9 truques para evitar que os alimentos grudem na panela

9 truques para evitar que os alimentos grudem na panela

Na medida do possível, tente não empilhar as panelas para evitar danificá-las. Isto impedirá que a camada protetora que ajuda a impedir que os alimentos grudem seja removida.
9 truques para evitar que os alimentos grudem na panela

Não é nenhum segredo que as tarefas da cozinha são as que mais costumam complicar a nossa vida no que diz respeito à limpeza da casa.

Estas devem ser feitas várias vezes ao dia e, muitas vezes, tomam um longo tempo, especialmente quando chega o momento de colocar tudo em seu lugar.

Aqueles que gostam de passar o tempo cozinhando sabem dezenas de truques que facilitam cada uma dessas tarefas, mas outros tendem a ter dificuldades e estresse.

Por exemplo, durante a limpeza dos utensílios muitas vezes é difícil remover o excesso de gordura e de alimentos que podem grudar facilmente na panela.

Além disso, nada pior do que gastar um longo tempo na preparação de um prato para que, no final, fique grudado no fundo.

Para ajudá-lo a evitar esses problemas, hoje nós dedicamos este espaço para compartilhar 9 truques curiosos que irão ajudá-lo a evitar que os alimentos grudem na panela.

1. Use azeite de oliva

azeite-de-oliva-evitar-alimentos-grudem-panela

A aplicação de uma pequena quantidade de azeite no fundo da panela é uma das formas mais eficazes de evitar que os alimentos grudem.

Despeje um pouco do produto no utensílio, espalhe-o uniformemente com um papel e certifique-se de cobrir cada espaço para que não grude em lugar nenhum.

Antes de adicionar os alimentos para cozinhar, espere até que a panela esteja quente (naturalmente, sem que o azeite queime).

2. Adicione um pouco de sal

Quando a panela ou a frigideira é de alumínio, os alimentos grudam mais facilmente devido aos poros do material.

Para evitar que isso continue acontecendo, espalhe uma fina camada de óleo de girassol, adicione uma pitada de sal e distribua por toda a superfície.

Evite exagerar no sal porque isso pode alterar o sabor dos alimentos. Se você notar que colocou demais, retire o excesso com um guardanapo antes que fique quente demais.

3. Utilize vinagre de maçã

vinagre-de-maçã-evitar-alimentos-grudem-panela

Tanto o alumínio quanto outros materiais porosos devem ser “selados” antes de cozinhar para que os alimentos não grudem.

Uma boa opção é cobrir o fundo com azeite e, após o aquecimento, adicionar um pequeno toque de vinagre.

Este produto deve ser colocado em fogo baixo até que evapore completamente, para depois proceder ao processo de cozimento.

4. Use manteiga natural

A manteiga natural contém nutrientes importantes para o organismo e seus compostos oleosos facilitam a tarefa de cozinhar sem que os alimentos grudem.

Dependendo da sua origem, pode ser uma fonte de ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Use uma pequena colher de chá do produto para untar a panela antes de cozinhar ovos, salsichas e alimentos pequenos.

Para evitar que queime, use uma temperatura moderada e adicione uma pitada de sal.

5. Evite o uso de colheres metálicas

truques-evitar-alimentos-grudem-panela

As panelas com revestimento antiaderente não devem ser manuseadas com colheres ou conchas metálicas porque isso acelera a deterioração.

Ao invés disso você pode comprar utensílios de madeira, nylon ou plástico que não causam arranhões na superfície e, portanto, evitam que os alimentos grudem.

6. Não utilize polidores

Tanto os polidores quanto as esponjas de aço podem aumentar os poros das panelas de alumínio e alterar a superfície antiaderente.

Utilize esponjas suaves ou panos para conservá-los em bom estado.

7. Evite armazenar uma panela sobre a outra

como-evitar-alimentos-grudem-panela

Se a panela for de teflon, não armazene, de maneira alguma, uma sobre a outra. Este material é muito sensível a qualquer toque e pode ser facilmente danificado por esse tipo de ação.

8. Seque bem a panela antes de guardá-la

Depois de remover a sujeira das panelas, deixe-as secar completamente ao ar livre antes de guardá-las no armário.

A umidade residual pode causar mofo e, ao voltar a utilizar as panelas, fazer com que os alimentos grudem.

9. Manter o fundo da panela úmido

truques-evitar-alimentos-grudem-panela

A chave principal para que os alimentos não fiquem grudados na panela é manter o fundo dela sempre com um pouco de lubrificação.

Se você notar que o fundo está perdendo umidade, adicione uma outra quantidade pequena de óleo e espalhe-o com um pequeno movimento do utensílio.

Siga estas dicas simples e descubra que você pode cozinhar sem necessidade de sofrer porque os alimentos ficam grudando do fundo da panela.

Com isso, você não apenas vai conseguir preparar refeições perfeitas, mas também poupará tempo ao lavar a louça e deixar tudo impecável.