater o envelhecimento precoce da pele. Além disso, esta fruta contribui para a produção de colágeno e evita o surgimento de rugas.

O abacate é uma fruta deliciosa com múltiplos benefícios para a saúde e a beleza, graças ao seu alto teor de antioxidantes e gorduras naturais que nos ajudam a manter uma vida mais saudável. O que a maioria das pessoas ignora é que a semente do abacate também tem um alto valor nutricional e várias propriedades que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida e prevenir diferentes problemas de saúde.

Por costume e gosto, quase sempre utilizamos a polpa do abacate como alimento para aproveitar todas as propriedades desta fruta e descartamos a semente porque desconhecemos seus maravilhosos benefícios. O que poucos sabem, é que a semente do abacate possui uma boa quantidade de fibras e aminoácidos, que são essenciais para a prevenção e tratamento de várias doenças. Que saber mais sobre a semente do abacate? Leia a seguir.

Controla o colesterol

O abacate é um alimento que pode nos ajudar a regular os níveis de colesterol ruim no sangue, enquanto aumenta os níveis de colesterol bom. O que muitas pessoas não sabem, é que 70% dos aminoácidos está na semente do abacate, ou seja, na parte da fruta que, quase sempre, é jogada fora. O consumo da semente do abacate pode controlar os níveis de colesterol ruim no sangue e, por sua vez, reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Combate problemas estomacais

Espasmos estomacais

A semente do abacate proporciona resultados muito eficazes no tratamento de uma inflamação do trato gastrointestinal, bem como para diarreias. Para aproveitar ao máximo este benefício, utilize meia semente média picada de um abacate, adicione uma xícara de água fervente, deixe descansar por 15 minutos e consuma ainda quente. Além disso, a semente do abacate também pode ajudar a combater infecções e alguns outros problemas estomacais.

É antitumoral

Estudos realizados em cobaias demonstraram que a semente do abacate pode evitar o desenvolvimento de tumores graças ao seu alto teor de flavonoides.

Ajuda a reduzir o peso

Semente de abacate

A semente do abacate possui um efeito termogênico, que pode ajudar a queimar gorduras mais facilmente, desde que seja associada a uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos. Para aproveitar este benefício, deve-se preparar um chá utilizando uma semente triturada com meio litro de água fervendo. Consuma três vezes ao dia.

Fortalece o sistema imunológico

Graças às suas grandes propriedades anti-inflamatórias, a semente do abacate também é aliada do sistema imunológico, ajudando a mantê-lo forte no combate contra infecções e problemas respiratórios. Além do mais, esta propriedade também serve como remédio para pessoas que sofrem de artrites e outras doenças articulares.

Previne o envelhecimento precoce

Envelhecimento precoce

As sementes de abacate têm um alto conteúdo de antioxidantes que nos ajudam a prevenir o envelhecimento precoce; também contribui para a produção de colágeno na pele, evitando a aparição prematura de rugas e mantendo uma aparência jovem e suave.

Combate à catarata

A semente do abacate também pode ajudar a diminuir a catarata. Para isso, basta aplicar sobre os olhos duas ou três gotas da polpa da semente diluída, no período da manhã e à noite. O suco deve estar fresco e livre de germes.

Cabelo brilhante

Clarear o cabelo

A semente do abacate contém um azeite natural parecido ao azeite de oliva. Este azeite é utilizado para fins cosméticos e um de seus maiores benefícios é proporcionar um brilho incrível para o cabelo, além de prevenir a caspa.

Tratar a tireoide

De acordo com pesquisas de médicos realizadas na Europa, a semente do abacate possui nutrientes e propriedades essenciais que ajudam a controlar problemas na tireoide, beneficiando especialmente pessoas acima do peso.

Como podemos aproveitar a semente do abacate?

Considerando todos os benefícios da semente do abacate, da próxima vez que consumir essa fruta, não a desperdice. Para aproveitar seus benefícios pode consumi-la através de chás, incluí-la em saladas, usar em bebidas, usar somente a semente, entre outros. Para isso, recomenda-se lavar bem, secar, ralar, torrar, assar e consumir.