Alimentação para prevenir os pés de galinha

Alimentação para prevenir os pés de galinha

O pés de galinha estão relacionados à saúde do fígado, com uma alimentação adequada, podemos tratar a raiz do problema.
Prevenir os pés de galinha

Os pés de galinha são rugas que aparecem na região dos olhos em forma de linhas horizontais que se acentuam ao rir ou entreabrir os olhos.

O aparecimento das rugas está diretamente relacionado à saúde do fígado. Neste artigo você poderá ver algumas dicas de alimentação para prevenir e combater  pés de galinha, sendo assim, o uso dos cremes tornarão os tratamentos mais efetivos.

Alimentos amargos

Os alimentos que mais beneficiam a nosso fígado são aqueles que têm um sabor amargo. Destacamos alguns deles:

Alcachofra: pode ser comida cozida, assada e com as folhas mais duras, pode ser feita uma infusão.

Toranja: excelente fruta cítrica para tomar em jejum ou antes de dormir. Ideal que seja adoçada com mel.

Losna (absinto): esta planta tem o sabor muito amargo, por sua vez, seu uso traz muitos benefícios ao sistema digestivo e ao organismo em geral, através de suas propriedades antioxidantes.

Sugestão de consumo: infusão das folhas.

Endívia: a endívia tem um toque amargo, mas também refrescante. Pode ser usada em saladas ou como aperitivo. Nos aperitivos usamos as folhas mais rígidas.

Agrião: tem o sabor bastante suave e é ideal para incluir na salada ou no preparo do molho pesto.

Dente de leão: no Brasil não é muito comum, mas na Europa é muito comum usar as folhas do dente de leão nas saladas e no preparo de chás. Além de beneficiar o funcionamento do fígado, beneficia também os rins.

Cúrcuma: esta espécie de flor é altamente medicinal e também possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anticancerígenas. A maneira mais utilizada da cúrcuma no ocidente é a raiz (lizoma) seca e moída, como condimento, mas também podemos fazer infusões a partir da flor.

Esses alimentos devem ser consumidos diariamente alternadamente, de acordo com as preferências de cada um.

Cúrcuma

Alimentos verdes

A clorofila presente nos alimentos de cor verde é responsável por absorver e eliminar as substâncias tóxicas do organismo, por isso devemos optar pelos alimentos da cor verde para essas funções.

Fizemos uma lista de outros alimentos que podem ser substituídos por aqueles já citados:

Espinafre.

Acelga.

Rúcula.

Espirulina.

Maçã verde.

Folhas de mostarda.

Chicória.

maça-casca-torbakhopper

Azeite e limão

O azeite e o limão, apesar de não serem amargos, ajudam o fígado e a vesícula biliar a eliminarem gradualmente os cálculos e pedras biliares que a maioria das pessoas tem, sem perceber. Para esses fins, devemos ingerir esses alimentos da seguinte maneira:

Tomar uma colher de sopa de suco de limão e em seguida uma de azeite de oliva de primeira prensagem a frio.

Espere meia hora antes de tomar o café da manhã e siga esse ritual diariamente.

Azeite-e-limão

Cardo mariano

O cardo mariano está em destaque por ser é uma planta medicinal que ajuda a regenerar o fígado. Tem a silimarina como princípio ativo, cujo benefício principal é sua potente capacidade de estimular a síntese de proteínas. Esta estimulação favorece a capacidade do fígado de substituir as células danificadas por outras novas células. Em nenhum caso a silimarina regenera as células malignas, que já estão defeituosas.

Se a pessoa não possuir nenhuma doença hepática, mas deseja aproveitar os benefícios dessa planta, é ideal tomar uma infusão diária de cardo mariano antes de deitar.

Suco de maçã

O suco de maçã natural é muito benéfico para o fígado, graças ao ácido málico presente nesta fruta.

O melhor momento para tomar é na metade da manhã ou na metade da tarde.

Gorduras saudáveis

Para nutrir a pele e evitar a aparição de todos os tipos de rugas, não devemos nos esquecer de hidratar e nutrir a pele desde o seu interior. Para isso devemos beber bastante água e ingerir diariamente alguns destes alimentos ricos em gorduras saudáveis:

Azeites vegetais de primeira prensagem a frio: gergelim, linho, oliva, coco, etc.

Frutos secos e sementes.

Abacate.

Manteiga o manteiga clarificada.

Gema de ovo.

Semente de uva

Um poderoso remédio de uso externo para evitar o envelhecimento da pele e o surgimento das rugas é o óleo ou extrato de semente de uva. Outra maneira alternativa de aproveitar essas propriedades da semente da uva é mastigar as sementes e engoli-las.

Imagens cortesia de Frabisa, torbakhopper e elle_ann