9 alimentos surpreendentes para combater a anemia

9 alimentos surpreendentes para combater a anemia

Alimentos para combater a anemia

A anemia é um transtorno causado pela diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, que ocorre principalmente pela falta de ferro ou uma má absorção deste componente.

Este transtorno de saúde é um dos mais comuns em matéria de nutrição em todo o mundo, afetando principalmente mulheres e crianças. Como consequência, podem ocorrer problemas de saúde leves ou graves, dependendo da causa específica da condição da anemia.
Embora a anemia possa ser causada, além da deficiência de ferro, por outros fatores como a falta de ácido fólico e vitamina B12, fatores hereditários das células sanguíneas e inclusive doenças crônicas, especialistas descobriram que uma boa alimentação é a chave para sua prevenção e seu tratamento.

A seguir, mencionaremos os alimentos mais surpreendentes para combater a anemia e ganhar a batalha contra um problema de saúde tão incômodo.

1. Espinafre

Esta espetacular verdura de folhas verdes é caracterizada por seu alto teor de ferro, fibras, vitamina A, B9, C e E, betacaroteno e uma fonte significativa de cálcio. Todas estas propriedades a convertem em uma das melhores aliadas para combater a anemia, por isso é recomendável consumir meia xícara de espinafre por dia, para obter aproximadamente 20% dos nutrientes de ferro. 

Além disso, também é recomendável priorizar a ingestão de outros vegetais de folhas verdes, como brócolis, couve galega, alface e agrião.

2. Alimentos de origem animal

Os alimentos de origem animal representam a maior fonte alimentar de ferro, pois o neles este mineral é absorvido até 30% mais do que nos alimentos de origem vegetal. É recomendável o consumo de carnes vermelhas, fígado, patês, mariscos, peixe, entre outros.

3. Aveia

Aveia para combater a anemia

Duas colheres de sopa de aveia podem oferecer até 4,5 mg de ferro para o organismo. É recomendável adquirir farinha de aveia fortificada, já que ela tem uma quantidade extra de vitaminas do complexo B.

4. Amendoim

O amendoim pode ajudar a cumprir com as necessidades diárias de ferro, por isso é recomendável comer um punhado por dia. A manteiga de amendoim também é recomendável, pois terá benefícios similares aos do amendoim. Ainda assim, outros frutos secos também oferecem ferro como, por exemplo, as ameixas secas, uvas passas, damascos secos, pêssegos secos, amêndoas, figos e tâmaras.

5. Ovos

Ovos para combater a anemia

Se você está passando por um problema como a anemia, deve verificar se não está faltando um pouco de ovo em sua dieta. Um só ovo pode oferecer até 1 mg de ferro e, portanto, incluí-lo com frequência à alimentação lhe dará um teor generoso de nutrientes com uma pequena quantidade de calorias.

Neste caso é recomendável consumir o ovo acompanhado de um copo de suco de laranja, já que isso favorece a assimilação do ferro no organismo.

6. Pão integral

De acordo com as pesquisas, uma fatia de pão integral pode proporcionar até 6% das necessidades diárias de ferro do corpo. Também são recomendados outros produtos de grão integral tais como macarrão, cereais e arroz, que são eficazes para este problema.

7. Romã

Romã para combater a anemia

A romã é uma fonte significativa de ferro. Graças as suas propriedades, é muito eficaz para tratar a anemia. Além disso, este alimento é rico em vitaminas, fibras e potássio, o que estimula um fluxo sanguíneo saudável.

8. Tomate

O tomate é uma fonte rica em vitamina C, E e betacaroteno, nutrientes essenciais para o tratamento da anemia. Para absorver seus nutrientes é recomendável beber um copo de suco de tomate todos os dias, evitando bebidas com gás, o café ou energéticos, já que eles podem deter o processo de assimilação do ferro no organismo.

9. Leguminosas

Lentilha para combater a anemia

As leguminosas são uma das maiores fontes naturais de ferro, por isso são chaves para o tratamento e prevenção da anemia. O feijão, a lentilha, a soja, o grão de bico, entre outros, oferecem até 5 mg de ferro em uma xícara.

As lentilhas têm um efeito ainda mais poderoso e, além disso, são enriquecidas com proteínas e pobres em gorduras, por isso são muito recomendadas para tratar a anemia. Cabe esclarecer que devem ser preparadas corretamente para podermos aproveitar todos os seus benefícios.