A armadilha da bajulação manipuladora - Melhor com Saúde

A armadilha da bajulação manipuladora

A bajulação manipuladora usa da vaidade de nossa ego ou de nosso bom coração para tirar proveito da situação e se beneficiar as nossas custas, para logo nos deixar para trás
A armadilha da bajulação manipuladora

A bajulação manipuladora não é feita sem intenções nocivas, e sim com um interesse camuflado sob um elogio ou um comentário positivo.

Todo mundo gosta de ouvir que é bom em algo e o quão legais nós somos.

No entanto, existem momento nos quais nos deixamos levar por estes elogios, sem estarmos conscientes de que deveríamos abrir os olhos para perceber suas verdadeiras intenções.

Leia: Como detectar e vencer a baixa autoestima em 5 passos

Em certos casos, as pessoas com uma baixa autoestima precisam deste tipo de adulação. Elas usam estas como um reconhecimento de seus méritos, pois elas vivem da aprovação alheia.

No entanto, isso é perigoso, já que podem cair em uma terrível armadilha.

Estar consciente da bajulação manipuladora

Menina infeliz por falta de bajulação

A seguir, mostramos alguns exemplos de situações reais onde a bajulação manipuladora está presente.

Você perceberá que, em mais de uma ocasião, nos deixamos levar por aquelas palavras bonitas que, na verdade, nos estão indicando até onde vamos em função do que o outro quer. 

Que pessoa legal você é! Então, posso pedir…

Isso é muito comum. Seguido de um elogio existe um pedido que, dificilmente você poderá refutar. Quando alguém lança uma palavra positiva e você nega o que lhe pedem, parecerá pouco educado.

Ou seja, se dizerem “você é tão legal!” e depois você se nega a fazer o que lhe solicitaram, então já não será tão legal e a outra pessoa se decepcionará.

Isso é o que as pessoas pretendem com este tipo de palavras. Sem estar consciente disso, se instalará em você um sentimento de culpa que o moverá para fazer o que o outro quer.

Você que é tão compreensivo, é verdade que tenho razão em…?

Mulhersendo acariciada por braço com fogo

Em algumas ocasiões, a armadilha da bajulação manipuladora acontece porque uma pessoa quer se sentir apoiada em determinada opinião que tem sobre uma situação.

Por exemplo, se alguém está fazendo uma crítica a um amigo afirmando que seus atos não estão certos por isso e por aquilo, utilizará um elogio antes de perguntar o que você pensa.

Depois de uma bajulação, será muito difícil não ficar do seu lado, mesmo que você saiba estar errado. No entanto, não quer decepcioná-lo.

Novamente, está presente uma manipulação disfarçada.

Sinto muito, você é tão bondosa

Casal que usa a bajulação um com o outro

As pessoas que utilizam a bajulação manipuladora, às vezes o fazem com para conseguir o perdão dos outros.

Para isso, falam palavras bonitas para que a outra pessoa se sinta superior e considere que possa perdoar o erro. No final, todos somos humanos!

No entanto, temos que ter os olhos muito bem abertos, pois na maioria dos casos, este tipo de pessoa não busca recuperar a relação, e sim os benefícios que esta lhe traz. 

Eu gosto de poder confiar em você

Pessoa triste que precisa de bajulação para ser feliz

Neste caso, não significa que não possamos confiar em ninguém, mas sim devemos ter cuidado, pois muitas pessoas buscam ganhar sua confiança através de elogios para, depois, cravar uma faca pelas costas.

Isso costuma ser feito por aqueles que usam você para conseguir um objetivo somente deles. Precisam de você para chegar onde querem, mas uma vez que chegam lá, pisam em você e viram as costas.

Tenha muito cuidado com este tipo de bajulação manipuladora, pois dói, quebra você e pode deixar feridas no coração difíceis de serem cicatrizadas.

Antes de ir leia: 7 pessoas tóxicas que você deve se afastar para ser feliz

É difícil perceber uma bajulação manipuladora.

Em alguns casos, somente a experiência nos proporcionará as ferramentas necessárias para saber abrir os olhos e não se deixar enganar por uma palavra que aumente nosso ego.

Quando elogiarem você exageradamente, quando você ficar incomodado ao escutar palavras que descrevem tudo de positivo que fez ou tem, fique alerta!

Não se deixe levar por esta sensação tão positiva de que estão reconhecendo seus méritos.

A bajulação manipuladora está muito mais presente do que pensamos. O que acontece é que todos gostam de receber elogios.

Porém este momento tão gratificante não vale a pena, se depois sairmos danificados devido a uma manipulação disfarçada, da qual não percebemos.