Diga adeus à depressão preparando a vitamina da felicidade

Diga adeus à depressão preparando a vitamina da felicidade

Ainda que os efeitos desta vitamina sejam muito benéficos para combater a depressão, ela é muito calórica, e por isso recomenda-se consumi-la com moderação.
Depressão e alimentação

A depressão é um transtorno psicológico que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela pode ocorrer em episódios leves ou piorar a ponto de se converter em um problema incapacitante.

A depressão se instala quando a pessoa vivencia sentimentos de profunda e prolongada tristeza, frequentemente acompanhada de angústia, desinteresse pelas coisas e perda de autoestima.

A princípio, algumas pessoas ignoram que estão deprimidas e não prestam atenção suficiente à situação. O grande problema é que, mais adiante, seus sintomas podem piorar e causar um desequilíbrio mental e físico.

Os fatores que influenciam este problema são muito variados e podem ter origem numa situação negativa a nível sentimental, profissional ou financeiro.

A bioquímica sugere que a depressão se apresenta quando as pessoas têm níveis muito altos de cortisol, também conhecido como “hormônio do estresse”, no organismo.

Isso explica por que, em alguns casos, a depressão se deve a questões hereditárias ou à dificuldade de adaptação a novos ambientes.

Felizmente, muitos casos podem ser tratados de maneira natural e sem a necessidade de recorrer a tratamentos médicos com antidepressivos.

As mudanças nos hábitos de vida e a incorporação de alimentos estimulantes ajudam a diminuir o cortisol, ao mesmo tempo em que aumentam os hormônios do bem-estar, como a serotonina e a endorfina.

Encontramos a receita de uma vitamina natural cujos ingredientes ajudam a melhorar a atividade dos neurotransmissores encarregados de produzir a sensação de felicidade.

Você gostaria de saber mais?

Vitamina da felicidade: um complemento contra a depressão

depressao

As vitaminas naturais se tornaram uma excelente opção de alimentação por combinarem as propriedades de frutas, verduras e outros alimentos saudáveis que trazem grandes benefícios para a saúde.

Neste caso, é importante saber que a depressão e a dieta estão relacionadas. Uma dieta saudável, ainda que não solucione a raiz do problema, pelo menos contribui para aliviá-lo.

O consumo diário ou regular de alimentos que estimulam a produção de serotonina contribui para manter a depressão longe e melhora a saúde mental e física.

Está provado que uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras e açúcares pode tornar a pessoa mais vulnerável à depressão.

A boa notícia é que, incorporando à dieta alimentos ricos em serotonina e aminoácidos essenciais, como os triptofanos, podemos reduzir o risco de depressão e de outros transtornos emocionais, como o estresse e a ansiedade.

É aí que entra a vitamina natural que compartilharemos a seguir. Além de ser muito fácil de preparar, ela proporciona boas quantidades de todos esses nutrientes necessários para controlar a depressão.

Ainda que não deva ser considerada o único remédio contra o problema, é bom tê-la como um complemento saudável para acelerar seu processo de recuperação e evitar que desencadeie problemas maiores.

Como preparar a vitamina da felicidade?

vitamina_da_felicidade_contra_a_depressao

Esta bebida natural surge da combinação de ingredientes como a banana e o espinafre, ambos conhecidos por suas propriedades energéticas.

Também contém um pouco de gengibre, óleo de linhaça e manteiga de amendoim, que potencializam seus efeitos para aumentar a sensação de bem-estar diante de um estado depressivo.

É uma fonte de:

  • Vitaminas A, C, E e algumas do complexo B
  • Minerais como potássio, fósforo, magnésio, ferro, sódio, cálcio, zinco e selênio
  • Aminoácidos essenciais
  • Fibras
  • Antioxidantes

Ingredientes

  • 1 banana
  • 1 punhado de espinafre
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
  • 1 colher de sopa de óleo de linhaça
  • 1 colher de chá de gengibre
  • ½ litro de água ou leite vegetal

Como fazer:

  • Descasque a banana e corte-a em pedaços.
  • Lave bem o espinafre e leve-o ao liquidificador juntamente com a banana.
  • Junte a manteiga de amendoim, o óleo de linhaça e o gengibre.
  • Adicione o leite vegetal ou a água e bata tudo até obter uma mistura homogênea.

Como consumir:

  • Beba imediatamente após prepará-la, no mínimo três vezes por semana.
  • Não tome mais de meio litro, pois é muito calórica.
  • Se preferir, adoce com mel ou estevia.

Conselhos finais!

exercicios_para_combater_a_depressao

Lembre-se de que, para combater a depressão, é preciso ter um pouco de força de vontade para mudar de atitude.

Procure atividades que possam distrair você, não se esqueça de praticar uma rotina de exercícios diariamente e escolha alimentos saudáveis e desintoxicantes. Com uma abordagem holística e integrada, você conseguirá vencer a depressão!