Alimentos ideais para uma boa digestão - Melhor com saúde

Alimentos ideais para uma boa digestão

A digestão é um dos processos vitais que influenciam em nosso corpo e mente. Ter uma boa digestão é fundamental para o correto funcionamento nosso organismo, e por isso devemos procurar mastigar lentamente as refeições e dar tempo para que elas sejam digeridas de forma correta.

Existem várias dicas para uma boa digestão, e entre elas temos a de não beber muita água durante a refeição, descansar um pouco após a refeição (sem deitar) e depois caminhar um pouco, entre outros.

Mas, além dessas dicas, existem alimentos que podem ajudar a melhorar a nossa digestão? Sim, existem vários alimentos que podem desempenhar essa tarefa tão básica para nosso corpo.

Um exemple disso é consumir um pouco de alho antes de começar a sua refeição, e acompanhar a comida com pão integral. Além disso tudo, se você começar o seu dia comendo aveia no café da manhã, já estará ajudando na sua digestão.

Também é importante comer pimentas e figos de forma regular, quase todos os dias. Os figos podem ser facilmente adicionados nas refeições, ou você pode prepará-los secos com um pouco de extrato de ameixas, mel e limão, para poder consumi-los diariamente.
Finalmente, também é recomendado misturar 100 gramas de ameixas, 100 gramas de figos, 100 gramas de damascos secos e refrigerar tudo. Coma uma colher todas as manhãs, junto com um copo de água.

Confira alguns alimentos que podem ajudar na sua digestão:

Fibras

As fibras têm papel importante na digestão, pois prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Tanto as fibras insolúveis (cerais e farelos) quanto as solúveis (frutas, legumes e verduras) são recomendadas, porém vale lembrar que o mecanismo de ação de cada uma é diferente.

Pears

A pera é um exemplo clássico de fruta riquíssima em fibras.

Ameixa



Por conta do seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal.

Nectarine fruit

A ameixa contém alto potencial laxativo, auxiliando nos processos digestivos.

Gengibre



Essa raiz auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea. O gengibre pode ser consumido na forma de chás, gengibre ralado, sopas, saladas e sucos.

sliced ginger root

O consumo de gengibre é ideal para quadros de gastrite.

Mamãe e Abacaxi

O abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas.

Consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de mamão papaya após uma refeição rica em proteínas, como o churrasco, seria o ideal para uma digestão eficiente.

papaya

O mamão é rico em uma enzima denominada papaína, responsável por auxiliar os processos digestivos.

Banana



A banana possui frutano, um amido resistente que contribui para o controle do índice glicêmico, melhora o colesterol e regulariza o trânsito intestinal. Essa fibra está presente principalmente na banana verde, e seu consumo ideal é de 1 banana por dia.

banana. Maxey

É ideal consumir pelo menos 1 banana ao dia.

Iogurtes probióticos



Os probióticos são bactérias boas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a proliferação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal.

Eles atuam prevenindo a proliferação de organismos patogênicos, revertendo quadros de diarreias e inibindo a colonização de bactérias no trato gástrico. A recomendação é ingerir uma porção (um potinho) de iogurte por dia.