Câncer: Alimentos que ajudam a prevenir - Melhor com saúde

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Uma alimentação saudável é a melhor maneira de prevenir doenças. Alimentos como as frutas vermelhas, o alho ou o tomate, entre outros, nos oferecem os nutrientes necessários para que o nosso sistema imunológico esteja sempre forte.

Atualmente, o câncer se converteu em uma das doenças com maior índice de mortalidade em todo o mundo, depois espalhada pelo corpo.

O câncer é provocado basicamente por um grupo de células que se desenvolvem sem controle nenhum e se multiplicam de forma autônoma, começando a invadir outros tecidos (locais ou distantes).

É uma doença que requer muito cuidado e atenção, mas, principalmente, uma correta prevenção. Por esta razão, falaremos sobre maneira de ajudar a prevenir o câncer com diferentes alimentos que podemos incorporar em nossa alimentação diária.

As bagas

Frutas como os mirtilos, as amoras, as framboesas e outras bagas podem eficazmente ajudar a prevenir o câncer. As lindas e chamativas cores que essas frutas apresentam são produto dos fitoquímicos, substâncias que protegem nosso corpo dos tumores.

As bagas de açaí possuem um poderoso ingrediente ativo que destrói as células cancerígenas, o mirtilo combate as células cancerígenas do fígado, e os mirtilos vermelhos combatem o câncer de ovário.

O chá verde na prevenção do câncer

O chá verde não somente apresenta a capacidade de ajudar a perder peso, como também é de grande ajuda na prevenção do câncer, pois nele podemos encontrar substâncias chamadas catequinas que atuam destruindo as células cancerígenas.

Em vários estudos realizados, foi demonstrada a efetividade deste produto, especialmente na prevenção ao câncer de mama, pois graças a um componente chamado EGCG, ele pode deter o crescimento das células cancerígenas.

O alho

alho previni todos os tipos de câncer

Durante muitos anos o alho foi objeto de estudo, os cientistas chegaram a comprovar uma grande quantidade de propriedades e benefícios. Uma de suas maiores e mais importantes propriedades é a capacidade de prevenir todos os tipos de câncer, especialmente o câncer de estômago, o de mama e o de próstata.

A forma de comê-lo não tem nada a ver com sua efetividade, podendo ser consumido cru o cozido, de qualquer maneira, terá o efeito desejado. O alho contém dois ingredientes que podem prevenir o câncer, tanto de humanos como de animais.

Para obter todos os seus benefícios ao máximo, os especialistas recomendam descascar o alho e esperar pelo menos 15 minutos antes de cortá-lo e adicioná-lo aos alimentos.

A cebola e o alho-poró

Estes dois produtos alimentícios apresentam os mesmos compostos que o alho, logo, também os mesmos benefícios. Podem ser consumidos tanto crus quanto cozidos, o importante é que sejam ingeridos com muita frequência.

O tomate contra o câncer

O tomate contém um ingrediente chamado licopeno, que ajuda muito a reduzir o risco de sofrer diferentes tipos de câncer, especialmente o de cólon, o de pulmão, o de mama e o de próstata.

Quando comemos o tomate cru em nossas saladas, podemos obter seus grandes benefícios, mas se o adicionarmos aos alimentos que cozinhamos diariamente, os efeitos do licopeno em nosso corpo se multiplicará. Aproveite para preparar deliciosos molhos e sopas a base de tomate para toda a família!

Licopeno para combater o câncer

Lembre-se de que uma alimentação saudável é a melhor maneira de nos sentirmos bem, além de prevenir muitas doenças. Se estamos bem alimentados e ingerimos os nutrientes necessários, nosso sistema imune estará sempre forte e disposto a combater as diferentes doenças que ataquem nosso corpo.