Diga adeus às olheiras! - Melhor com saúde

Diga adeus às olheiras!

As olheiras são na maioria das vezes um grande problema para quem as tem como um indicativo de cansaço. Elas aparecem devido à uma ação da melanina, pigmento responsável por dar cor a nossa pele. 

Causas das olheiras

Um dos motivos é a ocorrência de dilatação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos. Com isso a região acaba sendo irrigada com mais sangue, reforçando sua pigmentação.

Há casos em que a responsabilidade pelas olheiras recai sobre a carga genética. Claro que maus hábitos também pioram a incidência de olheiras.

Noites mal dormidas, alergias, estresse, fumo e até mesmo fadiga propiciam seu aparecimento.

Mas é possível acabar com este incômodo, fique atenta(o) as dicas:
 

Massageie os olhos

Massagens são responsáveis por relaxar qualquer área em que é feita e diminuir edemas, caso haja. No caso das olheiras, recomenda-se massagear a região dos olhos duas vezes por dia.

Evite o álcool

O álcool é um dos responsáveis pela retenção de líquido em nosso corpo. Tudo isso ocorre porque o álcool suga a água, o que ocasiona um inchaço maior na área dos olhos.

Juntamente com a redução do consumo de álcool, indica-se que aumente o consumo de água para evitar a retenção de líquidos.

10-beneficios-cerveja. Lindsey Gira

O álcool é um dos responsáveis pelo surgimento de olheiras, ele suga a água ocasionando um inchaço maior na área dos olhos.

Diminua o sal

Assim como o álcool, o sal também é prejudicial por reter mais líquidos, o motivo é o sódio presente em sua composição.

Ao reter líquidos a região dos olhos incha, piorando a aparência das olheiras. Claro que não é necessário cortar totalmente o consumo de sal, até porque o sal contém iodo, elemento fundamental na prevenção a doenças como o bócio.

O ideal é evitar o excesso  do sal. Em saladas, por exemplo, opte por molhos mais saudáveis ao invés de temperá-las com sal.

Tenha boas noites de sono

A expressão “sono de beleza” faz todo o sentido. Quantas vezes nos assustamos ao acordar com horrorosas olheiras? E isso não é a toa. Quando dormimos, a nossa pele se restaura.

E quando dormimos mal durante a noite esse procedimento é interrompido e as olheiras surgem no dia seguinte.

Para isto, o ideal é que durmamos aproximadamente oito horas por dia, tempo suficiente para restaurar a pele.

wake up

Oito horas diárias de sono, este é o período ideal para que nossa pele se restaure, o famoso “sono de beleza”.

Opte por água fria

Lavar o rosto com água quente não é a melhor opção. A água quente é responsável pela vasodilatação na região dos olhos. Já a água fria, faz justamente o contrário, ela contrai os vasos sanguíneos, diminuindo inchaços e amenizando as olheiras.

Hidrate sua pele

Pele bem hidratada tem uma aparência mais bonita e mais saudável. E a hidratação na região do rosto é muito eficaz no tratamento das olheiras.

Quando hidratamos esta região, aumentamos a espessura da pele, diminuindo o aparecimento dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos.

Com isto, aquele arroxeado muito comum das olheiras tende a desaparecer.

Close up of human eye

A hidratação do rosto é extremamente importante, pois quando hidratamos esta região, aumentamos a espessura da pele, diminuindo o aparecimento dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos, o que contribuirá para o desaparecimento das olheiras.

Tratamentos naturais

Compressa com chá de camomila é excelente para diminuir as olheiras. Com ação anti-inflamatória e calmante, compressas frias deste chá podem causar a contração dos vasos.

Para prepara-las basta preparar o chá de camomila, sem açúcar, utilizando dois saquinhos ou uma porção de ervas frescas para 1 litro de água e leva-lo á geladeira por 20 minutos em um recipiente que possa ser aplicado posteriormente nos olhos.

Caso não possua o recipiente adequado, basta utilizar algodão para absorver o chá e aplicar nos olhos.

O mamão e o leite são ótimos aliados. Bata meio mamão papaia com 100 ml de leite. Assim que alcançar forma consistente, aplique na pele, pode ser diretamente ou com o auxílio de uma gaze e deixe agir com quinze minutos. 

Indica-se para peles secas leite integral e leite desnatado para peles oleosas. Esta prática pode ser feita uma vez por semana.

Por fim, a receita mais tradicional para acabar com as olheiras é a famosa máscara de pepinos. Em quantos filmes de Hollywood não vimos beldades e madames surgirem com o rosto adornado por pepinos?

A explicação é simples, o pepino ajuda a amenizar as olheiras, isso porque sua temperatura é menor do que a temperatura de nossa pele, o que afeta os vasos sanguíneos da região e diminui o roxo.

O pepino também é diurético, o que quer dizer que ajuda na regeneração celular, além disso, os ácidos que contém podem diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Fazer a máscara é muito fácil e rápido, basta cortar duas rodelas finas de pepino e aplicar nos olhos por 20 minutos.

Para tornar a técnicas mais eficaz, podemos deixar o pepino na geladeira por alguns minutos antes de aplicar e voilà! Diga adeus às olheiras!

pepino. cathy.scola

Diga adeus às olheiras!