Água de aveia para emagrecer, reduzir o colesterol

Água de aveia para emagrecer, reduzir o colesterol e regular a diabetes

Graças ao seu teor de fibras, a água de aveia nos ajuda a regular o trânsito intestinal e nos mantém saciados. Para perder peso com mais facilidade, podemos combiná-la com a prática de atividade física.
Benefícios da água de aveia

A aveia é considerada um dos cereais mais completos que podem ser incluídos na dieta, ideal para o café da manhã, o almoço, e até os lanches entre as refeições. Entre as propriedades da água de aveia se destacam seu alto teor de fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais que participam do bom funcionamento de muitos dos órgãos vitais do corpo.

Além disso, ela conta com carboidratos de lenta absorção que ajudam a aumentar a sensação de saciedade enquanto participam de forma positiva no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Uma das razões pelas quais ela ocupa o primeiro lugar como o cereal mais consumido do mundo é esta versatilidade que permite incluí-la em dezenas de receitas e remédios naturais tanto para a saúde quanto para a beleza.

Faz algum tempo que a água de aveia se tornou muito popular. Trata-se de um líquido que permite aproveitar ao máximo as propriedades da aveia, e por isso ajuda a perder peso e a controlar diversas doenças.

Hoje iremos compartilhar todos os benefícios que podemos obter ao consumir a água de aveia, e iremos ensinar uma receita simples para prepará-la em casa. Aproveite!

Benefícios da água de aveia

água de aveia ajuda a perder peso

A água de aveia é uma bebida 100% natural que nos permite desfrutar ao máximo de todas as qualidades nutricionais da aveia sem alterar a sua composição, e ainda possui um sabor muito agradável.

A razão principal pela qual ela ganhou fama em muitos lugares do mundo é porque demonstrou ser um excelente apoio para as pessoas que decidiram adotar uma dieta para perder peso de forma saudável.

Seu teor significativo de fibras atua como um regulador metabólico, cuja função é melhorar a capacidade do organismo de queimar gordura com mais facilidade.

A água de aveia promove a saciedade, pois diminui a ansiedade por comida, que muitas vezes nos leva a ingerir calorias em excesso.

Seu teor de fibras insolúveis ajuda a manter a boa função digestiva, ao mesmo tempo em que previne a prisão de ventre e facilita a eliminação de muitas substâncias e resíduos que ficam acumuladas no sistema digestivo.

água de aveia ajuda a prevenir doenças no coração

Além disso, graças à presença de leucina, isoleucina e treonina, três aminoácidos essenciais, a água de aveia ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) presente no sangue, e estimula a função hepática para produzir a lecitina da qual o organismo precisa para se desfazer com facilidade dos metais pesados e outras substâncias tóxicas.

Uma vantagem que não podemos deixar de mencionar é que ela pode ser ingerida por pessoas com diabetes tipo 2 ou com níveis elevados de açúcar no sangue.

Isso se deve ao seu teor de fibras solúveis e carboidratos de lenta absorção, cuja ação no corpo apóia a diminuição do índice glicêmico.

Como preparar água de aveia em casa

Como preparar água de aveia em casa

A forma de preparar a água de aveia em casa é muito simples e não requer ingredientes caros ou difíceis de conseguir.

Como base, sempre iremos usar água e aveia integral, mas também é possível acrescentar um pouco de canela ou baunilha.

Ingredientes

  • 1 xícara de aveia (105 g)
  • 2 litros de água
  • 1 pau de canela (opcional)

Como preparar

  • Coloque a aveia no liquidificador e acrescente um copo de água para batê-la em velocidade rápida.
  • Uma vez obtida uma mistura homogênea, acrescente o resto da água e a canela.
  • Bata durante alguns segundos e leve à geladeira sem coar.
  • Um conselho adicional é colocar a aveia de molho em água uma noite antes para facilitar a batida.

Como consumí-la?

Copo-com-agua-de-aveia

Se o seu objetivo for emagrecer, você deve tomar um copo de água de aveia em jejum durante, pelo menos, um mês seguido, todos os dias.

Isso fará com que você se mantenha saciada por mais tempo, e irá oferecer fibras e nutrientes para o resto do dia.

Para aproveitar todos seus benefícios, você deve consumi-la de forma regular, de preferência bebendo um copo antes de cada refeição principal.

Se quiser, você pode considerá-la uma substituta da água mineral normal, já que ela servirá para manter o corpo hidratado e cheio de energia.

Com esta receita simples, você pode elaborar em casa uma bebida muito saudável que servirá como um apoio importante para o seu plano de alimentação e atividade física para ter uma forma mais saudável.

Se você consumir a água de aveia em jejum com frequência e adotar uma dieta balanceada, poderá notar uma redução de peso significativa em pouco tempo.

Por razões óbvias, para obter melhores resultados, sempre aconselhamos complementar tudo isso com uma boa rotina de exercícios realizada regularmente.