9 razões surpreendentes para comer abacate

9 razões surpreendentes para comer abacate

O abacate pode ser muito benéfico para pessoas que têm problemas de artrite, já que seus compostos têm uma ação anti-inflamatória e antioxidante que ajuda a melhorar esta condição.

Até há alguns anos pensava-se erroneamente que o abacate engordava pelo simples fato de ser um dos frutos com maior número de calorias.

Porém, pouco a pouco esta crença foi se desfazendo e muitos descobriram um verdadeiro aliado para a dieta e a saúde.

Hoje em dia ele é catalogado como um “superalimento” e há quem o consuma todos os dias para se beneficiar de seus nutrientes essenciais.

Trata-se de uma fonte natural de ácidos graxos saudáveis, vitamina E, proteínas e outras substâncias que participam em diversas funções do corpo.

Além disso, graças ao seu teor de fibras, constitui uma boa opção para perder peso porque prolonga a sensação de saciedade e melhora a digestão.

Tendo em conta que alguns desconhecem suas incríveis propriedades, a seguir queremos compartilhar 9 razões pelas quais deveríamos comê-lo de forma regular. Confira.

1. É rico em vitaminas e minerais

abacate-saudavel

Estima-se que o abacate contenha 2o vitaminas e minerais que contribuem para melhorar a saúde de vários sistemas do organismo.

Apenas uma xícara de abacate (225 g) proporciona:

  • Vitamina C: 25% do valor diário
  • Vitamina K: 39% do valor diário
  • Vitamina E: 16% do valor diário
  • Vitamina B9: 30% do valor diário
  • Potássio: 21% do valor diário

2. Protege a saúde cardiovascular

Por seus ácidos graxos ômega 3, vitamina E e demais antioxidantes, o abacate é um dos alimentos mais recomendados para a proteção da saúde cardiovascular.

Suas gorduras saudáveis ajudam a limpar as artérias e diminuir o excesso de lipídios prejudiciais como o colesterol ruim e os triglicerídeos.

Além disso, graças ao seu teor de potássio, é bom para controlar a pressão arterial alta e melhorara circulação.

3. Melhora a saúde ocular

Melhora-a-saude-ocular

Até então a cenoura se destacava como o alimento mais popular para cuidar da visão. Porém, ela não é o único e nem o melhor alimento para isso.

O abacate contém um carotenoide conhecido como luteína, que desempenha um papel importante na prevenção de algumas patologias oculares.

Seus antioxidantes e ômega 3 evitam a degeneração macular e ajudam a conservar a umidade natural dos olhos.

4. São bons para a saúde intestinal

As pessoas que sofrem de prisão de ventre e problemas digestivos podem encontrar alívio se consomem pelo menos uma porção de abacate por dia.

Esta fruta contém até 80% de fibra dietética, a qual alivia a inflamação enquanto favorece o movimento intestinal.

É considerado um prebiótico porque serve de alimento para as bactérias boas que protegem o cólon.

5. Atua como anti-inflamatório

Atua-como-anti-inflamatorio

Os desequilíbrios nos processos inflamatórios do corpo são a raiz de muitas doenças crônicas.

Por sorte, um alimento como o abacate pode ajudar a regulá-los graças à ação anti-inflamatória de seus flavonoides e polifenóis.

6. Previne o envelhecimento precoce da pele

Uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele são os efeitos negativos que os radicais livres que estão no ambiente causam.

A vitamina E, os flavonoides e polifenois do abacate têm uma poderosa ação antioxidante que detém o estresse oxidativo para manter a pele jovem por mais tempo.

Também é preciso destacar que oferecem vitamina C, um nutriente que aumenta a produção de colágeno e elastina.

7. Alivia a artrite

Alivia-a-artrite-500x334

Pacientes que sofrem dores constantes por causa da artrite podem encontrar um alívio natural neste alimento.

Seus compostos antioxidantes e agentes anti-inflamatórios aliviam a doença de forma temporal e contribuem para melhorar a saúde articular.

Visite o artigo: 6 remédios alternativos para aliviar a dor causada pela artrite

8. Contribui com o cuidado das unhas

A biotina que o abacate contém é essencial para proteger e conservar as unhas fortes. Seja através de seu consumo ou por meio de uma aplicação direta, os óleos essenciais que contém permitem mantê-las hidratadas e bonitas.

9. Benéfico para antes e depois de dar à luz

Pediatras e demais médicos recomendam que as mulheres grávidas adicionem o abacate em sua alimentação, já que ele contém a quantidade necessária de ácido fólico (vitamina B9), que diminui os riscos durante o parto.

Alguns também o aconselham para a dieta do bebê, pois oferece gorduras monoinsaturadas que desempenham um papel fundamental em seu desenvolvimento.

Por se tratar de um fruto de textura mole, pode ser dado sem problemas, ainda que precise sempre de supervisão médica para inseri-lo na alimentação da criança.

Com isso é possível obter:

  • Potássio
  • Folacina
  • Vitamina B1 e B2
  • Magnésio

Quanto você consome de abacate? Ainda que não se trate de comê-lo em porções exageradas, é bom que o inclua várias vezes por semana em sua alimentação para aproveitar todos estes benefícios.