Água de linhaça para fortalecer o cabelo - Melhor com Saúde

Água de linhaça para fortalecer o cabelo

O cabelo está exposto todos os dias a uma grande quantidade de fatores que podem debilitar, ressecar e, em geral, danificá-lo de forma muito visível. Por isso devemos proporcionar a ele diariamente a nutrição e os cuidados adequados, pois estes fatores são determinantes para protegê-lo e deixá-lo muito mais charmoso.

Atualmente existem muitos tratamentos para o cuidado e a beleza do cabelo, que foram desenvolvidos para reparar os danos e torná-lo mais saudável e bonito. Porém, existem alternativas naturais e menos custosas que podem dar resultados similares, fortalecendo o cabelo e deixando-o com um aspecto fabuloso. Um de tantos tratamentos naturais para consegui-lo é nada mais e nada menos que a água de linhaça.

Como a maioria de nós já sabe, a linhaça é um ingrediente rico em óleos essenciais e nutrientes muito bons para a saúde. No caso do cabelo, nutre, hidrata e o regenera, deixando-o muito mais charmoso e saudável.

Benefícios da linhaça para fortalecer os fios

Beneficios-da-linhaça-para-fortalecer-o-cabelo-500x323

Além de ser a maior fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3, a linhaça também conta com quantidades significativas de vitaminas do grupo E e B. A vitamina E atua como um antioxidante capaz de reverter os danos causados pelo ambiente e estimula a regeneração. Por sua vez, a vitamina B é boa para o sistema nervoso e circulatório, é por isso que a linhaça é adequada para cuidar da saúde da pele e, especialmente, do cabelo, ao qual fortalece, nutre e deixa brilhante.

Mas, além de ter usos estéticos, a água de linhaça ajuda a hidratar o cabelo, evitar a queda e favorecer seu crescimento. Esse líquido rico em nutrientes também pode prevenir o envelhecimento prematuro das madeixas.

A água de linhaça pode ser o maior aliado para cuidar e proteger o cabelo dos danos causados pelo ambiente. Além disso, é ideal para fixar o cabelo e evitar o incômodo frizz e o ressecamento que desmancha os penteados. Por outro lado, serve para tratar feridas e queimaduras, por sua ação antibacteriana e sua capacidade de regenerar os tecidos.

Como preparar a água de linhaça?

agua-de-linhaça-500x334

Preparar a água de linhaça é muito simples e, sobretudo, muito econômico. Siga estes simples passos e aproveite todos os seus benefícios para cuidar de seus cabelos.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sementes de linhaça
  • 1 litro de água
  • O suco de um limão

Preparo

Ponha para ferver a água em uma panela e, quando chegar à ebulição, adicione as sementes de linhaça. Deixe no fogo mais dois minutos, ou o tempo que seja necessário para que a água engrosse. Quando estiver pronto, deixe esfriar, filtre a água e retire as sementes. Na água que sobrar, adicione três colheradas de suco de limão, com a finalidade de que se conserve melhor e por mais tempo.

Como utilizar a água de linhaça para fortalecer o cabelo?

Linhaça-para-fortalecer-o-cabelo-500x334

Para aproveitar ao máximo os benefícios da água de linhaça para fortalecer o cabelo, é muito importante seguir os passos que daremos a seguir:

  • Lave bem o cabelo como de costume, com seu xampu e condicionador habituais.
  • No momento de se pentear, em vez de usar cremes para pentear, pegue um pouco de água de linhaça com as mãos e aplique por todo o couro cabeludo e cabelo, de modo que penetre bem, da raiz às pontas.
  • Esse tratamento ajudará a nutrir o cabelo e evitará sua queda.
  • Uma vez que estiver seco, notará suas madeixas brilhantes, bem definidas e livres desse incômodo ressecamento.
  • No caso de ter cabelo cacheado, basta aplicar uma quantidade generosa de água de linhaça para que os cachos fiquem bem definidos e não desmanchem.
  • Para potencializar os efeitos, pode aplicar água de linhaça no couro cabeludo todas as noites antes de deitar.

Para conservar este produto, é necessário adicionar limão e mantê-lo em ambiente fresco e arejado. Não se recomenda preparar em grande quantidade, visto que, por ser natural e livre de conservantes artificiais, sua vida útil será de, no máximo, duas semanas. Portanto, recomenda-se preparar somente o necessário para uma semana e guardá-lo em um frasco limpo e hermético.