Usos da água oxigenada em tratamentos de beleza

Antes de usar a água oxigenada em nossos tratamentos de beleza, é conveniente comprovar que não nos causa nenhuma reação alérgica. Para isso, experimente em uma área pequena antes de aplicar.
Usos da água oxigenada em tratamentos de beleza
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 13 abril, 2023

A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um dos elementos que não podem faltar na caixa de primeiros socorros de casa, já que tem dezenas de aplicações.

Entretanto, ela não serve apenas para desinfetar feridas. Também pode ser de grande utilidade nos tratamentos de beleza.

Neste artigo falaremos mais sobre isso. Confira!

Os poderes da água oxigenada

A água oxigenada (H2O2) está presente na maioria das casas por se tratar de um potente desinfetante e antisséptico. Então, se você quer tirar o maior proveito deste ingrediente, anote das seguintes aplicações cosméticas que ele tem:

1. Para reduzir as manchas na pele

Com o passar do tempo, a pele, principalmente do rosto, pode ir apresentando pequenas manchas, seja pela exposição  ao sol ou o frio ou a falta de esfoliação.

Por isso observamos certas áreas mais escuras do que outras e não sabemos como diminuí-las. A boa notícia é que a água oxigenada pode reduzi-las. Entretanto, devemos usá-la com moderação e em pequenas doses.

O que fazer?

  • Logo após esfoliar o rosto (você pode usar uma máscara caseira ou um produto de beleza comprado) e lavá-lo bem, molhe uma bola de algodão ou um cotonete na água oxigenada.
  • Passe nas manchas, deixe agir por alguns minutos e por fim enxague.
  • Faça este tratamento uma ou duas vezes por semana e sempre à noite.

2. Para eliminar os cravos

Água oxigenada para eliminar os cravos

A acne não aparece somente nos adolescentes, mas pode ser muito incômoda em outras etapas da vida (por exemplo, durante a menstruação nas mulheres, ao sofrer muito estresse ou inclusive por manter uma alimentação rica em gorduras).

Os cravos são produzidos por uma obstrução dos poros na pele e como a água oxigenada é um excelente desinfetante, pode eliminar as bactérias que se acumulam na pele.

O que fazer?

  • É tão simples quanto passar um pouco de peróxido nas áreas mais críticas depois do banho e antes de deitar.
  • Repita diariamente e não se esqueça de enxaguar bem pelas manhãs.

3. Clarear os dentes

Você gostaria de ter um sorriso branco e radiante, como nas propagandas de pasta de dente? Está cansada dos dentes amarelos causados pelo uso de cigarro ou consumo de café, ou ainda, pelo passar do tempo?

A água oxigenada pode ser de muita ajuda nesses casos. Você pode melhorar a eficácia desse tratamento caseiro se consumir certos alimentos crus como, por exemplo, a cenoura, a maçã e o salsão.

O que fazer?

  • É muito simples: embeba uma bola de algodão ou um cotonete com água oxigenada e em seguida faça a escovação noturna, passe em cada dente.
  • Entretanto, se não quiser perder tanto tempo, pode fazer um bochecho durante 10 segundos com uma parte de água oxigenada para três partes de água morna.
  • Você só poderá fazer este tratamento uma vez por semana, porque do contrário danificará o esmalte dos dentes.

4. Tirar as manchas das unhas

Quando pintamos as unhas constantemente não as deixamos “respirar” e isso pode fazer com que fiquem frágeis e quebradiças, mas também que desenvolvam manchas brancas ou amarelas muito desagradáveis.

O que fazer?

  • Para lhes devolver sua cor normal você pode mergulhar os dedos em um recipiente com água e algumas gotas de água oxigenada durante 5 minutos.
  • Logo após o tempo, enxague e seque bem. Tente não pintar as unhas pelo menos durante dois dias.
  • Sempre que tirar o esmalte, repita o procedimento.
Cuidado das mãos

5. Clarear o cabelo

Se você não quer ou não pode gastar dinheiro com salão de beleza, pode exibir lindos reflexos claros no cabelo. Uma ideia perfeita para este verão.

A maioria das tintas habituais contêm água oxigenada, ainda que de diferente volume da que se usa para desinfetar feridas.

Entretanto, pode nos servir para clarear alguns tons. Abra sua caixinha de farmácia e pegue a água oxigenada!

O que fazer?

  • Primeiramente coloque um pouco de água oxigenada em uma garrafa com borrifador e preencha o recipiente com água (ambos ingredientes devem estar em partes iguais).
  • Lave a cabeça como de costume e, com o cabelo ainda úmido (seque com uma toalha) borrife em pequenas quantidades enquanto se penteia.
  • Não enxague e repita duas a três vezes por semana
  • Em um mês aproximadamente você verá o resultado: discreto e mais natural do que os reflexos ou luzes profissionais.

6. Eliminar o mau odor

Água oxigenada contra os maus odores

Se você sofre de sudoração excessiva, principalmente no verão ou quando faz muito calor, o peróxido de hidrogênio pode ser de muita utilidade.

Por causa de sua composição antibacteriana, eliminará os micro-organismos responsáveis pelo mau cheiro nas axilas ou nos pés.

O que fazer?

  • Para usar a água oxigenada como desodorante, você pode embeber um lenço de papel e em seguida passar debaixo dos braços.
  • Também pode jogar um pouco nos sapatos ou nas meias antes de usá-los.

7. Clarear os pelos do corpo

Da mesma maneira que a água oxigenada oferece um brilho mais claro ao seu cabelo, pode servir para descolorir o pelo corporal.

Por exemplo, se você não gosta dos pelos dos braços porque são muito escuros, pode disfarçá-los com este ingrediente.

O que fazer?

  • Aplique um pouco uma vez por semana logo após o banho. Deixe agir por alguns minutos e enxague com água morna.
  • Para acelerar o processo, recomendamos que depois da aplicação você se exponha ao sol, ainda que seja através da janela.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.