Como fazer água alcalina e normalizar o pH do corpo

Como fazer água alcalina e normalizar o pH do corpo

agua alcalina

A água costuma ter um pH neutro de 7 em uma escala que vai de 0 a 14; ou seja, ela não é nem alcalina nem ácida. Qualquer valor acima de 7 é considerado alcalino, enquanto os valores abaixo de 7 são classificados como ácidos.

Um organismo saudável costuma ter o pH entre 7,35 e 7,45, ligeiramente alcalino. Muitas pessoas acreditam que a alcalinidade ou que a acidez da água pode influenciar nossa saúde de diferentes formas.

Quando mantemos uma dieta desequilibrada e levamos uma vida sedentária, sem praticar nenhum tipo de atividade física, é provável que nosso corpo mantenha um pH ácido, o que pode causar problemas digestivos, doenças crônicas, fadiga, aumento de peso, entre outros problemas de saúde. Há inclusive alguns estudos falando sobre como as células cancerígenas prosperam em um ambiente ácido, mas não conseguem se desenvolver bem em um meio alcalino.

Vários alimentos têm a capacidade de influenciar o pH do corpo, tornando-o mais ácido ou mais alcalino. Geralmente, os alimentos alcalinos são aqueles considerados saudáveis, como frutas e vegetais, enquanto alimentos industrializados, ricos em açúcar e gordura são ácidos.

verduras

Por isso é fundamental ficar atento à dieta se o seu objetivo for o de normalizar o pH do corpo ou deixá-lo mais alcalino.

A água alcalina

Além da dieta, outra maneira de normalizar o pH do corpo é bebendo água alcalina. Ela pode ser obtida de algumas maneiras diferentes. Uma delas é fazer uso de destiladores de água, que são capazes de filtrá-la e eliminar as toxinas que podem ser prejudiciais à saúde.

Outra opção seria ferver a água, já que durante esse processo o pH dela aumenta. Algumas pessoas afirmam que, para influenciar o pH do corpo nesse caso, a água deve ser bebida ainda quente, mas outros garantem que mesmo se ela for refrigerada posteriormente, ainda irá se manter alcalina. A recomendação é ferver a água por cerca de 5 minutos.

Também é importante ficar atento à água que você compra no mercado. A maioria delas contém informações sobre o pH na embalagem, e os valores costumam variar bastante de marca para marca. Vale a pena compará-las para escolher a opção com o pH mais alcalino possível.

Além disso, existem algumas receitas caseiras e simples que podem alcalinizar a água antes do consumo.

  1. Água com limão

Simples assim! Você pode fazer água alcalina adicionando um pouco de limão recém-espremido à água. Essa recomendação pode até parecer estranha, já que o limão é considerado ácido, mas ao entrar em contato com o nosso organismo durante o processo digestivo, ele se torna alcalino.

Nesse caso, lembre-se de usar limões frescos que não tenham sido cortados antes e estejam em contato com o ar há muito tempo. Também não adianta usar suco de limão industrializado. Corte o limão na hora e esprema um pouco do suco natural na água. Já vai ser suficiente para alcalinizá-la.

  1. Água com bicarbonato de sódio

Bicarbonato_de_sodio

Como o bicarbonato de sódio é muito alcalino, basta adicionar meia colher de chá a um galão de água (4 lt). Mexa bem para garantir que ele se misture completamente com a água. Você pode conseguir um pH de até 7,9 com esse único ingrediente que todos temos em casa normalmente.

  1. Água com gotas alcalinizantes

Também é possível adquirir pequenos frascos com gotas alcalinizantes, ricas em minerais alcalinos potentes e com uma fórmula altamente concentrada. Elas podem ser encontradas em diferentes lojas e mercados. Lembre-se de seguir as instruções  em relação à quantidade de gotas para acrescentá-las à água.

Você pode medir o pH da água

Se você ainda estiver em dúvida em relação ao pH da água que está consumindo, saiba que essa resposta pode ser obtida rapidamente com um teste muito simples. Várias lojas e farmácias oferecem tiras que medem o pH da água. Assim, podemos saber o quanto ela deverá ser ajustada para chegar ao valor que desejarmos.

Antes e depois de testar estas ideias para alcalinizar a água, use as tiras para notar a diferença. É importante lembrar que, no caso do limão, o teste mostrará uma água ácida, o que é normal. O pH da água com limão só se tornará alcalino durante o processo de digestão, por isso não se preocupe com a medição nesse caso.