Abacaxi, uma fruta poderosa para a saúde

Abacaxi, uma fruta poderosa para a saúde

A polpa do abacaxi tem grande quantidade de água e fibras, mas não é a única parte comestível, sua casca também pode beneficiar a saúde.

O abacaxi é encontrado em países tropicais e subtropicais (temperaturas médias e altas), mas sua origem é americana. Sua árvore é o abacaxizeiro, da família bromeliaces e na América latina é também é conhecido como ananás. Possui as vitaminas B1, C e A. Hoje é mundialmente conhecida e apreciada.

Usos do abacaxi

O abacaxi pode ser utilizado para fazer sorvetes, geleias, sucos, bolos, compotas e etc. O seu suco possui 12% de açúcar natural (frutose). É composto pelos ácidos cítrico, málico e a bromelina. Sua casca auxilia no tratamento de gripes e resfriados, basta fervê-la juntamente com água, tomando como um chá quente.

Como saber se o abacaxi está maduro?

Para saber se o abacaxi está pronto para ser consumido, ou seja, maduro, é preciso retirar uma das folhas da coroa (parte de cima do abacaxi). Se a folha se soltar facilmente, o fruto já pode ser consumido; caso isso não ocorra, ele ainda está verde. Um abacaxi maduro pesa de 2 -3 quilos.

Usos medicinais

O abacaxi pode ser utilizado para tratar diversos problemas de saúde e não somente gripes ou resfriados. É digestivo, anti-inflamatório e antibiótico. Consumi-lo como fruta ou em sucos tem efeito depurador no sangue, ajudando a curar furúnculos.

Os índios o utilizam no combate às tosses, dores de garganta com inflamação, limpando as mucosas e dissolvendo os mucos que congestionam o aparelho respiratório e laríngeo. Ainda auxilia no tratamento da artrite e do reumatismo.

Benefícios do abacaxi para saúde

É digestivo, anti-inflamatório e antibiótico. Consumi-lo como fruta ou em sucos tem efeito depurador no sangue, ajudando a curar furúnculos.

O abacaxi e as enzimas

As enzimas, presentes em grande quantidade no abacaxi, são substâncias orgânicas proteicas. A principal delas é a bromelina.

Essa enzima tem como função quebrar as ligações entre os aminoácidos (moléculas orgânicas formadas por átomos)  destruindo a proteína. É o caso da gelatina, que, ao entrar em contato com o abacaxi, mantêm-se amolecida, sem proteína.

E em alguns lugares, as pessoas costumam comer carnes regadas pelo suco do abacaxi, devido às enzimas presentes nele, para amolecer tais alimentos. Tal enzima (bromelina) também reduz inflamações.

Benefícios do abacaxi

Cuidado com o consumo do abacaxi

Assim como tudo na vida precisa ser aproveitado com moderação, com equilíbrio, o abacaxi não foge à regra. Pois, se consumido diariamente e em quantidade anormal, pode irritar a parede do estômago, causando mal-estar ou até gastrite.