Acne e cravos: 3 formas de combater através do chá verde

Acne e cravos: 3 formas através das quais o chá verde pode ajudar

acne

A maioria das pessoas sofre ou sofreu com a acne no período da adolescência. Infelizmente, mesmo após nos tornarmos adultos, os cravos e espinhas continuam a surgir esporadicamente em nossa pele.

Experimentamos sabonetes, tônicos e cremes especiais na tentativa de reduzir o problema, mas muitas vezes não sabemos que alguns ingredientes simples e presentes em nosso dia-a-dia possuem propriedades que podem nos ajudar na batalha contra a acne.

Um destes aliados naturais poderosos é o chá verde. Ele é uma opção econômica e saudável que pode se tornar uma arma importante no combate ao problema.

Iremos sugerir três formas diferentes de usar o chá verde para reduzir o aparecimento de cravos e espinhas, e ter uma pele mais lisa e saudável.

1. Máscara de argila branca e chá verde

Se você ainda não conhece a argila branca, está perdendo um ótimo remédio natural para a elaboração de máscaras caseiras. Ela possui propriedades cicatrizantes, adstringentes e purificantes, devido à grande quantidade de minerais que contém.

A argila branca é um ingrediente econômico que pode ser adquirido em lojas naturais, e é geralmente vendida em pó.

A máscara formada pela mistura de argila branca e chá verde é uma ótima alternativa para combater os cravos e espinhas, proporcionando uma pele saudável, lisinha e iluminada.

Máscara de argila branca contra acne

Modo de fazer:

Primeiro faremos uma infusão com três saquinhos de chá verde e meio copo de água. Depois adicione a argila branca em pó, e vá ajustando a quantidade até obter uma pasta que seja espessa o suficiente para ser aplicada no rosto.

Remova do recipiente e aplique na pele quando a mistura estiver morna, principalmente nas regiões que estiverem sofrendo com a acne e os cravos. Deixe agir por 15 minutos e enxágue abundantemente com água fria. O ideal é utilizar a máscara duas vezes por semana, para obter melhores resultados.

2. Tônico de chá verde e vinagre de maçã

Este tônico é ideal para ser usado à noite, três vezes por semana. Trata-se de uma combinação  poderosa, que ajuda a tratar a acne de forma totalmente natural, e deve fazer parte da rotina de beleza de quem busca uma pele limpa e saudável.

O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir os cravos e espinhas. Ele também nutre a pele ao oferecer uma combinação ideal de vitaminas, enzimas e aminoácidos, e ainda é capaz de equilibrar o pH da epiderme.

Modo de fazer:

Novamente precisaremos de uma infusão de chá verde, feita com um pouco menos de meio copo de água (100ml) e três saquinhos de chá. Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã, e coloque a mistura em um recipiente ou garrafa na geladeira, para que ela possa ser usada por dois dias seguidos.

Agite bem antes de usar, aplique na pele e deixe agir por pelo menos meia hora. Depois, lave o rosto com água e siga sua rotina normal de beleza. É um tônico natural extremamente fácil de usar que irá trazer diversos benefícios para a sua pele.

3. Banho de vapor com chá verde

Esta opção é muito simples, mas nem por isso menos eficaz, sendo um remédio natural capaz de reduzir o aparecimento da acne na pele.

Banho de vapor com chá verde contra acne

Modo de fazer:

Esquente água em uma panela, e quando estiver fervendo, adicione 5 saquinhos de chá verde. Quando a infusão estiver pronta, coloque seu rosto sobre a panela e cubra a cabeça com um pano, para que a pele absorva todo o vapor.

Não se esqueça de apagar o fogo e de não aproximar o rosto perto demais da infusão, para evitar queimaduras. Deixe que o vapor penetre na pele, e irá sentir uma sensação agradável de hidratação. Você pode até aproveitar para fazer uma limpeza de pele caseira, já que o vapor abriu os poros e facilitará essa tarefa.

A recomendação é usar este método duas vezes por semana para ver os resultados.

Outras recomendações para combater a acne

Não podemos nos esquecer da forma mais natural de consumir este poderoso ingrediente, que é simplesmente beber o chá verde. Dessa forma, podemos tratar a acne também de dentro para fora, não só reduzindo os cravos e espinhas que já existem, mas também prevenindo o seu aparecimento na pele.

Experimente estas três formas diferentes de usar o chá verde por algumas semanas, e veja você mesmo os benefícios que suas propriedades podem trazer para a saúde e a beleza da sua pele.